Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Você está de plantão e, ao entrar na enfermaria, se depara com uma criança inconsciente, sem respiração e sem pulso. O que fazer?

A
Pedir ajuda, posicionar a cabeça, ventilar com VPP (ambú) e massagem cardíaca
B
Realizar manobras de reanimação (compressão e ventilação) e, somente após 1 minuto, se a criança não voltar, você pede ajuda
C
Realizar a manobra de Heimlich para eliminação de corpo estranho
D
Preparar material para intubação
Lactente de dez meses apresenta quadro intermitente de distensão abdominal e vômitos biliosos associados a retardo no crescimento. Na história neonatal, apresentou retardo na eliminação de mecônio, evoluindo com constipação crônica. O diagnóstico mais provável para esse caso é:
No tratamento da diabete tipo II utilizam-se, dentre outros, os seguintes fármacos (CORRELACIONE AS COLUNAS): 1 – Biguanidas. 2 – Tiazolidinedionas. 3 – Sulfonilureias. 4 – Inibidores de alfa glicosidase. 4 – Inibidores de alfa glicosidase. 5 – Agentes que aprimoram a sinalização do receptor GLP-1. A - Acarbose. B - Metformina. C - Troglitazona. D - Sitagliptina. E - Glimepirida.
Para avaliação das anemias carenciais, o indicador de eleição é a (o):
Homem de 65 anos procurou o pronto-socorro com queixa de dificuldade miccional há três anos, caracterizada por micção com jato fraco e gotejamento terminal, intervalo miccional diurno de aproximadamente uma hora e nictúria de quatro vezes por noite. Há uma semana refere aumento da frequência miccional com micções a cada 10 minutos em pequena quantidade e jato urinário reduzido. Há dois dias apresenta quadro de fraqueza e vômitos. Ao exame físico, apresenta-se afebril, eupneico, pulso = 8 bpm; PA = 150 x 100 mmHg; globo vesical palpável na altura da cicatriz umbilical e o toque retal revelou próstata aumentada com nódulo endurecido de cerca 8 mm na base do lobo lateral D. Os exames complementares revelaram ureia = 90 mg/dl; creatinina = 8,5 mg/dl; sódio = 142 mEq/L e potássio 4,8 mEq/L. A ultrassonografia mostrou bexiga de esforço com resíduo pós-miccional de 400 ml e próstata com peso aproximado de 70 g, além de uretero-hidronefrose bilateral. A melhor conduta inicial consiste em:
Compartilhar