Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Cardiologia

Cardiopediatria

Você, médico, está andando na praia e encontra uma criança de, aproximadamente, 5 anos, desacordada na beira do mar. Ela está cianótica, respiração agônica, secreção abundante em boca, sem pulsos. Olha ao redor e percebe que está sozinho. Qual a sua conduta?

A
Retirar a vítima da água, deixá-la de lado e correr para pedir socorro e acionar o sistema de atendimento de emergência.
B
Iniciar 30 compressões torácicas seguidas por 2 respirações de resgate (boca a boca), cada uma com duração de 1 segundo, por 5 ciclos ou 2 minutos e correr para pedir socorro.
C
Posicionar e retificar vias aéreas, retirar secreção da boca e iniciar 2 respirações de resgate (boca a boca) seguidas por 15 compressões torácicas. Após 5 ciclos ou 2 minutos de manobra, sair para encontrar socorro e acionar o sistema de emergência.
D
Posicionar e retificar as vias aéreas, retirar secreção da boca e iniciar 2 respirações de resgate (boca-nariz) com duração de 1 segundo cada, seguidas por 5 compressões torácicas. Após 5 ciclos ou 2 minutos de manobra, procurar socorro e acionar o sistema de atendimento de emergência.
E
Posicionar, retificar vias aéreas, retirar secreção da boca, iniciar 2 respirações de resgate boca a boca e 30 compressões torácicas. Após 5 ciclos ou 2 minutos, procurar por socorro e acionar o sistema de atendimento de emergência.
Mulher, 63 anos de idade, deu entrada no serviço de urgência com dor em hemiabdome direito após episódio de tosse. Apresentava diagnóstico de bronquite crônica há dois anos e três cirurgias abdominais prévias (histerectomia, drenagem de abscesso, colecistectomia). Ao exame, cicatriz xifopubiana atrófica, massa dolorosa palpável no quadrante superior direito, com descompressão dolorosa, sinal de Cullen e Grey-Turner presentes. Foram realizados exames laboratoriais (incluindo perfil de coagulação) e tomografica de abdome. Qual é a hipótese diagnóstica mais provável e conduta terapêutica?
A artéria gastroepiploica direita é ramo da:
Retossigmoidoscopia rígida no estadiamento do tumor do reto tem como objetivo:
A alteração cromossômica que resulta na Síndrome de Down é:
Compartilhar