Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Você recebe em sua unidade de saúde da família uma adolescente de 17 anos vinda do interior. Ela está no puerpério recente (3 dias) de seu segundo filho, um menino que nasceu em casa no final de semana. Ela foi à Maternidade onde estimaram seu capurro em 36 semanas, o peso de 2,0 kg, estatura de 45cm e perímetro cefálico de 32cm. Ao exame clínico, o bebê apresenta apenas criptorquidia unilateral. Você a orienta a:

A
Vacinar o bebê contra hepatite B e BCG.
B
Procurar um cirurgião pediátrico, pois o bebê necessita o quanto antes de uma cirurgia devido à criptorquidia pelo risco de degeneração maligna.
C
Aguardar que o bebê atinja o peso de 2,5kg para que possa fazer o teste do Pezinho.
D
Que o bebê terá duas idades até os dois anos - a cronológica (desde a data em que nasceu) e a corrigida pela idade gestacional.
E
Iniciar a suplementação profilática de fumarato de ferro IM.
A recomendação de tratamento da insuficiência cardíaca depende do seu estágio evolutivo. Assinale a alternativa que relaciona corretamente os medicamentos com o estágio evolutivo dessa doença.
Mulher de 28 anos de idade, que apresentava IMC (índice de massa corporal) de 42 kg/m², foi submetida a cirurgia de Capella. Um ano após, engravida e procura assistência pré-natal com gestação de 13 semanas. Acerca desse quadro clínico, assinale a alternativa INCORRETA.
Febre hemorrágica viral refere-se a um grupo de doenças causadas por distintas famílias de vírus. O termo em geral é utilizado para descrever uma síndrome multissistêmica grave, que se caracteriza por um dano vascular generalizado e apresenta uma evolução clínica variável, desde formas clínicas leves até formas graves, com alta mortalidade. A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas: 1. Vírus associados a febre hemorrágica são zoonóticos, ou seja, residem naturalmente em hospedeiro reservatório animal ou vetor artrópode, sendo viroses geograficamente restritas a áreas onde os seus hospedeiros vivem. 2. As febres hemorrágicas virais são causadas por quatro distintas famílias de vírus (arenaviridae, filoviridae, buniaviriridae e flaviviridae), que se caracterizam por serem vírus DNA e terem como reservatório natural o homem. 3. A maioria dos casos de febre hemorrágica viral relatados em todo o mundo é causada pelo vírus da dengue, sendo que a dengue hemorrágica representa a manifestação clínica mais grave dessa doença, caracterizando-se por extravasamento plasmático, trombocitopenia e diátase hemorrágica, a qual ocorre em uma pequena proporção de casos. 4. O espectro clínico da infecção por vírus da febre amarela varia de quadros assintomáticos, que ocorrem na metade dos infectados, a formas leves ou moderadas, com doença febril não específica em 30% dos casos, até as formas ictéricas graves, em cerca de 20% das infecções. O tratamento precoce com antivirais permite a resolução clínica da maioria dos casos. Assinale a alternativa correta.
Sobre os antibióticos, assinale a alternativa correta.
Compartilhar