Índice
Tudo o que você precisa saber para ser aprovado na residência de clínica médica!
A residência em Clínica Médica é uma das mais concorridas, sendo a especialidade com maior área de atuação dentro da medicina. O clínico poderá atuar em consultórios, ambulatórios ou plantões, em instituições públicas e privadas. Além disso, a clínica médica é pré-requisito para diversas especialidades clínicas.
Por estar entre as mais procuradas entre as especialidades médicas, é necessário conhecer essa especialidade antes de escolhê-la. Pensando nisso, a Sanar vai te trouxe os melhores lugares para fazer residência e todas as dicas necessárias para você ser aprovado!
Como funciona a residência de clínica médica?
A residência em Clínica Médica é de acesso direto, sem pré-requisitos. Com duração de dois anos e carga horária de 60 horas semanais, o médico residente irá ter atividades:
- Ambulatoriais
- Na emergência
- Hospitalares
- Rodízio em especialidades
- Atividades acadêmicas e de pesquisa
Anualmente são ofertadas cerca de 3.200 vagas de residência para esta especialidade médica, sendo o programa que tem o maior número de vagas no Brasil. Isso ocorre porque a clínica médica é pré-requisito para todas as subespecialidades da área clínicas, com exceção de Dermatologia e Neurologia, que são de acesso direto.
No geral, a residência é dividida em duas etapas, em que o residente tem as seguintes funções:
- Primeiro ano: fazer anamnese, exames clínicos gerais e específicos, desenvolver diagnósticos, interpretar exames e desenvolver condutas
- Segundo ano: contato mais direto com os pacientes, realizando diversos atendimento, mas sempre supervisionado por um preceptor.
Quais as subespecialidades que exigem a clínica médica como pré-requisito?
Para se subespecializar nas seguintes especialidades é preciso ter a residência em clínica médica como pré-requisito:
- Oncologia
- Cardiologia
- Endocrinologia
- Pneumologia
- Gastroenterologia
- Pneumologia
- Nefrologia
- Hematologia
- Nutrologia
- Medicina intensiva
- Reumatologia
Quais as melhores residências de clínica médica?
A escolha da residência médica é uma etapa fundamental e individual na formação do médico. É necessário que o médico procure bem as instituições que oferecem a especialidade escolhida.
Definir quais as melhores residências em clínica médica é uma tarefa difícil, uma vez que não há metodologia única que as compare e análise. Desse forma, listamos algumas instituições com boas referências:
Residência de clínica médica na UNICAMP
A Unicamp é uma das mais reconhecidas instituições de ensino do país e a especialidade de clínica médica é a que conta mais vagas no processo seletivo, cerca de 34. É uma instituição que tem um complexo hospitalar de alta qualidade, em que os residentes podem colocar os conhecimentos em prática.
Durante a residência em clínica médica, que tem duração de 2 anos na UNICAMP, os residentes rodam em diversos serviços durante o R1 e R2.
A prova de residência
A prova da Unicamp é conhecida por ser uma prova que busca avaliar o raciocínio clínico do médico. Dessa forma, na avaliação teórica os candidatos devem se preparar para estudar conteúdos das cinco grandes áreas da medicina: Cirurgia, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Preventiva. Dentre os assuntos que mais caem estão:
- Cirurgia: ATLS, queimadura e dissecção da aorta
- Clínica médica: intoxicações exógenas, bradicardia e taquicardia e hipertensão arterial
- Ginecologia e Obstetrícia: Parto, assistência pré-natal, anticoncepção e prematuridade
- Pediatria: emergências pediátricas, gastrocirurgia pediátrica e diarreia
- Preventiva: princípios do SUS, conceitos da atenção primária, e ética médica
A segunda fase da prova consiste em uma prova prática, que tem peso 0,4, sendo pontuada de 0 a 10. Essa prova é composta por cinco estações de habilidades (uma em cada grande área). A última etapa é uma entrevista e tem peso de 0,1.
Questões comentadas da prova de residência
Aproveite para praticar algumas questões de clínica médica na prova da UNICAMP de 2022.
Questão 1
Mulher, 74a, veio ao Pronto Atendimento acompanhada pelo marido, que relatou que a paciente perdeu subitamente a consciência há três horas, quando ambos estavam assistindo televisão no sofá. O episódio durou dois minutos, e ela recobrou totalmente a consciência. No momento, a paciente está consciente, orientada, e relata apenas desconforto epigástrico leve. Antecedentes pessoais: hipertensão arterial, dislipidemia e diabetes mellitus. Medicações em uso: losartana 25mg 12/12h, AAS 100mg/dia, metformina 850mg 3 vezes ao dia. Exame físico: PA= 156×98 mmHg, FC= 102 bpm, FR= 22 irpm, T= 36,6˚C, glicemia capilar= 102mg/dL; descorada +/4+; ausculta cardíaca, pulmonar e exame do abdome sem alterações; membros inferiores: edema +/4+ simétrico. A CONDUTA INICIAL NO SETOR DE EMERGÊNCIA É:
- Administrar captopril 25mg sublingual.
- Fazer tomografia de crânio com contraste arterial e venoso.
- Realizar eletrocardiograma
- Realizar tomografia de tórax com contraste.
Comentário da questão:
Na avaliação inicial de todo paciente com síncope, devemos fazer uma ECG e avaliar a possibilidade de hipotensão postural (aferir PA deitado e em pé)
Questão 2
Homem, 45a, assintomático, procura Unidade Básica de Saúde por contato com paciente com diagnóstico de tuberculose. Radiograma de tórax: normal. Prova tuberculínica (PPD): 22 mm. A CONDUTA É:
- Iniciar profilaxia com isoniazida
- Iniciar rifampicina, pirazinamida, isoniazida e etambutol
- Realizar tomografia computadorizada de tórax
- Repetir radiograma de tórax em seis meses.
Comentário da questão:
Um dos principais aspectos dessa avaliação inicial após um contato é descartar tuberculose ativa. Para isso, deve-se realizar um Rx de tórax e fazer a avaliação clínica a respeito de sintomas.
Como é a concorrência de clínica médica na UNICAMP?
Em 2022, a concorrência foi de 24,03 (relação candidato/vaga) para a residência de clínica médica.
Residência de clínica médica no SUS-BA
A seleção para residência médica do SUS-BA é um processo unificado que envolve 38 instituições localizadas em diversas cidades baianas, como Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista. Dentre as especialidades mais concorridas está a clínica médica
Os principais hospitais que fazem parte do SUS-Ba são: :
- Hospital português da Bahia
- Hospital Santa Izabel
A residência tem duração de 2 anos e os residentes rodam em diversos serviços durante o R1 e R2, podendo se subespecilazar em alguma área clínica ao fim dessa residência.
A prova de residência
Os assunto mais abordados nas grandes áreas da prova de residência são:
- Clínica médica: intoxicações exógenas, nefropatia, pneumonia, vasculites, HIV.
- Pediatria: PALS, bronquiolite, atendimento inicial ao recém-nascido, doenças infecciosas, doenças hematológicas, imunização e aleitamento
- Ginecologia e obstetrícia: diagnóstico e tratamento de condições frequentes na gestação como doença hipertensiva, eclâmpsia e diabetes gestacional.
- Preventiva: SUS, atenção primária à saúde e temas relacionados à epidemiologia
- Cirurgia geral: atendimento ao politraumatizado, abdome agudo, complicações do pós-operatório, hérnias, doença diverticular dos cólons e megacólon chagásico
Questões comentadas da prova de residência
Aproveite para praticar algumas questões de clínica médica na prova do SUS-BA de 2022.
Questão 1
Mulher, 40 anos de idade, procura pronto-atendimento queixando-se de dispneia, tosse com expectoração amarelada e febre, há 48 horas. Nega comorbidades ou tabagismo. Ao exame físico, apresenta-se em regular estado geral, com FR: 28irpm, PA: 120x70mmHg, FC: 90bpm, temperatura axilar 38,0ºC, SatO2: 94%. Ao exame torácico, macicez à percussão e murmúrios vesiculares abolidos nos dois terços inferiores de hemitórax direito, sem ruídos adventícios à ausculta. Radiografia de tórax evidenciou derrame pleural à direita. Com base nos dados do caso clínico, a conduta diagnóstica mais adequada, neste momento, é (SUS-BA, 2022):
- Não realizar procedimento invasivo, pois a presença de febre indica que o derrame é parapneumônico
- Realizar toracocentese para esvaziamento completo do derrame, visto que há infecção associada
- Puncionar na linha hemiescapular direita, na borda inferior do arco costal, logo abaixo do limite superior do derrame
- Realizar toracocentese diagnóstica para avaliar a etiologia do derrame
Comentário da questão:
Na suspeita de derrame pulmonar com sinais infecciosos, a toracocentese diagnóstica é obrigatória. Isso irá definir a necessidade de drenagem torácica.
Questão 2
Mulher, 21 anos de idade, procura atendimento ambulatorial para investigação de diarreia crônica. Faz uso de anticoncepcional injetável. Ao exame, apresenta-se em bom estado geral, descorada +/4+. Realizados exames laboratoriais com Hb: 10,5g/dL, ferritina 25ng/mL, vitamina D 11ng/dL. Solicitada endoscopia digestiva alta, com achado de redução do pregueado mucoso em segunda porção duodenal. Diante do quadro clínico, com relação às alterações esperadas para confirmação do diagnóstico mais provável, é correto afirmar:
- As lesões acometem mais o íleo, mas podem ocorrer em todo o tubo digestivo
- Os anticorpos são úteis para o diagnóstico, sendo a biópsia gástrica o padrão-ouro
- A realização de uma colonoscopia é essencial para a avaliação, pois as alterações são mais frequentes no cólon
- No anatomopatológico, observa-se redução da relação vilo/cripta e infiltração de linfócitos na mucosa
Comentário da questão
Paciente jovem, com diarreia crônica + anemia. Os diagnósticos mais prevalentes são DII e Doença Celíaca. Porém a EDA mostra redução do pregueado mucoso no duodeno, sendo o diagnóstico mais provável a Doença Celíaca.
Como é a concorrência de clínica médica na UNICAMP?
Em 2022, a concorrência foi de 3,23 (relação candidato/vaga) para a residência de clínica médica.
Estude com a Sanar
Vai fazer prova(s) de residência médica? Se sim, não perca tempo e comece a se preparar para o processo seletivo. A Sanar oferece variados cursos de preparação super completos. Temos um plano de estudos focado para prova, flexível e compatível para qualquer plataforma. Clique aqui e venha conhecer nossos cursos.
Sugestão de leitura complementar
- Residência médica no SUS: o que é, como funciona, vantagens e o que precisa para ingressar no programa?
- Residência em Cirurgia Geral: rotina, mercado e desafios!
- Ginecologia e obstetrícia: o que estudar e que provas fazer?
- Caderno de erros: o que é, como fazer e como a tática ajuda na aprovação para residência