Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Cardiologia

Cardiopediatria

Você, médico, está andando na praia e encontra uma criança de, aproximadamente, 5 anos, desacordada na beira do mar. Ela está cianótica, respiração agônica, secreção abundante em boca, sem pulsos. Olha ao redor e percebe que está sozinho. Qual a sua conduta?

A
Retirar a vítima da água, deixá-la de lado e correr para pedir socorro e acionar o sistema de atendimento de emergência.
B
Iniciar 30 compressões torácicas seguidas por 2 respirações de resgate (boca a boca), cada uma com duração de 1 segundo, por 5 ciclos ou 2 minutos e correr para pedir socorro.
C
Posicionar e retificar vias aéreas, retirar secreção da boca e iniciar 2 respirações de resgate (boca a boca) seguidas por 15 compressões torácicas. Após 5 ciclos ou 2 minutos de manobra, sair para encontrar socorro e acionar o sistema de emergência.
D
Posicionar e retificar as vias aéreas, retirar secreção da boca e iniciar 2 respirações de resgate (boca-nariz) com duração de 1 segundo cada, seguidas por 5 compressões torácicas. Após 5 ciclos ou 2 minutos de manobra, procurar socorro e acionar o sistema de atendimento de emergência.
E
Posicionar, retificar vias aéreas, retirar secreção da boca, iniciar 2 respirações de resgate boca a boca e 30 compressões torácicas. Após 5 ciclos ou 2 minutos, procurar por socorro e acionar o sistema de atendimento de emergência.
Uma mulher com 28 anos queixa-se de sangramento excessivo na gengiva e tem petéquias. Não há adenopatia no pescoço. A radiografia de tórax mostra aumento de mediastino sem lesões pulmonares. Qual das seguintes é a etiologia mais provável?
Menino com 7 meses de idade é levado pela mãe a Unidade Básica de Saúde em consulta de Puericultura. A mãe está preocupada, pois acha que ele é mais lento que os irmãos. Após anamnese detalhada, o pediatra realizou o exame físico e afirmou que o exame neurológico e o desenvolvimento neuropsicomotor estavam condizentes com a idade. O que o pediatra observou em relação a linguagem, motricidade, comportamento adaptativo e reflexos arcaicos, respectivamente, para fazer tal afirmação?
Assinale a alternativa em que está listado um CRITÉRIO MAIOR para o diagnóstico de Síndrome de Imobilização.
Paciente masculino, de 48 anos de idade, proveniente da Bahia, é admitido em um hospital geral do Distrito Federal, com hematêmese. Sua pressão arterial é de 90/60 mmHg. O exame físico apresenta esplenomegalia e ascite, e o hematócrito inicial é de 26%. Nega o uso de álcool, porém, refere banhos em lagoa na adolescência e de conhecer o caramujo. A sucção por sonda nasogástrica resultou em 300 ml de sangue fresco. Após as reposições iniciais, esse homem deveria ser submetido a:
Compartilhar