Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Cardiologia

Cardiopediatria

Você, médico, está andando na praia e encontra uma criança de, aproximadamente, 5 anos, desacordada na beira do mar. Ela está cianótica, respiração agônica, secreção abundante em boca, sem pulsos. Olha ao redor e percebe que está sozinho. Qual a sua conduta?

A
Retirar a vítima da água, deixá-la de lado e correr para pedir socorro e acionar o sistema de atendimento de emergência.
B
Iniciar 30 compressões torácicas seguidas por 2 respirações de resgate (boca a boca), cada uma com duração de 1 segundo, por 5 ciclos ou 2 minutos e correr para pedir socorro.
C
Posicionar e retificar vias aéreas, retirar secreção da boca e iniciar 2 respirações de resgate (boca a boca) seguidas por 15 compressões torácicas. Após 5 ciclos ou 2 minutos de manobra, sair para encontrar socorro e acionar o sistema de emergência.
D
Posicionar e retificar as vias aéreas, retirar secreção da boca e iniciar 2 respirações de resgate (boca-nariz) com duração de 1 segundo cada, seguidas por 5 compressões torácicas. Após 5 ciclos ou 2 minutos de manobra, procurar socorro e acionar o sistema de atendimento de emergência.
E
Posicionar, retificar vias aéreas, retirar secreção da boca, iniciar 2 respirações de resgate boca a boca e 30 compressões torácicas. Após 5 ciclos ou 2 minutos, procurar por socorro e acionar o sistema de atendimento de emergência.
Um paciente de 54 anos, hipertenso e obeso, em uso de tiazídicos, procurou o pronto atendimento com dor intensa e súbita no hálux direito iniciada de madrugada, sem trauma local anterior. Havia nítidos sinais flogísticos desta região. Nesta situação podemos afirmar que:
Um paciente de 35 anos com prótese valvar mitral biológica apresenta quadro febril há 4 semanas. No exame físico, encontra-se em bom estado geral, sem sinais de insuficiência cardíaca. Não há sopros cardíacos, linfadenopatia ou hepatoesplenomegalia. Trazia exames realizados há 1 semana: Hb9g/dl, Htc: 27%, Leucócitos: 12000 (0-76-0-20-4), plaquetas: 155.000; VHS: 65mm/1ª. hora; creatinina: 0,9mg/dl; ureia: 40mg/dl, TGO: 23UI, TGP: 33UI; sorologia para dengue: negativa; anti-HIV: negativo, Urina tipo I: leucócitos: 80.000/ml, eritrócitos: 60.000/ml, Urocultura: negativa. Qual a melhor conduta a seguir ?
Paciente de 24 anos de idade, sexo feminino, com diagnóstico de retocolite ulcerativa inespecífica. Apresenta quadro de dor abdominal difusa, febre, distensão abdominal. Ao exame físico encontra-se com confusão mental, temperatura de 39º C, abdome distendido e doloroso difusamente à palpação, com descompressão brusca positiva. A radiografia simples de abdome apresenta grande distensão de colo transverso, que tem diâmetro de 10 cm, não se observando sinais de pneumoperitônio. Com relação ao caso descrito, o diagnóstico e a conduta seriam:
Assinale a alternativa INCORRETA:
Compartilhar