Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Você foi chamado para avaliar um paciente de 62 anos de idade, do sexo masculino, que apresentava tremor intermitente na mão esquerda e vago desconforto no braço esquerdo. Ao exame físico, você observou tremor mínimo de repouso na mão esquerda que desaparecia com o uso do membro. Leve rigidez no punho e no cotovelo esquerdos e diminuição do movimento conjugado dos membros superiores durante exame da marcha. Assinale a alternativa que contenha a HIPÓTESE DIAGNÓSTICA MAIS PROVÁVEL:

A
AVE isquêmico talâmico
B
Hemicoreia à esquerda
C
Síndrome parkinsoniana
D
AVE hemorrágico de núcleos da base
E
Tremor essencial
Paciente 22 anos, primigesta, é admitida em trabalho de parto efetivo, com idade gestacional estimada de 38 semanas e 5 dias, com base na data da última menstruação. A bolsa amniótica estava íntegra, com cervicodilatação de 2 centímetros, apresentação cefálica, e amnioscopia evidenciando liquido claro com grumos. Ao ser interrogada sobre seus antecedentes, negou ter feito pré-natal, e seu namorado, pai da criança, encontrava-se detido há 3 anos na penitenciária estadual. No processo de internação, foi submetida ao teste rápido anti-HIV, cujo diagnóstico foi reagente. De acordo com orientações do Ministério da Saúde (2006), a conduta mais apropriada para o caso incluirá:
Menina de 17 anos, procura mastologista por nódulo palpável em mama direita com cerca de 15 mm. Preocupada em virtude da avó ter falecido por câncer de mama aos 67 anos. A rotina propedêutica para essa jovem consiste em:
Assinale a alternativa que indica a tríade do glaucoma congênito:
Nos casos de tratamento de um paciente idoso com delirium, muitas vezes é necessária a realização de sedação. Obedecendo aos critérios de medicamento de alta potência e pouca interferência em parâmetros vitais, a melhor escolha é feita com:
Compartilhar