Residência Médica

Residência médica: aprenda a aproveitar ao máximo o material teórico

Residência médica: aprenda a aproveitar ao máximo o material teórico

Compartilhar
Imagem de perfil de Sanar Residência Médica

Você também precisa do material teórico! Uma preparação efetiva para prova de residência médica depende de uma série de fatores. Entre eles:

  • Conhecer bem o edital da instituição e os assuntos mais cobrados para especialidade que deseja. Assim, você consegue saber quais são os assuntos cobrados e o peso deles na prova.
  • Definir um cronograma de estudos.
  • Saber utilizar da melhor forma cada material.
  • Responder questões.
  • Participar de simulados e saber como avaliar de forma eficiente o desempenho.
  • Fazer revisões de conteúdo.

Agora, vamos focar a atenção em fazer revisões de contéudo. A revisão é fundamental na preparaçao para residência, pois ela ajuda a ficar o conteúdo que foi estudado. Isso acontece porque a repetição leva à absorção do máximo de conteúdo possível.

Vale revisar o conteúdo após assistir aula, fazer um bloco de questões e até mesmo participar de um simulado.

Aprenda a aproveitar ao máximo o material teórico

Para te ajudar a fazer revisões de conteúdo eficientes, o Dr. Vergilius Neto, que é professor de cirurgia geral na Sanar, deu uma super aula de mentoria sobre o uso do material teórico.

Na aula, Vergilius deixou claro que você não precisa passar séculos lendo e relendo apostilas. Para o professor, o maior segredo é encontrar o equlíbrio de reforçar o aprendizado de um conteúdo e evitar a perda de tempo.

Antes de partir para as dicas, o professor deixou claro que os desafios e angústias de não conseguir estudar tudo e saber como conciliar estudos e rotina são comuns.

“Todos que estão se preparando para residência estão no mesmo barco. O fato é que a gente precisa ser pragmático e encarar a realidade. Concursos com concorrência alta, a regra é não passar e a exceçao é passar. O que vai determinar isso é o como você lida com os desafios do percurso”, explicou Vergilius.

Na ocasião, o professor relatou que fez uma avaliação com os alunos aprovados com as melhores médias. O objetivo foi entender o que eles acreditavam terem sido os elementos chaves para o bom desempenho. E o resultado: CONSTÂNCIA, REVISÃO E FAZER QUESTÕES.

Processo de aprendizado

O Dr. Vergilius reforçou que aprender é como escrever no cérebro e essa escrita pode ser feita, basicamente, de duas formas:

  • De forma rápida, porém com um curto prazo de duração.
  • De forma demorada, mas com domínio de conteúdo “para toda vida”.

“É difícil definir com precisão o como o cérebro escolhe o que reter e o que jogar fora de informação. Mas, normalmente, informações com alta carga emotiva são mais absorvidas. Além disso, a retenção de informação pode acontecer por repetição e significado lógico. É por esses pontos que a revisão é tão importante”, pontuou Vergilius.

“O seu treinamento precisa envolver emoção, Foi bem em um simulado ou resolução de blocos de questão? Comemore como se fosse a prova oficial. Foi mal? Sinta o ‘golpe’, fique triste, mas depois avalie com cautela seu desempenho e o que precisa melhorar”, acrescentou.

Dica de ouro para fazer revisões da forma certa

De acordo com Vergilius, o seu estudo se torna mais eficiente quando você usa a revisão ao seu favor. Tanto para fixar os conhecimentos como para adquirir novos.

O professor ensinou o seu passo a passo do sucesso para aprovação em residência. Confira:

1- Assista a aula
2- Respire, beba uma água
3- Pegue um papel e faça um resuminho simples e lógico do que foi falado na aula. Qual foi o assunto assunto principal? O que você entendeu? O que ficou com dúvidas?
4- Avalie sua anotação. Pense nela como o material que você usaria para explicar aquele assunto para alguém.
5- Acha que a explicação seria completa? Conseguiria passar tudo de mais importante para outra pessoa? Se sim, parta para resolução de questões sobre o conteúdo.
6- Ficou faltando algo na explicação? Consulte a apostila. Após essa análise prévia, com certeza você vai fazer essa consulta mais direcionada. Depois da leitura, vá para resolução de questões sobre o contéudo.
7- Avalie o desempenho na resolução de questões. Tem algo que tem te deixado travado(a)? Vale investir em flashcard (inclusive, a Sanar Residência Médica oferece vários).

Observação: é possível que você precise repetir esses passos (ou alguns deles) mais de uma vez para os assuntos que têm mais dificuldade.

O professor Vergilius alerta que a sua revisão precisa ser ativa. Ou seja, não é para você copiar em um papel o que leu na apostila ou que viu na videoaula. É a sua percepção, o que você fixou.

Confira a aula completa sobre material teórico:

Veja também:

Quer ser aprovado(a) na residência médica?

Você já conhece os nossos cursos de residência médica? Temos um plano de estudos flexível que cabe no seu tempo, oferecemos variadas opções de materiais de estudo, um novo sistema de questões comentadas e muito mais. Além disso, A Sanar Residência Médica tem um preço imbatível e garante a sua aprovação. 82% dos alunos que fazem Sanar são aprovados em cursos de Residência.

Confira você mesmo esse mundo de vantagens que é entrar para o time da Sanar.

Teste agora gratuitamente por 10 dias