Residência Médica

Residência Médica do HCPA (Hospital das Clínicas de Porto Alegre)

Residência Médica do HCPA (Hospital das Clínicas de Porto Alegre)

Compartilhar
Imagem de perfil de Sanar Residência Médica

Saiu o edital de residência médica do HCPA 2022/23. Acesse e saiba tudo sobre o edital, número de vagas e muito!

Escolher a Residência Médica no HCPA (Hospital de Clínicas de Porto Alegre) é decidir por uma instituição tradicional com infraestrutura que propicia o aprendizado. O hospital é referência no atendimento em saúde na região do Rio Grande do Sul.

O processo seletivo é realizado pela Fundação Médica do Rio Grande do Sul (FUNDAMED) e obedece as normas da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

Neste post detalhamos tudo o que você precisa saber sobre a Residência Médica no HCPA. Sabemos que essa é uma escolha decisiva na sua carreira e que toda informação é necessária!

História da Instituição

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) é resultado do esforço de anos. Tudo começou em 1931, quando uma comissão credenciada pela Faculdade de Medicina solicitou ao interventor general Flores da Cunha a concessão para a construção de um hospital-escola.

A pedra fundamental do Hospital de Clínicas foi lançada cerca de dez anos depois, com a compra do terreno do Campus da Universidade de Porto Alegre – hoje Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Um longo caminho foi percorrido até a a sua construação, até que em julho de 1971 criou-se o estatuto da instituição, houve a publicação no Diário Oficial da União e assim surgiu o Hospital de Clínica de Porto Alegre.

O rápido desenvolvimento

No mês de fevereiro de 1972 ocorreu, no ambulatório de Endocrinologia, o primeiro atendimento da Instituição. Neste mesmo ano, meses depois, foi internado o primeiro paciente em nefrologia. A cirurgia inaugural foi realizada pela equipe da Urologia em 1973 e o transplante inicial, de rins, aconteceu no ano seguinte.

A partir de então, o HCPA tem trilhado uma trajetória de sucesso na assistência, ensino, pesquisa e gestão em saúde. Isso o qualifica como um dos melhores hospitais brasileiros, e um dos pilares da assistência pública à saúde da população gaúcha. Por isso mesmo, o HCPA é reconhecido polo de formação de profissionais, produção de conhecimento e inovação. 

A unidade é certificada pela Acreditação Internacional da Joint Commission International (JCI), conquistada em 2013, de forma pioneira entre os hospitais universitários do país. Essa certificação indica que o HCPA está adequado aos padrões internacionais de atendimento, gestão, infraestrutura e qualificação profissional. O hospital, inclusive, foi modelo para criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). 

Os números do HCPA são bem expressivos. Em 2019, o HCPA realizou 33 mil internações, 567,7 mil consultas, 3,2 milhões de exames, 49,2 mil procedimentos cirúrgicos, 3,1 mil partos e 407 transplantes. 

O que preciso saber sobre o processo seletivo?

A prova de Residência Médica no Hospital de Clínicas de Porto Alegre é composto por duas etapas: prova objetiva, com valor de 90%, e análise curricular dos candidatos classificados, valendo 10%.

Os candidatos podem escolher, no momento da inscrição, onde deseja realizar a prova, se em Porto Alegre-RS ou São Paulo-SP. A escolha não pode ser alterada após conclusão da inscrição.

Primeira etapa

A primeira etapa é composta de uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Para as especialidades de acesso direto, a prova consta com 100 questões de multipla escolha, com 4 alternativas cada, sendo apenas 1 correta. Cada questão tem valor de 0,9 ponto, sendo a nota na prova objetiva igual ao número de acertos multiplicado pelo valor por questão. A duração máxima é de 5h.

A prova consta com 12 questões de cada especialidade da medicina básica: Cirurgia Geral, Clínica Médica, Medicina Preventiva e Social, Obstetrícia e Ginecologia e Pediatria.

Para os programas com pré-requisito, áreas de atuação e ano adicional, as provas objetivas variam de 50, 30 e 20 questões multipla escolha (4 alternativas cada, com apenas 1 correta) sobre a especialidade de pré-requisito.  Cada questão tem o valor de 1,8, 3,0 e 4,5, respectivamente. A nota na prova objetiva será igual ao número de acertos multiplicado pelo valor por questão. A duração máxima de duração da prova é de 3h.

Segunda etapa

A segunda etapa é apenas para os candidatos classificados na primeira fase. Tem caráter classificatório.

Nessa etapa são avaliadas as experiências pregressas do candidato, como histórico escolar da graduação, produção científica, monitorias, participação em eventos científicos, domínio de língua estrangeira e atividades extracurriculares, além da última nota da faculdade de origem no Enade.

