Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Pneumologia

Você examina um paciente grave com má perfusão capilar periférica, oligúrico e fácies de angústia. Você implanta um cateter de Swan-Ganz e obtém os seguintes parâmetros: saturação venosa mista de O2 = 53%. Lactato arterial de 6,5 (alto), pressão encravada capilar pulmonar (PECP) = 10 mmHg. Pressão venosa central = 25 mmHg. Diferença artério-venosa de O2 aumentada e débito cardíaco diminuído. Seu provável diagnóstico é choque:

A
Obstrutivo (provável embolia pulmonar).
B
Séptico.
C
Anafilático.
D
Hipovolêmico.
E
Cardiogênico.
Senhora de 65 anos com diagnóstico de depressão em tratamento com medicação do grupo dos inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS), sem efeitos adversos no sistema cardiovascular, sem sedação e sem ganho de peso. Provavelmente está usando a seguinte medicação:
Na maioria dos serviços de cirurgia, a partir da década de noventa, incrementou-se o uso de telas de polipropileno no reparo de hérnias inguinais. O fator principal foi:
Em relação às infecções do trato superior NÂO se pode afirmar:
Ao receber laudo sugerindo presença de HPV em lâmina de citopatológico de colo uterino, acredita-se que foi encontrado o seguinte achado citológico para tal diagnóstico:
Compartilhar