Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Você está na sala de parto e acaba de recepcionar um recém-nascido a termo. Após o clampeamento do cordão umbilical, durante o primeiro minuto de vida, este bebê chora com vigor e suas mucosas tornam-se coradas, mas mantém o leito ungueal cianótico. Nesse momento, quais são as alterações cardiovasculares que estão ocorrendo nesse paciente?

A
Aumento da pressão no ventrículo direito e aumento do shunt direito-esquerdo pelo forame oval.
B
Aumento do fluxo sanguíneo pulmonar com diminuição do shunt direito-esquerdo pelo forame oval.
C
Aumento da resistência vascular pulmonar e aumento do shunt direito-esquerdo pelo forame oval.
D
Diminuição da pressão no ventrículo esquerdo e aumento do shunt direito-esquerdo pelo canal arterial.
E
Diminuição da resistência vascular sistêmica com aumento do shunt direito-esquerdo pelo canal arterial.
Menino de 04 anos deu entrada na emergência com história de 05 dias de febre baixa, diarreia semipastosa poucas vezes ao dia, dor torácica, taquicardia e taquipneia. Eletrocardiograma com baixa voltagem. No exame físico foi observado turgência jugular, pulso paradoxal e ritmo de galope. O Raio X de tórax mostrava aumento da área cardíaca e da trama pulmonar com linhas de Kerley. Nega outros sintomas. O diagnóstico é:
Paciente com 30 anos, empregado como vigilante em supermercado há 3 meses, apresentou quadro de dor lombar há 15 dias, sem sintomas abaixo do joelho, com exame neurológico normal e sem restrição do quadril na rotação interna. Foi diagnosticado na unidade de saúde como primeiro episódio de lombalgia inespecífica aguda, não havendo afastamento do trabalho, apresentando melhora gradativa do quadro álgico. Qual o melhor manejo indicado?
A análise bioquímica da coleta de líquido por toracocentese resultou nos seguintes dados: proteínas - 4,5 g/dl; relação proteína pleural/plasmática - 0,8; DHL - 800 UI; relação DHL pleural/plasmática - 0,8. Trata-se de um:
Desde a década passada, a Atenção Integral às Doenças Prevalentes da Infância (AIDPI) revelou-se uma estratégia adequada à disposição dos médicos, com um conjunto básico de intervenções baseadas em evidências científicas que permitem prevenir e tratar eficazmente as principais doenças e problemas que afetam a saúde nos primeiros anos de vida. Acerca dessas evidências, julgue o item. O caso de uma criança de dois anos de idade que tosse há três dias, consegue ingerir líquidos e que, ao exame físico, apresenta frequência respiratória de 50 incursões por minuto, sem retrações, estridor ou sibilância não deve ser classificado como pneumonia.
Compartilhar