Residência Médica

Residência médica na OSID (Obras Sociais Irmã Dulce)

Residência médica na OSID (Obras Sociais Irmã Dulce)

Compartilhar

Sanar Residência Médica

5 minhá 167 dias

O programa de residência médica do OSID tornou-se referência em ensino médico no Estado da Bahia devido ao alto nível de qualificação da equipe de professores, estrutura física, suporte tecnológico e grande volume de patologias abordadas.

Trata-se de uma entidade filantrópica que abriga um dos maiores complexos de saúde 100% SUS do país, que conta com um perfil de serviços distribuídos em 21 núcleos que prestam assistência à população de baixa renda nas áreas da Saúde, Assistência Social, Pesquisa Científica, Ensino em Saúde e Educação.

Histórico da Instituição

Fundadas em 1959 pela Santa Dulce dos Pobres, as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) são fruto da trajetória de amor e serviço em busca de um local para abrigar pobres e doentes recolhidos das ruas de Salvador. A instituição tornou-se uma das maiores entidades filantrópicas do país.

A sede fica localizada em Salvador, com 40 mil metros quadrados de área construída, 20 núcleos e 954 leitos hospitalares para atendimento clínico e cirúrgico. Desses núcleos, 19 apesentam atuação no campo da Saúde, como o Hospital Santo Antônio, Centro Geriátrico, Hospital da Criança, Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, Centro de Acolhimento à Pessoa com Deficiência e Centro Especializado em Reabilitação e Centro de Acolhimento e Tratamento de Alcoolistas. Nesse complexo são contabilizados cerca de 2,2 milhões de procedimentos ambulatoriais, 12 mil cirurgias e 18 mil internamentos por ano.

O principal núcleo do OSID é o Hospital Santo Antônio (HSA), que surgiu em 1959 em um galinheiro do convento, em que Irmã Dulce abrigou 70 doentes resgatados das ruas de Salvador. Atualmente, o hospital é uma das maiores unidades de saúde do Norte e Nordeste do e uma das mais bem equipadas da Bahia. Conta com 373 leitos, um Centro de Tratamento Intensivo e oferece atendimento em 17 especialidades, divididas entre as enfermarias de Clínica Médica, Clínica Médica de Longa Permanência (crônicos) e Clínica Cirúrgica.

Em junho de 2006, as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) assumiram a administração do Hospital do Oeste (HO), construído pelo governo do estado no município de Barreiras, localizado a 870 km de Salvador. O hospital conta com uma unidade de Urgência e Emergência, 193 leitos de internação distribuídos em Terapia Intensiva (UTI) Adulta, Pediátrica e Neonatal; Clínica Médica; Clínica Cirúrgica; Clínica Pediátrica; Clínica Obstetrícia e Unidade de Queimados.

O processo seletivo

O ingresso no Programa de Residência do OSID é feito através do processo seletivo unificado do SUS-BA, executado pela Comissão de Residência Estadual Médica da Bahia (CEREM) e Strix Educação.

Residências médicas na Bahia: CEREM BA

Edital de residência médica da OSID (SUS-BA)

O último edital (2021) do SUS-BA foi publicado em agosto de 2020 com as informações sobre as inscrições e regras do processo seletivo de 2021. O período de inscrição ocorreu do dia 25/08/2020 a 26/09/2020 através do site Strix Educação, com taxa de R$ 665,00.

Nas tabelas abaixo estão descritas as especialidades por vagas, ofertadas pelo OSID segundo o Edital 2021 do SUS-BA:

Vagas de residência médica via acesso direto na OSID
Fonte: COMISSÃO ESTADUAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA – CEREM/BA (2021)
Vagas de residência médica via pré-requisito na OSID
Fonte: COMISSÃO ESTADUAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA – CEREM/BA (2021)
Sanar-Residência-Médica-Trial-Extensivo-R1-2021

Especialidades oferecidas

As instituições vinculadas ao OSID oferecem várias especialidades, com e sem pré-requisito, com destaque para cirurgia de cabeça e pescoço, otorrinolaringologia e geriatria.

Acesso direto

  • Clínica Médica
  • Cirurgia Geral
  • Ginecologia e Obstetrícia
  • Ortopedia e Traumatologia
  • Otorrinolaringologia
  • Pediatria
  • Anestesiologia
  • Radiologia e Diagnóstico por Imagem

Áreas com necessidade de pré-requisito

  • Cirurgia de Cabeça e Pescoço
  • Cirurgia Pediátrica
  • Geriatria
  • Hematologia e Hemoterapia Pediátrica
  • Mastologia 
  • Medicina Intensiva Pediátrica
  • Neurologia Pediátrica
  • Urologia

O que esperar da residência médica na OSID

A residência médica no OSID é uma excelente escolha para quem prioriza, além da formação técnica, a atenção integral, multidisciplinar e humanizada.

A instituição oferece um grande número de procedimentos, profissionais qualificados e centro de pesquisa científica, itens que em geral são levados em consideração ao escolher a residência médica.

Além disso, possibilita atuar em um dos maiores legados filantrópicos da história do país, que tem como exemplo décadas de dedicação e amor ao próximo.

Sanar-Residência-Médica-Trial-Extensivo-R1-2021

Confira o vídeo:

Posts relacionados:

Compartilhe com seus amigos:
Política de Privacidade. © Copyright, Todos os direitos reservados.