Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Cardiologia

Cardiopediatria

Você, médico, está andando na praia e encontra uma criança de, aproximadamente, 5 anos, desacordada na beira do mar. Ela está cianótica, respiração agônica, secreção abundante em boca, sem pulsos. Olha ao redor e percebe que está sozinho. Qual a sua conduta?

A
Retirar a vítima da água, deixá-la de lado e correr para pedir socorro e acionar o sistema de atendimento de emergência.
B
Iniciar 30 compressões torácicas seguidas por 2 respirações de resgate (boca a boca), cada uma com duração de 1 segundo, por 5 ciclos ou 2 minutos e correr para pedir socorro.
C
Posicionar e retificar vias aéreas, retirar secreção da boca e iniciar 2 respirações de resgate (boca a boca) seguidas por 15 compressões torácicas. Após 5 ciclos ou 2 minutos de manobra, sair para encontrar socorro e acionar o sistema de emergência.
D
Posicionar e retificar as vias aéreas, retirar secreção da boca e iniciar 2 respirações de resgate (boca-nariz) com duração de 1 segundo cada, seguidas por 5 compressões torácicas. Após 5 ciclos ou 2 minutos de manobra, procurar socorro e acionar o sistema de atendimento de emergência.
E
Posicionar, retificar vias aéreas, retirar secreção da boca, iniciar 2 respirações de resgate boca a boca e 30 compressões torácicas. Após 5 ciclos ou 2 minutos, procurar por socorro e acionar o sistema de atendimento de emergência.
Em relação ao tratamento das queimaduras, assinale a alternativa INCORRETA.
A síndrome de Patau é uma trissomia cromossômica do par:
Um menino de 8 anos é atendido com quadro de tosse produtiva há 10 dias. Inicialmente apresentou febre por 48 horas, mal estar e cefaleia com tosse seca, sem coriza ou dor de garganta. O Raio X solicitado demonstrou imagem de infiltração intersticial e peribrônquica. A etiologia mais provável para o quadro é:
Uma paciente vem ao posto solicitar receita azul pois toma este medicamento há alguns meses para ansiedade e insônia.São substâncias que devem ser prescritas em receita azul:
Compartilhar