Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Você foi chamado à sala de parto para recepcionar um recém-nascido a termo. Logo após o nascimento, o mesmo estava em apneia e FC > 100 bpm sendo levado para o berço aquecido e realizado os passos iniciais em 30 segundos. Como não houve resposta, foi iniciada ventilação com balão e máscara a 21% e colocado pulso oxímetro para monitorizar a saturação de oxigênio. Permaneceu em apneia e a FC = 80 bpm. A conduta mais apropriada a seguir é:

A
verificar a técnica de ventilação e fornecer oxigênio suplementar.
B
intubação endotraqueal e ventilação com pressão positiva com oxigênio suplementar.
C
verificar a técnica de ventilação, iniciar massagem cardíaca e oxigênio suplementar.
D
intubar e iniciar massagem cardíaca.
Mulher, 45 anos, obesa, relata dor no hipocôndrio direito há 8 horas, tipo surda, e vômitos. O exame físico mostra dor e defesa no hipocôndrio direito, parada inspiratória à palpação profunda do referido local. O resultado do exame de sangue foi: leucocitose e elevação discreta da bilirrubina sérica e da transaminase. O exame mais útil para o diagnóstico é:
Posto de enfermagem solicita avaliação de um homem de 55 anos internado em enfermaria clínica. Referem que o mesmo apresentou rebaixamento súbito do nível de consciência. Durante o exame, observa-se que o paciente obedece a comandos para abrir e fechar os olhos, porém não apresenta quaisquer outros movimentos, nem mesmo com estímulo doloroso. Não fala nem emite sons. Estava de olhos abertos durante todo o tempo da avaliação médica. Qual a pontuação deste paciente segundo a Escala de Coma de Glasgow?
Um rapaz de 17 anos com antecedente de epilepsia, desde os 5 anos, foi admitido com crises tônico-clônicas generalizadas, recorrentes, sem recuperação do nível de consciência entre as mesmas. Com relação às síndromes epilépticas, pode-se afirmar que:
Segundo o DATASUS, no Brasil o tromboembolismo pulmonar (TEP) é responsável por cerca de 20 mil óbitos, anualmente; quanto ao TEP, podemos afirmar que:
Compartilhar