Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Nefrologia

Você irá apresentar um seminário durante o seu primeiro mês de Residência. O objetivo é rever conceitos básicos e fundamentais para o adequado planejamento terapêutico das pessoas sob seus cuidados. O tema central é o sistema digestório. Dando continuidade à sua apresentação, você fala da combinação entre dieta, acloridria, gastrite atrófica e proliferação bacteriana como determinante para o aparecimento do adenocarcinoma gástrico. Na descrição da fisiopatologia você relembra que a ação bacteriana, neste ambiente, promove:

A
Desenvolvimento de atrofia celular mucosa superficial.
B
Estímulo à secreção de prostaglandinas e quebra da barreira mucosa.
C
Conversão de nitratos da dieta em nitritos que tem ação carcinogênica.
D
Inibição à secreção de ácido clorídrico por bloqueio à produção de gastrina.
Mulher de 72 anos no 3º dia de internação por pancreatite aguda biliar grave. Persiste com dor abdominal e encontra-se anúrica, há 24 horas, apesar da reposição farta de soro fisiológico e KCl a 10%. Um ECG realizado na ocasião revelou ritmo sinusal e ST supradesnivelado em V1, V2 e V3. Que intercorrência deve, imediatamente, ser pesquisada e corrigida?
Qual das seguintes drogas pode causar trombocitopenia sintomática?
Mulher de 45 anos admitida com queixas de cefaleia intensa, sudorese, taquipneia, palpitações e vômitos. Ao exame, apresentava PA: 220 x 110 mmHg, FC: 112 bpm , rubor facial e extrema ansiedade. Qual a MELHOR hipótese diagnóstica para o caso?
Qual das seguintes manifestações clínicas é comum na Síndrome de Cushing?
Compartilhar