Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Você recebe um laudo de colpocitologia oncótica com metaplasia escamosa, o que fará?

A
encaminhar ao Centro de Controle de Câncer (CECON).
B
solicita colposcopia para esclarecer diagnóstico.
C
solicita biópsia de colo guiada por colposcopia.
D
repete colpocitologia oncótica em 6 meses.
E
orienta paciente sobre o resultado para rotina anual.
Uma mulher de 40 anos que estava dirigindo, usando cinto de segurança, chega ao pronto-socorro adequadamente imobilizada. Está hemodinamicamente normal. Apresenta paraplegia com nível em T10. O exame neurológico revela também perda da sensibilidade para dor e temperatura com preservação da propriocepção da vibração. Estes achados são consistentes com o diagnóstico de síndrome:
Paciente do sexo feminino, 30 anos de idade, previamente hígida, foi submetida à ultrassonografia abdominal devido a queixas dispépticas vagas. No exame foi mortalidade devido à indução no lobo hepático direito, com dois centímetros de diâmetro. Qual o diagnóstico MAIS provável?
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do caso clínico abaixo: Primigesta de 16 anos, que não realizou pré-natal, procurou a emergência com febre, calafrios, sangramento vaginal moderado e mal-estar. Relatou ter provocado aborto com a ajuda de uma amiga há 2 dias. Ao exame, apresentava taquicardia (120 bpm), ausculta cardíaca e respiratória normais, pressão arterial de 76/40 mmHg e cianose de extremidades. Ao exame ginecológico, constataram-se bolsa rota e presença de restos fetais. Imediatamente foram instituídas antibioticoterapia e reposição de volume. A eliminação dos restos placentários foi induzida com ocitocina. Seis horas após a chegada, a paciente apresentou parada cardiorrespiratória sem resposta à medicação e às manobras de ressuscitação. Trata-se de um caso de mortalidade........., que tem como causa imediata ......... e como causa básica .......... .
Em pacientes com pancreatite aguda biliar grave, qual das medidas abaixo é a mais importante para prevenir complicações da doença?
Compartilhar