Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Cardiologia

Cardiopediatria

Você, médico, está andando na praia e encontra uma criança de, aproximadamente, 5 anos, desacordada na beira do mar. Ela está cianótica, respiração agônica, secreção abundante em boca, sem pulsos. Olha ao redor e percebe que está sozinho. Qual a sua conduta?

A
Retirar a vítima da água, deixá-la de lado e correr para pedir socorro e acionar o sistema de atendimento de emergência.
B
Iniciar 30 compressões torácicas seguidas por 2 respirações de resgate (boca a boca), cada uma com duração de 1 segundo, por 5 ciclos ou 2 minutos e correr para pedir socorro.
C
Posicionar e retificar vias aéreas, retirar secreção da boca e iniciar 2 respirações de resgate (boca a boca) seguidas por 15 compressões torácicas. Após 5 ciclos ou 2 minutos de manobra, sair para encontrar socorro e acionar o sistema de emergência.
D
Posicionar e retificar as vias aéreas, retirar secreção da boca e iniciar 2 respirações de resgate (boca-nariz) com duração de 1 segundo cada, seguidas por 5 compressões torácicas. Após 5 ciclos ou 2 minutos de manobra, procurar socorro e acionar o sistema de atendimento de emergência.
E
Posicionar, retificar vias aéreas, retirar secreção da boca, iniciar 2 respirações de resgate boca a boca e 30 compressões torácicas. Após 5 ciclos ou 2 minutos, procurar por socorro e acionar o sistema de atendimento de emergência.
As interações medicamentosas, em geral, são mais suscetíveis de ocorrer:
Em relação ao corrimento vaginal é correto afirmar que:
Em paciente com infeccção pelo vírus da hepatite B, qual dos marcadores abaixo indica replicação viral ativa?
Em relação à vacinação realizada na infância responda de acordo com as afirmações abaixo: I- A imunização passiva é realizada pela introdução no organismo de diferentes tipos de antígenos. II- Pacientes alérgicos a penicilinas não podem ser vacinados com a vacina tríplice viral (antirrubéola, sarampo e caxumba) pelo risco de reação grave cruzada. III- A vacinação pela BCG deve ser realizada nas primeiras 12 horas de vida, independente do peso de nascimento para evitar a tuberculose miliar. IV- A vacina para prevenção da infecção pelo rotavírus só deve ser administrada quando o lactente não estiver mais em aleitamento materno exclusivo e nunca antes do 6º mês de vida.
Compartilhar