Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Nefrologia

Você irá apresentar um seminário durante o seu primeiro mês de Residência. O objetivo é rever conceitos básicos e fundamentais para o adequado planejamento terapêutico das pessoas sob seus cuidados. O tema central é o sistema digestório. Dando continuidade à sua apresentação, você fala da combinação entre dieta, acloridria, gastrite atrófica e proliferação bacteriana como determinante para o aparecimento do adenocarcinoma gástrico. Na descrição da fisiopatologia você relembra que a ação bacteriana, neste ambiente, promove:

A
Desenvolvimento de atrofia celular mucosa superficial.
B
Estímulo à secreção de prostaglandinas e quebra da barreira mucosa.
C
Conversão de nitratos da dieta em nitritos que tem ação carcinogênica.
D
Inibição à secreção de ácido clorídrico por bloqueio à produção de gastrina.
Julinho, 4 anos, é levado ao pediatra pela mãe, a qual observou um caroço na região anterior do pescoço da criança, de aumento progressivo. Ao exame, apresenta-se com uma massa cística na linha média do pescoço, nas proximidades do osso hioide. Ele é móvel a deglutição, sem dor ou sinais inflamatórios. Assinale a alternativa CORRETA em relação a melhor hipótese diagnóstica:
Uma mulher diabética, de 46 anos de idade, portadora de insuficiência venosa periférica, chega ao ambulatório com história de dor e uma lesão avermelhada mal definida, em torno de uma erosão sobre a tíbia. Com relação ao quadro acima, qual das seguintes alternativas é correta?
É certo afirmar a respeito da crise convulsiva febril:
Homem, 28 anos de idade, referiu presença há seis meses, de dor lombar que melhora com o movimento e piora com o repouso. É frequente acordar à noite devido à dor lombar. Ao exame físico, apresenta sinal de Patrick positivo à direita. O diagnóstico sindrômico e o melhor exame a ser solicitado para evidenciar o diagnóstico são:
Compartilhar