Índice
- 1 História da Instituição
- 2 O que preciso saber sobre o processo seletivo?
- 3 O que é preciso para ser aprovado(a) na residência?
- 4 Cronograma do processo seletivo
- 5 Edital de residência na Rede Dasa-RJ 2023: confira todas as vagas oferecidas para cada especialidade
- 6 Como foi o último processo seletivo?
- 7 O que esperar da residência na Rede DASA-RJ
- 8 Posts relacionados
- 9 Referências
Saiu o edital de residência médica na Rede DASA-RJ 2022/2023. Acesse e saiba tudo sobre o edital, número de vagas e muito mais!
A Rede DASA, rede de saúde integral e completa, Regional Rio de Janeiro/RJ, é a maior rede de saúde de saúde integrada. Faz parte da rede as seguintes instituições:
- Casa de Saúde Nossa Senhora do Carmo (CSNSC);
- Complexo Hospitalar de Niterói (CHN);
- Hospital São Lucas Copacabana (HSL).
História da Instituição
A Rede DASA é uma rede que visa a ampliação e integralização do cuidado em saúde, possuindo uma rede diagnóstica, um grupo hospitalar e uma empresa de gestão de cuidados.
Trabalham aliados com a tecnologia e tudo de mais novo que existe sobre inavações tecnológicas. Tem mais de 40 profissionais trabalhando em rede para que possam oferecer o melhor serviço ao público.
Instituições participantes
Casa de Saúde Nossa Senhora do Carmo (CSNSC)
Fundada em 1968, conta com 215 leitos de internação, UTI adulto, e Neonatal, Serviço de Hemodinâmica, Emergência 24hs com equipe multidisciplinar (clínicos, obstetras e ortopedistas).
É a primeira unidade hospitalar da Região Oeste do Rio de Janeiro a realizar Cirurgias Cardíacas (1997) e procedimentos de hemodinâmica (coronariana e vascular periférica).
A CSNSC realiza uma média de 6.500 atendimentos ambulatoriais, 750 cirurgias, 17.000 atendimentos de urgência/mês. Conta ainda com um completo Centro de Diagnóstico por Imagem, capacitado a realizar desde exames simples até os de maior complexidade, incluindo ressonâncias.
Complexo Hospitalar de Niterói (CHN)
Desde 1991, o CHN, localizado no centro de Niterói, destaca-se pela segurança e excelência em medicina de alta complexidade, constante investimento em tecnologia médica e qualidade no acolhimento dos pacientes.
O CNH conta com cerca de 42 mil metros quadrados, mais de 336 leitos. A unidade conta com especialistas renomados, equipe multidisciplinar qualificada, estrutura moderna e parque tecnológica de ponta.
Investe constantemente no aprimoramento de seus processos internos. Atualmente, tem foco em cinco grandes centros de referência: Transplante, Medicina Cardiovascular, Oncologia, Neurologia e Cuidado Materno-infantil.
Hospital São Lucas Copacabana
É um hospital especializado em transplante, cirurgia robótica, oncologia, cardiologia, cirurgia geral e bariátrica e neurocirurgia.
As acreditações internacionais e o Centro Médico no Shopping da Gávea, voltado para atendimento em hepatologia, transplantes, hemodiálise, ortopedia e traumatologia e outras especialidades, garantem o comprometimento com o cuidado e segurança do paciente.
O Centro de Ensino e Treinamento (CET) do Hospital São Lucas Copacabana promove cursos, palestras, núcleos de pesquisa e inovação e ações de educação tanto para a equipe de assistência hospitalar interna e externa quanto para o público leigo.
Além dos cursos voltados para a equipe assistencial, são realizados treinamentos de aperfeiçoamento técnico e participação em eventos, incluindo os simpósios e jornadas internacionais e os encontros do Visão São Lucas.
O que preciso saber sobre o processo seletivo?
A seleção será realizado em duas fases: prova objetiva e análise e arguição curricular.
1° Fase
A organização, aplicação e correção da 1ª FASE do Processo será de responsabilidade da CONSESP – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda.
As provas da 1ª Fase serão aplicadas nas cidades de Brasília/DF, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo – Capital, devendo o candidato optar no momento da inscrição pela prestação das provas em uma das três cidades.
Provas objetivas (escritas) desenvolver-se-ão em forma de testes, por meio de questões de múltipla escolha. Terá a duração máxima de 4h.
- Acesso direto: a prova constará de 80 questões, sendo 16 de cada área básica da medicina (clínica médica, pediatria, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia e medicina preventiva e social);
- Provas de pré-requisito: constará de 50 questões que versará sobre conteúdos do pré-requisito.
2° Fase
A organização, aplicação e correção da 2ª FASE do Processo serão de responsabilidade das COREME’s da Casa de Saúde Nossa Senhora do Carmo, Complexo Hospitalar de Niterói e Hospital São Lucas Copacabana.
Esta fase será realizada na cidade/localidade do Hospital onde será realizado o programa de residência.
Essa etapa objetiva analisar e arguir o candidato sobre seu currículo, com o objetivo de mensurar:
- postura;
- objetividade;
- capacidade de autoavaliação;
- expectativas profissionais para os próximos dois anos;
- a fluência verbal e desenvoltura;
- coerência com os dados apresentados no currículo;
- interesse;
- comprometimento;
- capacidade de liderança e resolução de conflitos.
O que é preciso para ser aprovado(a) na residência?
A prova objetiva será avaliada na escala de 0 (zero) a 90 (noventa) pontos e terá caráter classificatório e eliminatório, utilizando-se sistema de nota padronizada:

