Residência Médica

Residência médica na FESF SUS Bahia (Fundação Estatal Saúde da Família)

Residência médica na FESF SUS Bahia (Fundação Estatal Saúde da Família)

Compartilhar
Imagem de perfil de Sanar Residência Médica

Saiu o edital de residência médica 2022 da FESF SUS Bahia!!!

Conheça neste post tudo o que você precisa saber sobre a residência médica na FESF SUS Bahia (Funcação Estatal Saúde da Família).

Histórico da Instituição

A Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS) foi criada no ano de 2009. É um órgão publico que integra a administração indireta dos municípios da Bahia. Não possui fins lucrativos e é dotada de personalidade jurídica de direito privado. 

Seu objetivo existencial consiste em fortalecer o Sistema Único de Saúde, atuando em todas as regiões da Bahia na função integradora entre os serviços de saúde e os entes Federativos. 

Está presente em 69 municípios da Bahia e tem como princípios gestão compartilhada, democrática e participativa. Tenta unir o melhor dos dois mundos: a autonomia das Universidades Públicas com a agilidade e versatilidade das empresas Estatais. 

Nesse sentido, oferece serviços de residência médica e multiprofissional para profissionais de saúde. 

O processo seletivo

O Processo seletivo para provimento de vagas de residência médica na FESF se dá em etapa única, consistindo em prova escrita de caráter classificatório e eliminatório, constituída por 40 (quarenta) questões objetivas e 1(uma) questão dissertativa. 

Vagas da residência médica FESF SUS BA

Além dos conhecimentos requeridos nas grandes 5 áreas de graduação, a prova também cobrará do candidato conhecimentos em temas específicos da área de Medicina de Família e Comunidade, além de conhecimentos básicos em Língua Portuguesa e Informática. 

O local de realização das provas acontece no município de Salvador-BA.

Edital de residência médica da FESF SUS Bahia

O processo seletivo para o programa de Residência Médica do FESF SUS Bahia é realizado pela Fundação CEFET BAHIA.

Confira abaixo o cronograma com as principais datas do concurso:

Cronograma do edital 2022

  • Período de Inscrição: 22/11/2021 12/12/2021;
  • Aplicação da Prova Escrita: 23/01/2022;
  • Resultado da PROVA ESCRITA: 28/01/2022;
  • Resultado Final: 01/02/2022;
  • Convocação para Matrícula: 04/02/2022;

Uma observação importante é que o programa desenvolve ações em saúde em diversos municípios da Bahia, de forma que o residente pode ser convocado a atuar em áreas diferentes de sua lotação. 

Especialidades oferecidas

A instituição FESF SUS Bahia, devido à sua natureza institucional, oferece programa de residência médica apenas na área de Medicina Geral de Família e Comunidade.

Acesso direto

  • Medicina Geral de Família e Comunidade

O que esperar da residência médica na FESF SUS Bahia

A Residência Médica na FESF SUS Bahia tem como atrativo a quantidade de vagas oferecidas, além da possibilidade de atuar na atenção primária do Sistema Único de Saúde.

É uma área que vem se desenvolvendo muito nos últimos anos, tendo a procura deste profissional aumentada, até mesmo pelos planos de saúde. 

Além da bolsa oferecida pelo Ministério da Saúde, o residente terá acesso à uma bolsa complementar específica no valor de até R$ 6.035,92. Lembrando que esta é atrelada ao sistema de avaliação do residente. 

É possível, ainda, receber uma bolsa-formação no valor mensal de R$ 2.500,00 para aqueles que participarem do curso de especialização em preceptoria.

Dessa forma, a remuneração, bem acima dos demais programas de Residência Médica, constitui um dos principais atrativos da residência médica da FESF.

Confira o vídeo:

Posts relacionados: