Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Zezinho, 3 anos, 10 quilos, 98 centímetros de estatura, com fezes amolecidas, de aspecto gorduroso e anorexia, apresentou um exame cujo diagnóstico foi Giardíase.

A
A síndrome de má absorção ocasionada pela Giardíase pode justificar o baixo peso da criança.
B
O peso de Zezinho está de acordo com a sua idade, não havendo, portanto, correlação com a doença.
C
A perda de peso decorrente da Giardíase, denominamos caquexia e esta se deve ao aumento da produção de TNF.
D
A baixa estatura de Zezinho não pode ser explicada pela Giardíase, sendo essa um provável achado ocasional.
Sobre a avaliação pré-anestésica, é correto afirmar:
Criança de 3 anos, trazida com história de febre, queda do estado geral e dor em membro inferior esquerdo com incapacidade de deambulação há 4 dias. Ao exame: temperatura axilar de 38,5ºC, dor intensa e impotência funcional em quadril, com atitude em flexão e palpação dolorosa de pontos articulares do quadril. O hemograma é infeccioso e a radiografia do quadril é normal. Considerando o diagnóstico mais provável, qual das condutas abaixo é mais apropriada?
O procedimento mais efetivo na reanimação neonatal é:
Considere as afirmações sobre depressão e demência no idoso: I - Na depressão, o início dos sinais e dos sintomas tem data precisa, enquanto na demência isto não é tão evidente. II - Na depressão, a queixa de perda cognitiva é enfatizada; na demência, minimizada. III - Tanto na depressão quanto na demência, a perda de memória é maior para a recente do que para a remota. Quais estão corretas?
Compartilhar