Sr. José manteve o quadro de tosse sem expectoração e emagrecimento, apesar de ter seguido suas orientações. Seu raio-x evidenciou um pequeno derrame pleural à direita. A pesquisa de BAAR no escarro foi negativa e o PPD não reator. A família traz, então, o resultado da cultura de escarro pedida pelo Centro de Referência para onde o encaminhou. A cultura foi positiva para M.tuberculosis. Foi-lhe prescrito o esquema I. Você, enquanto médico desta família, orienta-os a:
A
Vacinar a bisneta de Sr. José de 05 meses que não apresenta cicatriz de vacina BCG, apesar de ter recebido a dose ao nascer.
B
Explica que o Sr. José deverá fazer uso de três drogas - Rifampicina, Hidrazina, Etambutol - por um período de 6 meses.
C
Pede exames para familiares para investigar outros possíveis casos na família raio-x de tórax, pesquisa de BAAR no escarro PPD e cultura de escarro.
D
Indica a quimioprofilaxia para a esposa de Sr. José, D. Ana,de 90 anos e em tratamento para neoplasia de mama e cujo teste tuberculínico foi forte reator.
E
A quimioprofilaxia deve ser feita com hidrazida por três meses.
Outras questões
Lactente de 6 meses de idade, com excelente crescimento e desenvolvimento neuropsicomotor até os 4 meses começou a apresentar progressivamente maior sonolência e letargia, até que parou de adquirir novas habilidades motoras. O exame clínico é normal. A vacinação está atualizada. Mamou ao seio, exclusivamente até os 3 meses de idade, quando iniciou frutas e, mais recentemente, deixou de mamar ao seio. A mãe nega episódios febris, reação vacinal, convulsões, quedas. Diante desse quadro, qual a conduta correta?
Um menino com 9 anos de idade apresenta febre baixa e mal estar há 3 dias e dor de garganta e tosse há 2 dias. O raio X de tórax revela a presença de broncopneumonia com infiltrado unilateral em lobo médio direito. A opção foi pelo tratamento ambulatorial. Dos antibióticos abaixo, é indicado:
Em princípio, NÃO tem indicação de toracotomia de emergência:
Masculino, 12 anos, há 48 horas com dor de garganta e febre de 39,3°C . Ao exame nota-se hiperemia intensa do orofaringe. O teste rápido para estreptococo foi negativo e a cultura do material obtido por swab orofaríngeo revelou crescimento de Streptococcus alfa-hemolítico. Relata ter apresentado angioedema quando usou fenoximetilpenicilina potássica há 2 anos. O paciente deve ser tratado com: