Outros

Raciocínio Clínico, qual a importância?

Raciocínio Clínico, qual a importância?

Compartilhar

Carreira Médica

2 min há 293 dias

O raciocínio clínico é muito importante para a prática médica! Pensando nisso, falamos sobre ele no livro Raciocínio Clínico.

Tiramos um trecho deles para você saber a importância dessa prática. Mas, primeiro, você precisa saber o que ele é.

O que é o Raciocínio Clínico?

O Raciocínio Clínico pode ser entendido como a sistematização de um conjunto de processos. Esses processos são internos do médico e ocorrem durante uma consulta ou atendimento.

Assim, o objetivo dele é encontrar, da melhor maneira, a solução para o problema do paciente.

Muito médicos experientes são realmente capazes de unir várias informações e rapidamente pensar no que fazer. Isso é aprendido durante a prática médica, mas também pode, e deve, ser estudado.

Você pode até pensar que isso é natural e simplesmente ocorre quando começa a consulta ou quando o médico observa o exame. Contudo, há uma série de fatores e práticas que ajudam o Raciocínio Clínico.

Para saber mais sobre como melhorar seu raciocínio clínico clique aqui!

Qual sua importância?

Ter um bom atendimento dependente da análise certa da situação que é apresentada.

Além disso, ela também depende da qualidade da sua tomada de decisões, o que envolve pensar nos riscos e benefícios dos testes e do tratamento.

Por isso, muitos estudos têm demonstrado que falhas nesses momentos causam os famosos erros diagnósticos. Além disso, também podem causar intervenções e conclusões insatisfatórias para o paciente.

Nos Estados Unidos, o erro diagnóstico é responsável por 40.000 a 80.000 mortes por ano. Assim, ele ocupa o quinto lugar no ranking de causas de morte.

Mas o contrário também é verdadeiro! O raciocínio clínico, se bem feito e estudado, melhora o índice da qualidade da assistência médica.

Assim, ele facilita o diagnóstico e promove uma melhor utilização dos exames. Dessa forma, dispensamos o que é desnecessário, diminuindo custos e riscos.

Para saber mais, confira nossos livros na nossa loja ou aproveite todos no SanarBooks, sua biblioteca digital!

Compartilhe com seus amigos:
Política de Privacidade. © Copyright, Todos os direitos reservados.