Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Você está de plantão no pronto-socorro e recebe um homem, 49 anos, com história de febre alta (até 40°C) contínua, há quatro dias, acompanhada de tosse produtiva e grande queda de estado geral. Há um dia tornou-se dispneico e há cerca de 12 horas, encontra-se sonolento e confuso. Ao exame físico de entrada, obtêm-se os seguintes dados:T=39,7°, FR=32/min, com estridores crepitantes em ½ inferior do hemitórax direito e 1/3 inferior do hemitórax esquerdo. Ausculta cardíaca normal com FC:120bpm. Nota-se ainda um ferimento em região dorsal do pé esquerdo, drenando material purulento em grande quantidade e bolhas disseminadas em membros inferiores. Qual seria sua hipótese diagnóstica e principais medidas terapêuticas iniciais?

A
endocardite por Staphylococcus viridans-antibioticoterapia sistêmica com penicilina cristalina e gentamicina; drogas vasoativas e heparinização.
B
tétano-soro antitetânico (SAT); benzodizepínicos em dose elevadas; desbridamento do ferimento e antibioticoterapia sistêmica com clidamicina.
C
septicemia por Staphylococcus viridans, antibioticoterapia sistêmica com penicilina cristalina; imunoglobulina hiperimune contra tétano (TIG) e desbridamento extenso do ferimento.
D
endocardite por Staphylococcus coagulase-negativo-antibioticoterapia sistêmica com cefalosporina de primeira geração e drogas vasoativas.
E
septicemia por Staphylococcus aureus - antibioticoterapia sistêmica com oxacilina, cuidados de suporte, desbridamento do ferimento; profilaxia antitetânica de acordo com o passado vacinal do paciente.
Quanto à recomendação de atividade física para pacientes, assinale a opção correta:
Em relação a um paciente com ascite, é correto afirmar, EXCETO que:
Um homem branco de 64 anos com historia de hipertensão, dislipidemia e nefrolitíase apresenta-se com queixa de urina escura. Ele estava bem até 2 dias atrás, quando passou a notar fadiga crescente e fraqueza muscular. A analise de sua urina por fita (Dipstick) mostrou densidade de 1020, sem proteína e hemoglobina +++, não foram identificados leucócitos nem nitritos. A análise do sedimento urinário não revelou eritrócitos ou leucócitos. Qual dos seguintes procedimentos diagnósticos é apropriado neste momento?
Paciente com 70 anos, sexo masculino, DBPOC, havia operado hérnia inguinoescrotal aos 55 anos e agora nota abaulamento aos esforços, em região inguinal direita, indo até o escroto. Segundo a classificação de Nyhus, qual o tipo de hérnia que esse paciente possui?
Compartilhar