Nas especialidades com pré-requisito, em particular, são avaliados ainda a pontuação no programa de Residência Médica de pré-requisito e atividades acadêmicas, como mestrado, doutorado, cursos teórico-práticos, e proficiência em outros idiomas. 

O que é preciso para ser aprovado(a) na residência?

Será considerado aprovado para a segunda fase os candidatos que alcançarem, no mínimo, 50% de acertos na prova objetiva e estiverem dentro do limite estabelecido para a classificação por cada especialidade (ex.: anestesiologia vai convocar 2x o número de vagas ofertadas, enquanto cardiologia 5x o número de vagas).

Os candidatos inscritos na condição de participantes do Programa de Valorização do Profissional na Atenção Básica (PROVAB) ou que tenham ingressado e concluído o Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade/Medicina Geral de Família e Comunidade (PRMGFC) podem solicitar o acrescimento de 10% à nota de cada etapa. É valido apenas para os cadidatos que escolherem as especialidades de acesso direto.

A nota final dos candidatos será formada pelo somatório dos pontos obtidos na 1ª etapa (máximo 90 pontos) e na 2ª etapa (máximo 10 pontos).

Critérios de desempate

Em caso de empate, os critérios selecionados são os seguintes:

  • maior número de pontos na 1ª etapa;
  • sorteio, em ato público.

Nota de Corte

A nota do último colocado aprovado no processo seletivo de 2021/2022, pode ser conferida na tabela abaixo:

Quais são os assuntos mais cobrados na prova de residência da HCPA?

A Sanar Residência separou para você os principais conteúdos que caem na prova da HCPA. Confira abaixo:

  • Estudos epidemiológicos;
  • História do SUS e leis orgânicas da saúde;
  • Medicina da família e comunidade;
  • Planejamento familiar;
  • O parto;
  • Saúde do trabalhador;
  • Aleitamento materno;
  • Pré e opós operatório;
  • HPV e câncer de colo uterino;
  • Indicadores de saúde.

Cronograma do processo seletivo

O edital foi lançado no dia 15/08/2022. Confira abaixo as principais datas do concurso:

  • Publicação do edital: 15/08/2022
  • Período de inscrições: 31/08 a 21/10/2022;
  • Taxa de inscrição: R$ 660,00;
  • Divulgação dos locais de prova: 07/11/2022;
  • Data da Prova: 12/11/2021;
  • Gabarito Preliminar: 14/11/2022;
  • Recurso contra o gabarito preliminar: 14 a 17/11/2022;
  • Gabarito definitivo e resultado da prova: 24/11/2021;
  • Apresentação do currículo: 30/11 a 01/12/2022;
  • Resultado preliminar do currículo: 14/12/2022;
  • Recurso contra análise de curriculo: 14 a 16/12/2022;
  • Publicação da classificação preliminar e convocação para sorteio de desempate: 27/12/2022;
  • Publicação da classificação final: 28/12/22;
  • Resultado final: 30/12/22;
  • Matrículas: 02 a 04/01/2023.

As inscrições para o processo seletivo  serão realizadas, no período determinado no cronograma, exclusivamente via internet, no site da Fundação Médica do Rio Grande do Sul (FUNDAMED).

Contatos

  • Telefone: (51) 3332-6840 ou (51) 3737-2614 e 3737-2618
  • Whatsapp: (51) 9986-8849 e (51) 98030-5235

Edital de residência médica do HCPA 2023: confira todas as vagas oferecidas para cada especialidade

O HCPA oferece uma variedade muito ampla de vagas, tanto para as especialidades de acesso direto, com para as que necessitam de pré-requisitos. Tem ainda vagas para áreas de atuação e anos adicionais.

Vagas por especialidade de acesso direto

Vagas para áreas com necessidade de pré-requisito

Área de Atuação

Anos adicionais

Como foi o último processo seletivo?

A seleção de 2021/2022 contou com a oferta de 84 especialidades distribuídas entre acesso direto, com pré-requisitos, áreas de atuação e anos adicionais. O hospital ofereceu cerca de 280 vagas.

Ranking das especialidades mais concorridas

Confira na tabela baixo, as especialidades mais concorridas no processo seletivo de 2021/2022 do HCPA:

O que esperar da residência médica do HCPA

A residência médica no HCPA é um dos mais requisitados do país e oferece vagas nas mais diversas especialidades médicas, tendo um leque muito grande de opções.

Além disso, conta com os principais pré-requisitos essenciais para a escolha da instituição: um hospital de grande complexidade, que oferece um grande número de atendimentos e procedimentos, além do incentivo à pesquisa científica.

Também detêm de uma extensa experiência na área de ensino, com programas de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado além da residência médica. 

Posts relacionados:

Referências

Fundação Médica do Rio Grande do Sul (FUNDAMED)

Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA)