Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Sr. José manteve o quadro de tosse sem expectoração e emagrecimento, apesar de ter seguido suas orientações. Seu raio-x evidenciou um pequeno derrame pleural à direita. A pesquisa de BAAR no escarro foi negativa e o PPD não reator. A família traz, então, o resultado da cultura de escarro pedida pelo Centro de Referência para onde o encaminhou. A cultura foi positiva para M.tuberculosis. Foi-lhe prescrito o esquema I. Você, enquanto médico desta família, orienta-os a:

A
Vacinar a bisneta de Sr. José de 05 meses que não apresenta cicatriz de vacina BCG, apesar de ter recebido a dose ao nascer.
B
Explica que o Sr. José deverá fazer uso de três drogas - Rifampicina, Hidrazina, Etambutol - por um período de 6 meses.
C
Pede exames para familiares para investigar outros possíveis casos na família raio-x de tórax, pesquisa de BAAR no escarro PPD e cultura de escarro.
D
Indica a quimioprofilaxia para a esposa de Sr. José, D. Ana,de 90 anos e em tratamento para neoplasia de mama e cujo teste tuberculínico foi forte reator.
E
A quimioprofilaxia deve ser feita com hidrazida por três meses.
Cerca de 80 a 90 % das pancreatites agudas são autolimitadas. No entanto, 10% evoluem com extrema gravidade. Os critérios de Ranson são os mais empregados para avaliar gravidade e pacientes com escore igual ou maior que 3, apresentam maior mortalidade. São sinais de gravidade na pancreatite aguda, EXCETO:
Mulher de 23 anos, usuária de cocaína IV, chega à emergência sonolenta, desorientada, taquipneica, com febre alta, dor pleurítica bilateral e tosse produtiva com expectoração sanguino-purulenta há 3 dias. Qual dos seguintes diagnósticos pode justificar o quadro acima?
Qual das seguintes doenças autoimunes pode cursar com hemoptise, FREQUENTEMENTE?
Severino, 12 anos, foi picado por uma aranha de pequeno tamanho. Inicialmente, o quadro passou despercebido, pois o acidente por esse animal é pouco doloroso. A lesão (picada) evoluiu com uma bolha, extensa ulceração e necrose. O paciente apresentou mal-estar, icterícia e urina escura. Qual a PROVÁVEL aranha envolvida nesse caso?
Compartilhar