Residência Médica

Residência médica na UFPel

Residência médica na UFPel

Compartilhar

Sanar Residência Médica

6 minhá 157 dias

O programa de residência médica da UFPel oferece várias especialidades, todas credenciadas pela CNRM. Hoje a residência da UFPel é referência em áreas de Clínica Médica, Cirurgia, GO, Pediatria e Emergência.

Localizada no Sul do Rio Grande do Sul, na cidade de Pelotas, a 250 km de Porto Alegre, a Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) tem grande projeção com seus cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado) em Epidemiologia, com conceito máximo da CAPES, e considerados um dos melhores do Brasil.

Histórico da Instituição

A Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) foi  criada em 1969 a partir da Universidade Rural do Sul (URS) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRRS), composta inicialmente pelas Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Faculdade de Veterinária, Faculdade de Ciências Domésticas, Faculdade de Direito (fundada em 1912), Faculdade de Odontologia (1911) e o Instituto de Sociologia e Política (ISP), fundado em 1958.

Outras instituições particulares que existiam em Pelotas foram agregadas à UFPel, como o Curso de Medicina do Instituto Pró-Ensino Superior no Sul do Estado (Ipesse).

A UFPEL tem 22 unidades acadêmicas e conta com 96 cursos de Graduação presenciais, sendo 66 bacharelados, 22 licenciaturas, 8 tecnólogos e 3 cursos de graduação a distância, em 117 polos. Na pós-graduação, são 26 doutorados, 50 mestrados, 6 cursos de mestrado profissional e 34 cursos de especialização.

A Faculdade de Medicina está inserida na comunidade local e regional desde a sua fundação, prestando serviços à comunidade de forma gratuita. Como a maioria das instituições de ensino médico do país, procura disponibilizar aos alunos de graduação e pós-graduação, múltiplos cenários para aquisição de conhecimentos.

Os estágios e o programa de residência ofertados pela instituição são realizados no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas e surgiu da necessidade de um ambiente para o aprendizado prático dos acadêmicos da Faculdade de Medicina.

Até sua criação, as atividades de ensino da prática médica eram realizadas no Hospital Sociedade Portuguesa de Beneficência, a partir de um convênio. Em 1981, este convênio foi alterado e criou-se, ainda dentro de suas dependências, o Hospital Escola com 117 leitos abrangendo as todas as grandes áreas da medicina.

O Hospital Escola presta atendimento a 22 municípios da região, exclusivamente pelo SUS, representando uma estrutura de saúde de referência para Pelotas e macrorregião em uma série de especialidades e desde 2015 está sob administração da EBSERH.

Atualmente a UFPel está construindo seu hospital próprio, junto à área da Faculdade de Medicina. O projeto contempla três blocos, sendo que um deles – da Oncologia – está em fase de conclusão.

O processo seletivo de residência médica da UFPel

O processo seletivo é dividido em duas fases:

  • 1ª fase: prova escrita – PESO 90%
  • 2ª fase: análise e Arguição Curricular – PESO 10%

Edital de residência da UFPel

No último edital de 2020 para ingresso em 2021, as inscrições foram feitas através da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), via Internet, exclusivamente pelo site da AMRIGS, do dia 14/09/2020 até o dia 14/10/2020, mediante ao pagamento de um boleto no valor de R$ 150,00.

A primeira fase ocorrerá dia 22/11/2020. A lista dos classificados para a fase 2, assim como a data, o horário e o local da análise e arguição curricular estarão disponíveis no site http://novo.heufpel.com.br/coreme/, a partir do dia 16/12/2020.

Os resultados oficiais do processo seletivo serão divulgados, especificados por etapa e por área de opção, no site http://novo.heufpel.com.br/coreme/ após encerrada a FASE 2. Cada especialidade divulgará o seu resultado, bem como dia e horário da matrícula, independente das demais especialidades.

vagas de residência médica da UFPel

Especialidades oferecidas

Acesso direto

  • Anestesiologia
  • Cirurgia Geral
  • Clínica Médica
  • Obstetrícia e Ginecologia
  • Pediatria
  • Psiquiatria
  • Medicina de Família e Comunidade
  • Área Cirúrgica Básica

Áreas com necessidade de pré-requisito

  • Cirurgia Oncológica
  • Gastroenterologia
  • Endocrinologia e Metabologia
  • Neonatologia

O que esperar da residência médica da UFPel

A residência médica é uma etapa fundamental na formação do médico e a escolha do local é uma decisão que deve levar em conta vários aspectos.

Um deles é optar por uma instituição consolidada, como a UFPel que oferece um programa de residência com qualidade no ensino técnico, multidisciplinar e humanizado. 

Além disso, oferece a oportunidade de atuar frente ao hospital referência na prestação de assistência médico-hospitalar de média e alta complexidade da cidade de Pelotas e Região.

O Hospital Escola é voltado para o aperfeiçoamento de médicos, técnicos e alunos, possibilitando a realização de pesquisas, estágios, cursos de pós-graduação e eventos científicos, proporcionando ao residente uma vivência multidisciplinar e humanística.

Sanar-Residência-Médica-Trial-Extensivo-R1-2021

Posts relacionados:

Compartilhe com seus amigos:
Política de Privacidade. © Copyright, Todos os direitos reservados.