Residência Médica

Residência médica da Associação Catarinense de Medicina (ACM)

Residência médica da Associação Catarinense de Medicina (ACM)

Compartilhar
Imagem de perfil de Sanar Residência Médica

Saiu o edital de residência médica da ACM 2022/23. Acesse e saiba tudo sobre o edital, número de vagas e muito mais!

O processo seletivo Unificado da ACM é o maior concurso de residência médica unificado da região sul do país. Por ser unificado, a instituição é responsável pela primeira fase e as demais ficam a critério de cada instituição participante.

História da Instituição

A ACM foi fundada em 27 de abril de 1937, por médicos que visavam um futuro promissor da medicina. Por meio da representatividade médica representada pela ACM, a instuição tem feito grande parte da história da medicina catarinense.

Por ter muitas unidades no estado de Santa Catarina, a sua atuação se estende a toda região catarinense, além de ter em seu corpo a presença de grandes médicos do estado.

Etapas do processo seletivo

A seleção AMB, AMRIGS, ACM E AMMS tem opções para acesso direto e pré-requisito.

A prova teórico-objetiva para acesso direto é composta por 100 questões relacionadas a cinco grandes áreas. Assim, constarão 20 questões de cada área: clínica médica/medicina interna, cirurgia geral, obstetrícia/ginecologia, pediatria e medicina preventiva e social. São formadas por questões de múltipla escolha, com 04 alternativas, em A, B, C e D. A duração da avaliação será de 05 horas.

Já a prova teórico-objetiva com pré-requisitos contém 30 questões sobre os tópicas do(s) pré-requisito(s) necessários para o ingresso no programa de residência médica. Nesse caso, a duração da avaliação será de 03 horas.

O candidato deve chegar ao local de prova 1h30min antes do início da avaliação. Além disso, o planejamento e a execução da Prova AMB, AMRIGS, ACM e AMMS 01/2022 estão sob a responsabilidade do Núcleo Técnico Científico da Associação Médica do Rio Grande do Sul – AMRIGS.

Outras Etapas: aplicado aos candidatos aprovados na Prova Teórico-Objetiva, de acordo com critérios determinados nos Editais de cada instituição. Para tanto o candidato deve observar se a Instituição ao qual se inscreveu exigirá outras etapas de avaliação.

O que é preciso para ser aprovado(a) na residência?

A prova para o acesso direto terá uma nota final por uma soma aritmética dos pontos obtidos na Prova Teórico-Objetiva.

Já para a aprovação no programa de residência com pré-requisito da ACM depende da aprovação a partir do cálculo:

Quanto aos critérios de desempate, serão aplicados conforme definido pelo edital próprio de cada instituição.

Quais são os assuntos mais cobrados na prova de residência da ACM?

O edital da ACM deixa à disposição os conteúdos mais cobrados na avaliação, que você pode conferir em mais detalhes no Anexo II do edital!

Assim sendo, veja alguns deles por grande área:

Clínica Médica/Medicina Intensiva

  • Doenças do aparelho cardiovascular é um tema frequente na prova! Revise também as repercussões dessas doenças em outros sistemas e as principais condutas a serem tomadas.
  • Doenças infecciosas é outro conteúdo muito cobrado, especialmente devido a relevância dessas afecções na população brasileira.

Também vale a pena investir em contraindicações medicamentosas, suas interações e solicitação de exames. Já que a Medicina Intensiva também é encontrada, é importante revisar:

  • Morte cerebral;
  • Sepse;
  • Coma.

Cirurgia Geral

  • Bases da cirurgia: aqui os conteúdos de analgesia e complicações pós-operatória, cicatrização e princípios básicos da anestesia têm presença certa na prova!
  • Clínica cirúrgica: vale a pena se atentar para aspectos semiológicos e propedêuticos, além das indicações operatórias e noções de anatomia cirúrgica.

Ginecologia e Obstetrícia

  • Assistência pré-natal é um dos assuntos mais cobrados na prova. Além dele, vale a pena revisar a assistência ao parto, amamentação e abortamento.
  • As consulta ginecológica, amenorreias e doenças da mama também são temas relevantes na prova.

Pediatria

  • Neonatologia;
  • Afecções cardiovasculares;
  • Afecções reumatológicas na criança e adolescente.

Dentro da pediatria, vale a pena se debruçar sobre a o aleitamento materno, a avaliação e crescimento da criança e imunizações.

Medicina Preventiva e Social

  • Epidemiologia: abarca temas como o delineamento de pesquisas, bases clínico-epidemiológicas das condutas médicas.

Além disso, conhecer os Programas de Saúde da Família e os principais problemas de saúde pública do Brasil é fundamental para responder a prova de Medicina Preventiva e Social.

Cronograma do processo seletivo

O edital foi publicado no dia 09/09/2022. Confira as principais informações:


Período de inscrições:
09/09 a 01/11/2022;
Taxa de inscrição:
R$ 820,00 (acesso direto) e R$ 585,00 (pré-requisito). O valor a ser pago é a taxa de associação + valor de cada taxa de programa de residência médica, devendo ser conferido no edital.
Solicitação de Isenção:
19/09 e 22/09/2022;
Prova:
27/11/2022;
Envio do currículo eletrônico: 27/11/2022;
Gabarito Preliminar:
28/11/2022;
Recursos contra o gabarito preliminar:
29/11 a 01/12/2022;
Divulgação do gabarito oficial:
09/12/2022;
Classificação por instituição: 23/12/2022
Início dos programas:
01/03/2022.

Edital de residência da ACM 2023: confira todas as vagas oferecidas para cada especialidade

A ACM tem destaque em uma série de programas de residência, como dermatologia, ginecologia e obstetrícia, infectologia, medicina de emergência, medicina de família e comunidade, anestesiologia, clínica médica e cirurgia geral, dentre outras.

Graças a sua relevância e abrangência no estado de Santa Catarina, o candidato pode prestar a prova para diversas instituições, dentro das especialidades comentadas acima.

Você pode conferir as vagas e as vagas para cada especialidade no Anexo IV do edital.

Confira também: