Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Sr. José manteve o quadro de tosse sem expectoração e emagrecimento, apesar de ter seguido suas orientações. Seu raio-x evidenciou um pequeno derrame pleural à direita. A pesquisa de BAAR no escarro foi negativa e o PPD não reator. A família traz, então, o resultado da cultura de escarro pedida pelo Centro de Referência para onde o encaminhou. A cultura foi positiva para M.tuberculosis. Foi-lhe prescrito o esquema I. Você, enquanto médico desta família, orienta-os a:

A
Vacinar a bisneta de Sr. José de 05 meses que não apresenta cicatriz de vacina BCG, apesar de ter recebido a dose ao nascer.
B
Explica que o Sr. José deverá fazer uso de três drogas - Rifampicina, Hidrazina, Etambutol - por um período de 6 meses.
C
Pede exames para familiares para investigar outros possíveis casos na família raio-x de tórax, pesquisa de BAAR no escarro PPD e cultura de escarro.
D
Indica a quimioprofilaxia para a esposa de Sr. José, D. Ana,de 90 anos e em tratamento para neoplasia de mama e cujo teste tuberculínico foi forte reator.
E
A quimioprofilaxia deve ser feita com hidrazida por três meses.
A Síndrome poliglandular auto-imune tipo 2 caracteriza-se por:
Qual das afirmações abaixo está ERRADA em relação à hanseníase?
Quais as evoluções possíveis do complexo primário pulmonar da Paracoccidiodomicose?
Uma paciente de 36 anos com história de cefaleia frontotemporal bilateral, opressiva, quase diária, há mais de 10 anos, procura atendimento no PS por cefaleia com características distintas das crises habituais. Relata, atualmente, cefaleia holocraniana intensa, pulsátil, associada à náusea e vômito, de início súbito, há 12 horas, durante estresse emocional. Nega febre, distúrbio de consciência e quaisquer outros sintomas neurológicos. Ao exame neurológico, encontrava-se lúcida e orientada; à fundoscopia as papilas encontravam-se nítidas e com bordos regulares, porém não se visualizou pulsação venosa retiniana espontânea. Considerando-se esses dados, qual a conduta imediata mais apropriada para o caso?
Compartilhar