Índice
A residência médica na UFBA consagrou-se como um dos mais importantes serviços da área no estado da Bahia, tendo como seu principal campo de prática o Complexo Hospitalar Universitário Prof. Edgard Santos (ComHUPES), uma unidade hospitalar e ambulatorial pública de grande porte e componente exclusivo do Sistema Único de Saúde.
Localizado no bairro do Canela na capital baiana, o complexo é constituído por três unidades, congregadas no ano de 2006: o Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES), também conhecido como Hospital das Clínicas, o Centro Pediátrico Professora Hosannah de Oliveira (CPPHO) e o Ambulatório Professor Francisco Magalhães Neto (AMN).
Juntas, as três unidades são consideradas referência nacional em diversas especialidades, além de terem sido palco de acontecimentos pioneiros no Norte-Nordeste.
O Complexo é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) ligada ao Ministério da Educação desde 2012 e possui como missão prestar assistência à saúde da população, formar recursos humanos com fomento das práticas de ensino, pesquisa e assistência, além da geração de conhecimentos relevantes para a sociedade.
Dessa maneira, o Programa de Residência Médica (PRM) do Complexo HUPES tem formado profissionais de excelência, consolidando-se um dos mais relevantes serviços do país.
Histórico da Instituição
A Faculdade de Medicina da Bahia da Universidade Federal da Bahia foi fundada em fevereiro de 1808 por D. João VI, logo após a transferência da família real portuguesa para o Brasil, sendo então a primeira escola médica do país.
Inicialmente nomeada de “Escola Cirúrgica da Bahia”, recebeu o nome de “Faculdade de Medicina” em 1832. Passaram pela instituição nomes como Oscar Freire, Manuel Vitorino, Nina Rodrigues e Juliano Moreira.
O Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (ComHUPES), além do componente hospitalar e ambulatorial, é também uma unidade de ensino, servindo de campo de prática tanto para os integrantes do programa de residência, quanto para os estudantes do curso de medicina da UFBA.
O complexo é referência de média e alta complexidade na Bahia, além de ter sido marcado por eventos pioneiros no estado, como a realização da primeira hemodiálise do Norte-Nordeste e a primeira Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Bahia.
A inauguração do HUPES ocorreu em 1948, com a finalidade de suprir as demandas acadêmicas do curso de Medicina da Universidade Federal da Bahia. Em 2010, tornou-se órgão estruturante da UFBA.
A unidade de clínica médica possui três unidades de internação e, também, as seguintes especialidades com atendimento ambulatorial e/ou interconsulta: Geriatria, Endocrinologia, Medicina Paliativa, Reumatologia, Imunologia/Alergia, Dermatologia, Infectologia e Oncologia de Tumores Sólidos.
Em 2019, o Hospital das Clínicas passou a ser considerado Unidade de Referência em Doenças Raras na Bahia.
O Processo Seletivo
O acesso aos programas de residência médica da UFBA se dá através do Processo Seletivo Unificado do CEREM/BA – SUS. A prova e o processo seletivo são de responsabilidade da empresa Strix Educação, já conhecida na área de seleções e concursos na Bahia.
No ano anterior (2019), o processo seletivo teve apenas uma fase que consistiu na aplicação de uma prova única com caráter eliminatório e classificatório.
Para especialidades de acesso direto na residência médica na UFBA, a prova conteve 25 situações-problema, cada uma com três questões (a, b, c) que deveriam ser respondidas com textos de até duas linhas.
As 25 situações-problema foram divididas igualmente para contemplar os 5 pilares principais da graduação em medicina: Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Medicina Preventiva. A prova teve duração de 4 horas.
Para especialidades com pré-requisito, a prova conteve 15 situações-problema, também de caráter eliminatório e classificatório, mantendo o formato de respostas.
As principais diferenças se referem ao conteúdo abordado, o qual foi relacionado à área médica que é pré-requisito da especialidade pleiteada, além da duração da prova que foi de 3 horas.
Instituições Participantes
Por ser um processo seletivo unificado, diversas instituições participam da oferta de vagas em programas de residência médica para inúmeras especialidades, sendo elas:
- Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia
- Clínica Senhor do Bonfim
- Complexo Hospitalar Universitário Prof. Edgard Santos – UFBA
- Escola Estadual de Saúde Pública – SESAB
- Fundação Bahiana de Cardiologia
- Hospital Ana Nery
- Hospital Aristides Maltez – Liga Bahiana Contra o Câncer
- Hospital Calixto Midlej Filho
- Hospital Couto Maia
- Hospital da Bahia
- Hospital da Cidade
- Hospital da Mulher – Fundação Hospitalar Feira de Santana
- Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães
- Hospital de Olhos de Feira de Santana
- Hospital do Oeste
- Hospital do Subúrbio – Prodal Saúde
- Hospital Estadual da Criança
- Hospital Geral Clériston Andrade
- Hospital Geral Ernesto Simões Filho
- Hospital Geral Roberto Santos
- Hospital Juliano Moreira
- Hospital Manoel Novaes – Santa Casa de Itabuna
- Hospital Manoel Victorino
- Hospital Martagão Gesteira
- Hospital Otorrinos de Feira de Santana
- Hospital Português da Bahia
- Hospital Regional de Juazeiro
- Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus – IFF
- Hospital Regional de Vitória da Conquista
- Hospital Sagrada Família
- Hospital Santa Izabel
- Hospital Santo Antônio
- Hospital São Rafael
- Hospital São Vicente de Paulo
- Instituto Brasileiro de Oftalmologia e Prevenção da Cegueira
- Instituto de Perinatologia da Bahia
- Secretaria Municipal de Saúde de Salvador
- Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista
Edital
Foi publicado no site da Strix Educação em agosto de 2020, o edital para o Processo Seletivo Unificado de 2021, tendo a seleção mantido o formato anterior.
As inscrições foram realizadas no período de 25/08 a 26/09 de 2020, exclusivamente pela internet, por meio do site da Strix. Para ter sua participação confirmada, o candidato deveria realizar o pagamento da taxa de R$665,00 por meio de um boleto bancário emitido diretamente pelo sistema.
Contudo, dada a vigente pandemia da COVID-19, somada às restrições impostas pelos poderes estaduais e municipais, o edital está suspenso.
Em resposta, no dia 24 de outubro, foi emitido um comunicado oficial anunciando o adiamento da prova para 17/01/2021 e a mudança para um formato de avaliação online, por meio de uma plataforma mundial de seleção de candidatos.
A prova será baseada em situações-problema e casos clínicos, as questões serão agora de múltipla escolha, dispondo o candidato de um tempo de 3 minutos para responder cada uma delas e não sendo possível retornar à questão após o envio da resposta.
Para acompanhar as novas publicações e acessar informações quanto às medidas de segurança adotadas pelo processo seletivo, os candidatos devem acessar o site da Strix Educação.
Apesar das mudanças no formato da avaliação, ainda consta no site a quantidade de vagas oferecidas por cada especialidade do ComHUPES e que podem ser conferidas abaixo:
Especialidades com acesso direto

Especialidades com pré-requisito

Áreas de atuação

Especialidades oferecidas na residência médica da UFBA
A residência na UFBA é referência para a assistência terciária. O HUPES recebe principalmente pacientes portadores de patologias que necessitam de alta complexidade.
O programa de residência médica do Hospital das Clínicas tem o objetivo de formar excelentes profissionais médicos para atuarem no Sistema Único de Saúde (SUS), sendo considerado um dos mais importantes do país, por meio das seguintes especialidades:
Acesso Direto
- Anestesiologia
- Cirurgia Básica
- Cirurgia Geral
- Clínica Médica
- Dermatologia
- Genética Médica
- Ginecologia e Obstetrícia
- Infectologia
- Medicina da Família e Comunidade
- Medicina do Trabalho
- Neurologia
- Oftalmologia
- Ortopedia e Traumatologia
- Otorrinolaringologia
- Patologia
- Pediatria
- Psiquiatria
- Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Áreas com necessidade de pré-requisito
- Cardiologia
- Cardiologia Pediátrica
- Cirurgia Plástica
- Cirurgia Vascular
- Coloproctologia
- Ecocardiografia
- Endocrinologia e Metabologia
- Endocrinologia Pediátrica
- Gastroenterologia
- Gastroenterologia Pediátrica
- Hematologia e Hemoterapia
- Hepatologia
- Nefrologia
- Neonatologia
- Nutrologia Pediátrica
- Pneumologia
- Pneumologia Pediátrica
- Reumatologia
- Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia
- Urologia
O que esperar da residência médica na UFBA
Sendo a Faculdade de Medicina da Bahia a primeira do Brasil, a instituição já detém certa história e tradição no país. O programa de residência médica da UFBA traz consigo uma diversa gama de especialidades e profissionais capacitados.
A cidade de Salvador é dotada de grandes hospitais, capazes de ofertar a infraestrutura e o volume de pacientes necessários para uma boa aprendizagem.
Além disso, o estado conta com ótimos profissionais e centros de referência em diversas áreas, como o Hospital Couto Maia, referência em infectologia, e o próprio Hospital Universitário Professor Edgar Santos, referência em doenças raras. Com isso, a residência do HUPES é capaz de ofertar o necessário para uma formação médica humanizada e de alta qualidade.
Autores, revisores e orientadores:
- Autor: Filipe Catarino – @filipebsc
- Coautor: Gabriel Monteiro – @monteirogabriel__
- Revisora: Jade Domingues – @jadedominguessss
- Orientador(a): Dr. Jorge Bastos
- Liga: Liga Acadêmica de Cirurgia da Bahia – LACIR – @lacir.ufba
O texto acima é de total responsabilidade do autor e não representa a visão da sanar sobre o assunto.
Gostou da postagem? Quer ter a sua liga postando no Sanarmed também? Clique no botão abaixo e participe!