Psiquiatria

Residência em psiquiatria no Hospital de Base – DF | Ligas

Residência em psiquiatria no Hospital de Base – DF | Ligas

Compartilhar

A residência em psiquiatria no Hospital de Base é uma das mais concorridas no Distrito Federal, dispondo apenas de 3 vagas.

Histórico da Instituição

Chamado inicialmente de Hospital Distrital, o Hospital de Base (HB) foi inaugurado no dia 12 de setembro de 1960 – completou 60 anos em 2020 -, projeto arquitetônico feito por Oscar Niemeyer.

O projeto tinha como objetivo criar “uma unidade de saúde revolucionária para o país” e um centro de referência na área da saúde, observa-se que os objetivos foram alcançados, o HB é referência para atendimento terciário na região e referência na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimento em politraumas, emergências cardiovasculares, neurocirurgia, cirurgia cardiovascular, atendimento onco-hematológico e transplantes.

Em 2018, passou a ser independente da Secretaria de Saúde e administrado pelo Instituto de Gestão Estratégica do Distrito Federal (IGes-DF), o Base foi o primeiro hospital público do Distrito Federal a adotar esse modelo.

O Hospital de Base realizou, em 2019, mais de 830 mil exames, 290 mil consultas, 11.331 cirurgias e 100 transplantes (87 de córnea e 13 de rim).

Atualmente, o Hospital de Base tem, ao total, 634 leitos. Desses, 35 são destinados à psiquiatria, sendo 11 ao Pronto Socorro de Psiquiatria e 24 para a ala de internação da psiquiatria.

Nota-se que, durante a internação, o paciente sempre tem o apoio de uma equipe multiprofissional. Da internação, o paciente é encaminhado ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da sua região para dar continuidade ao tratamento.

O Hospital de Base atende pacientes na Unidade de Psiquiatria de acordo com a Portaria nº 536, de 08 de junho de 2018, a qual institui as normas e fluxos assistenciais para as Urgências e Emergências em Saúde Mental no âmbito do Distrito Federal.

Sabe-se que, por prestar assistência integral e humanizada e ser uma referência em procedimentos de alta complexidade aliada à produção de conhecimento, o Hospital de Base conta com um programa de residência muito concorrido e pode ser considerado um dos melhores do país.

O processo seletivo

O processo seletivo é realizado anualmente em Brasília e a primeira fase conta com uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com duração de 3 horas e 30 minutos, valendo 120,00 (cento e vinte) pontos, e uma análise curricular (figura a seguir), caráter classificatório, valendo 12 pontos.

A 2ª fase será realizada por intermédio de sistema informatizado de seleção de programas de Residência Médica (SisResid), via internet, em uma única etapa.

A residência de psiquiatria possui acesso direto e duração de 3 anos.

Edital de residência do Instituto Hospital de Base

Em 2020, o edital de abertura foi publicado dia 05 de outubro e as inscrições iniciaram dia 24/10 e finalizam dia 16 de novembro. O valor da inscrição é de R$246,00.

Site para inscrição da residência médica no Hospital de Base

Em 2019, o edital também ofertou 3 vagas e lista rodou até a 4ª chamada da lista de espera.

O que esperar da residência no Hospital de Base

Nota-se que o Hospital de Base é um dos mais importantes na história de Brasília, senão do Brasil. Referência em prestar assistência integral e humanizada, observa-se que por ter um trabalho voltado para serviços de alta complexidade e associado à produção de conhecimento é considerado um dos principais polos de residência médica do Distrito Federal.

Desse modo, as vantagens profissionais adquiridas ao conseguir a vaga de residência no Base são singulares e impares tanto para o conhecimento a ser adquirido como para o currículo.

Autores, revisores e orientadores:

  • Autor(a): Grégory Matheus Xavier dos Santos – @gregoryxsantos
  • Revisor(a): Daniel
  • Orientador(a): Dra. Lair da Silva Gonçalves
  • Liga: Liga de Psiquiatria do Distrito Federal – LIPSI-DF – @LIPSI.DF
Sanar-Residência-Médica-Trial-Extensivo-R1-2021
Compartilhe com seus amigos:
Política de Privacidade. © Copyright, Todos os direitos reservados.