Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Você foi chamado à sala de parto para recepcionar um recém-nascido a termo. Logo após o nascimento, o mesmo estava em apneia e FC > 100 bpm sendo levado para o berço aquecido e realizado os passos iniciais em 30 segundos. Como não houve resposta, foi iniciada ventilação com balão e máscara a 21% e colocado pulso oxímetro para monitorizar a saturação de oxigênio. Permaneceu em apneia e a FC = 80 bpm. A conduta mais apropriada a seguir é:

A
verificar a técnica de ventilação e fornecer oxigênio suplementar.
B
intubação endotraqueal e ventilação com pressão positiva com oxigênio suplementar.
C
verificar a técnica de ventilação, iniciar massagem cardíaca e oxigênio suplementar.
D
intubar e iniciar massagem cardíaca.
A mãe de um lactente sadio de 6 meses pretende voltar ao trabalho e suspender a amamentação ao seio no próximo mês, pois viajará a serviço. A criança era alimentada exclusivamente ao seio. Você aconselha:
Uma criança com cetoacidose diabética apresenta: glicemia 500 mg/dL; sódio sérico 126 mEq/L; potássio sérico 4 mEq/L; cloro 80 mEq/L; ureia 16 mEq/L; e HCO3 6 mEq/L. A conduta inicial mais apropriada nesse caso é:
Em relação à insuficiência Renal Aguda NÃO podemos afirmar:
Em relação a uma paciente com mais de 36 semanas de gestação que apresenta pré-eclâmpsia grave e feto com maturidade pulmonar comprovada, considerar as condutas propostas abaixo: I- Utilizar nitroprussiato de sódio para controle pressórico enquanto a gestação não atingir 38 semanas. II- Prescrever sulfato de magnésio para prevenir convulsões. III- Interromper a gestação por cesariana, para evitar o trabalho de parto. É (São) adequada (s) a (s) assertiva (s):
Compartilhar