Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Você está na sala de parto diante de uma criança nascida a termo, de parto vaginal sem intercorrências. Após os procedimentos inicias de rotina, o boletim de Apgar no primeiro minuto de vida é de 9. Nesse momento, assinale a alternativa que melhor represente as condições cardiovasculares desse recém-nascido:

A
Diminuição da resistência vascular periférica e aumento do shunt entre a artéria pulmonar e aorta
B
Diminuição do fluxo sanguíneo pulmonar e aumento do shunt entre a artéria pulmonar e aorta
C
Aumento da resistência vascular periférica e aumento do shunt entre o átrio direito e o esquerdo
D
Aumento do fluxo sanguíneo pulmonar e diminuição do shunt entre o átrio direito e o esquerdo
E
Aumento da resistência vascular pulmonar e diminuição da resistência vascular periférica
As convulsões febris constituem uma das manifestações neuropediátricas mais frequentes. Trata-se de condição benigna e sobre ela podemos afirmar, exceto:
Em um paciente apresentando perda ponderal significativa, a presença da tríade composta por hematúria, dor e massa em flanco deve sugerir como principal hipótese diagnóstica:
Em paciente masculino de seis meses de vida foi verificada tumefação em região inguinal esquerda, sugestiva de hérnia. A conduta correta nesse caso é:
Paciente teve a perna esmagada sob motocicleta durante 5h, com fraturas da tíbia e fíbula. Inicialmente foi tratado com gesso, evoluindo com dor intensa. Este aparelho foi bivalvado, porém a dor não melhorou. Após 4 meses, o exame físico mostrou deformidade do pé com 45 graus de equino e varo e mínima capacidade de extensão dos dedos e tornozelo. O pé é doloroso à carga. Baseado na história e exame clínico, qual deveria ser o melhor diagnóstico:
Compartilhar