Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Você, médico, está andando na praia e encontra uma criança de, aproximadamente, 5 anos, desacordada na beira do mar. Ela está cianótica, respiração agônica, secreção abundante em boca, sem pulsos. Olha ao redor e percebe que está sozinho. No caso descrito você encontrou um colega seu que estava por perto e que o ajudou até o SAMU chegar. O médico da equipe do SAMU não conseguiu entubar o paciente e usou uma máscara laríngea. O paciente continuou sem pulso e em parada cardíaca; mesmo após as ventilações e compressões torácicas conseguiram um acesso intraósseo (IO) para a administração de medicação. Responda, respectivamente: qual a relação compressão/ ventilação usada por você e seu colega; a relação compressão/ventilação utilizada com o paciente, usando a máscara laríngea, qual a droga de primeira escolha a ser utilizada e a dose pela via IO?

A
30:2; 30:2; adrenalina 0,1 mg/kg/dose.
B
30:2; assincrônicas; atropina 1 mg/dose.
C
30:2; compressões ininterruptas c/ 8 a 10 ventilações por minuto; adrenalina 0,1 mg/kg/ dose.
D
15:2; compressões ininterruptas c/ 8 a 10 ventilações por minuto; adrenalina 0,01 mg/kg/ dose.
E
5:1; compressões ininterruptas c/ 8 a 10 ventilações por minuto; adrenalina 0,01 mg/kg/ dose.
Qual o agente etiológico encontrado na infecção por osteomielite em faixa etária de 0 a 28 dias de vida?
Na fisiopatologia da artrite séptica, quais articulações apresentam metáfise intracapsular que permite a penetração da bactéria na articulação?
Com relação à Hiperplasia Prostática Benigna assinale a alternativa que não representa uma indicação cirúrgica absoluta.
Lactente de 2 meses de idade, encaminhando com relato de crises convulsivas de difícil controle e microcefaleia. Mãe não realizou pré-natal. A tomografia computadorizada do encéfalo em corte axial mostrou calcificações periventiculares e microcefalia. Estas alterações são MAIS compatíveis com infecção congênita por:
Compartilhar