Relato de Caso – Projeto de Extensão da LIAMI

Relato de Caso – Projeto de Extensão da LIAMI

Índice
Índice

Resumo

Através de um projeto de extensão da faculdade, pude conhecer um excelente garoto e transformar a vida dele, possibilitando uma maior chance de melhora no seu futuro.

Palavras-chave: saúde, educação, conhecimento, medicina, qualidade de vida.

Introdução

Há 5 anos foi criada a Liga Acadêmica de Saúde Materno-infantil na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), com o intuito de ministrar palestras aos alunos de graduação sobre saúde da mulher e da criança. Neste contexto um projeto de extensão, destinado a alunos de escolas públicas e privadas da região, foi elaborado e executado. Esse projeto tem como objetivo ensinar de forma agradável e divertida, assuntos que geralmente são pouco  abordados  nas escolas  e em casa, tais como: alimentação saudável, obesidade, anorexia, auto-conhecimento, sexualidade, entre outros temas, à alunos entre 10-12 anos e 13-15 anos, por meio de palestras, dinâmicas e brincadeiras.

Relato de Caso

Em um encontro com uma turma de um colégio público da Palhoça- SC, fui surpreendida com um dos alunos. Ele chamou a minha  atenção pela maneira com que fazia  perguntas, dúvidas e  também pelo  interesse demonstrado sobre o assunto abordado na ocasião.

Durante uma conversa com a direção da escola, fiquei sabendo que realmente este aluno se destacava dos demais, tinha facilidade em aprender, dedicado nas tarefas escolares, com notas ótimas, era um aluno especial.  

A partir deste relato, fica evidente que a medicina vai muito além do atendimento individual do paciente, no consultório, em busca de uma  solução para as doenças, ou seja,  deve acima de tudo, auxiliar, ensinar, proteger e prevenir as pessoas das doenças. E neste dia em particular a medicina, na sua forma mais simples, estava ali na minha frente, para ser aplicada de maneira imediata. Aquele aluno precisava de mais estímulos pois a escola que lhe ensinava,  dificilmente conseguiria suprir  todas as necessidades intelectuais e sociais mediante o tamanho da sua curiosidade e vontade de aprender e ser estimulado a novos desafios. Então, por iniciativa própria resolvi ir em busca de uma bolsa de estudos numa escola particular, que pudesse proporcionar mais conhecimento e um futuro melhor  para ele. .Felizmente, há 2 anos ele frequenta uma escola particular de  qualidade,, com boas notas e continua demonstrando  muito interesse pelo aprendizado. Um futuro brilhante lhe espera.

Conclusão

Não só de receituário e encaminhamentos podemos promover a saúde. Precisamos estar atentos às necessidades humanas. Conhecimento, instrução e boa educação são questões essenciais para uma melhor qualidade de vida

Agradecimentos

Aos alunos de medicina da Unisul que, através de doações, possibilitaram a compra do material didático e à uma mãe de aluno do colégio particular, que forneceu o uniforme. 

Compartilhe com seus amigos:
Tire 10 nas provas da faculdade

Estude com as melhores aulas de professores padrão USP onde você estiver no SanarFlix.

Vídeo-aulas

Fluxogramas

Mapas mentais

Resumos

Questões comentadas

Cancele quando quiser

Seja aprovado na Residência

Paciente do sexo feminino, 65 anos, com nódulo na tireoide identificado em exame físico, com 2,0 cm de diâmetro, endurecido, em lobo esquerdo. Realizada ultrassonografia da glândula tireoide, caracterizando nódulo sólido de 2,0 cm em lobo esquerdo e nódulo de 1 cm no lobo direito, e com laudo final de "bócio multinodular". A melhor conduta seria:

A
observação clínica.
B
tratamento com tiroxina em doses supressivas.
C
tomografia computadorizada para confirmar multinodularidade.
D
exame citológico de material obtido por punção biópsia aspirativa por agulha fina.
E
radioiodoterapia.
Termos de Uso | Política de Privacidade. © Copyright, Todos os direitos reservados.