Serão classificados os candidatos que obtiverem Nota Padronizada igual ou superior a 45. Serão considerados selecionados/habilitados para a 2ª Fase, os candidatos, de acordo com o número de vagas previsto no presente Edital, na proporção 5 vezes o número de vagas.
Nota final
A Nota Final para os candidatos inscritos nos Programas de Acesso Direto será a soma da Nota Padronizada obtida na prova objetiva (1ª fase), já acrescida de eventuais bônus (PROVAB ou PRMGFC) e a nota obtida na
2ª Fase, cujo o valor máximo é 10 pontos, acrescida de eventuais bônus.
A Nota Final para os candidatos inscritos nos Programas de Pré-Requisito será a soma da Nota Padronizada obtida na prova objetiva (1ª fase) e a nota obtida na 2ª Fase, cujo o valor máximo é 10 pontos.
Nota de corte
Confira agora a nota de corte do processo seletivo de 2021/2022 para ser selecionado para a 2ª fase na DASA-Rj:

Cronograma do processo seletivo
O edital foi lançado no dia 03/10/2022. Confira abaixo as principais datas do concurso:
- Período de inscrição: 24/10/2022 a 01/12/2022;
- Taxa de inscrição: R$ 350,00
- Inscrições homologadas e convocação para provas: 06/12/2022;
- 1° fase: 12/12/2022;
- Gabarito: 12/12/2022;
- Recurso do gabarito: 13 e 14/12/2022;
- Resultado dos recursos sobre os gabaritos preliminares: Até 23/12/2022;
- Resultado da 1° fase: 23/12/2022;
- 2° fase: 09 a 27/01/2023;
- Resultado da 1° e 2° fase: 03/02/2023;
- Recurso do resultado: 04 e 05/02/2023;
- Resultado final: 10/02/2023;
- Matrícula 1° chamada: 14, 15 e 16/02/2023;
- Início do programa: primeiro dia útil do mês de março de 2023.
As inscrições para o processo seletivo serão realizadas, no período determinado no cronograma, exclusivamente via internet, no site da DASA EDUCA.
Contato
- Telefone: (11) 4328-1314
Edital de residência na Rede Dasa-RJ 2023: confira todas as vagas oferecidas para cada especialidade
A Rede Dasa-RJ oferece vagas para especialidades de acesso direto e de pré-requisito. Confira agora a quantidade disponibilizada para cada especialidade:
Vagas por especialidade de acesso direto


Vagas para áreas com necessidade de pré-requisito


Como foi o último processo seletivo?
O processo seletivo de 2021/2022 ofertou vagas de acesso direto, de especialidades de pré-requisito e ano adicional. Ao todo foram 8 especialidades.
Ranking das especialidades mais concorridas
Confira agora a relação vaga/candidato e descobra quais as especialidades mais concorridas no processo seletivo de 2021/2022:

O que esperar da residência na Rede DASA-RJ
Os programas são teórico-práticos, compostos por aulas, seminários e discussões de artigos científicos. O conhecimento teórico é aplicado graças a diversas atividades práticas, todas orientadas por médicos preceptores e realizadas em unidades ambulatoriais e hospitalares.
Os residentes são preparados para o mercado de trabalho e podem, inclusive, ser incorporados ao corpo clínico dos serviços de diagnósticos da rede.

Posts relacionados
- Residência Médica no Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (UNIFESO)
- Residência médica na FMUSP (Faculdade de Medicina da USP)
- Lei de Residência Médica: O que você precisa saber
- Residência médica na UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
- Residência médica UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
- Dez razões para experimentar os cursos de residência médica da Sanar
- Residência Médica no Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC)