Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Você está de plantão e, ao entrar na enfermaria, se depara com uma criança inconsciente, sem respiração e sem pulso. O que fazer?

A
Pedir ajuda, posicionar a cabeça, ventilar com VPP (ambú) e massagem cardíaca
B
Realizar manobras de reanimação (compressão e ventilação) e, somente após 1 minuto, se a criança não voltar, você pede ajuda
C
Realizar a manobra de Heimlich para eliminação de corpo estranho
D
Preparar material para intubação
Uma mulher com endometriose em ambos os ovários que apresente lesões profundas maiores de 3 cm , e aderências densas em ambas as trompas e ovários é considerada com sendo de estágio:
Menino com 6 anos de idade apresenta há 3 semanas crises de “desligamento” com duração de segundos. Essas crises ocorrem durante hiperventilação. O eletroencefalograma mostrou atividade generalizada do tipo 3 ciclos/segundo de ponta/onda. Assinale o tratamento medicamentoso indicado para o tratamento desse quadro clínico.
Um paciente de 12 anos foi submetido a transplante alogênico de células-tronco hematopoiéticas, para tratamento de anemia aplástica severa, tendo recebido fluconazol e ganciclovir profilaticamente antes do transplante. No D14, ainda neutropênico, apresentou quadro de tosse, febre e dor torácica. Uma tomografia de tórax mostrou opacidades nodulares em pulmão direito, sem área de atenuação em vidro fosco ao redor. Medicado com antibióticos de amplo espectro, não defervesceu, e no D17 surgiram lesões cutâneas em braço e dorso, de aspecto nodular e ulceronecrótico. As hemoculturas coletadas nas últimas 72 horas revelavam o crescimento de um microrganismo ainda em identificação. Baseado no relato acima, que agente oportunista será identificado?
Qual é o tratamento que NÃO se mostra eficaz nas miopatias inflamatórias?
Compartilhar