Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Pneumologia

Dermatologia

Sr. José está em uso de esquema I para tuberculose há 2 semanas e a filha lhe pede uma consulta domiciliar pois o pai está com pouco apetite, sonolento e vomitando. Ao exame, ele está emagrecido, ictérico (+2/4+), eupneico, normotenso, sonolento, mas o reconhece e refere muito mal estar. Seus últimos exames, feitos há 1 mês, demonstram enzimas hepáticas normais e elevação da creatinina sérica. Você, então:

A
Suspeita de reação adversa ao esquema I e prescreve antiácido e antiemético.
B
Suspende o esquema I e solicita dosagem de enzimas hepáticas urgente.
C
Suspende o esquema I já que este é contraindicado com nível elevado da creatinina sérica.
D
Ajusta a dose da medicação de acordo com a depuração da creatinina e mantém o esquema I.
E
Mantém o esquema I mas fraciona a dose.
De acordo com o Manual de Normas para Controle e Assistência das Infecções Respiratórias Agudas do Ministério da Saúde, qual o provável diagnóstico e conduta diante de pré-escolar, 03 anos de idade, com febre e tosse há 48 horas, sem tiragem intercostal ou subdiafragmática, com frequência respiratória de 50ipm?
Você tem em sua enfermaria um paciente de sexo masculino, 53 anos, portador de icterícia obstrutiva de longa evolução. Ao checar a evolução, você percebe que esse paciente, mesmo após 3 dias de reposição de vitamina K intramuscular, mantém tempo de protrombina bastante alargado (RNI 3,0). Em relação a essa informação, assinale a alternativa correta.
Em relação à parada cardio-respiratória (PCR) na criança todas as afirmativas são corretas, exceto:
A ruptura espontânea do esôfago, descrita pela primeira vez em 1724, é causada por aumento súbito na pressão intra-abdominal e em geral é secundária a vômitos em cerca de 80% dos casos. Pode-se diagnosticar como: (COELHO, J. C. U. Aparelho digestivo: clinica e cirurgia, 1996)
Compartilhar