Residência Médica

Residência médica na UFSCar

Residência médica na UFSCar

Compartilhar

Sanar Residência Médica

7 minhá 161 dias

O programa de residência médica na UFSCar, realizado no Hospital Universitário Profº. Dr. Horácio Carlos Panepucci, no interior paulistano, é referência em Clínica Médica e Medicina de Família e Comunidade. 

O HU da UFSCar é o hospital escola mais jovem sob administração da esfera federal no Brasil. Por conta disso, há poucos programas de residência médica veiculados a instituição dada a importância da mesma no cenário local, principalmente por se afastar dos grandes centros médicos. 

Histórico da Instituição

Desde o início da década de 2000, a Universidade Federal de São Carlos – UFSCar ansiava criar novos cursos na área de saúde, entretanto não dispunha de equipamentos de saúde próprios e enfrentava dificuldades para obter cenários de práticas adequados para a formação de seus alunos, dependendo integralmente dos equipamentos públicos e privados da rede de atenção à saúde da região.

A partir de 2002, a conjuntura decorrente do alinhamento político entre os governos Federal, Municipal e a própria Universidade abriu uma janela de oportunidade para que o projeto de expansão da área da saúde ocorresse. Em 2004, com a inauguração da Unidade de Saúde Escola – USE, houve melhoras importantes nas condições de ensino da instituição, o que culminou com a abertura dos cursos de Medicina em 2006 e de Gerontologia em 2009.

O Hospital Escola iniciou suas atividades no dia 03 de novembro de 2007, passando a integrar a recém-criada Rede Escola de Cuidado à Saúde do Município de São Carlos, com a oferta de um serviço de emergência com a porta regulada e 21 leitos de observação, além de uma pequena estrutura de exames de imagem

Desde 2012, o HU-UFSCar passou a ser administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh de modo a alinhar gestão com os interesses acadêmicos e curriculares previstos. 

O processo seletivo

Na UFSCar são oferecidos dois programas de residência médica: Clínica médica e Medicina de família e comunidade. A seleção para 2021 ainda não teve início, porém a expectativa é que as etapas se mantenham iguais a 2020. 

As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, no site da UFSCar. Serão confirmadas aquelas que enviarem documentação corretamente e realizarem o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 300,00, dentro do prazo estipulado em edital.

O processo seletivo será realizado por meio de duas etapas:

  • 1ª fase: prova teórica e objetiva – de caráter classificatório e eliminatório com duração de 4 horas e 50 questões.
  • 2ª fase: análise e arguição do currículo: candidatos aprovados na fase anterior deverão submeter o curriculum vitae, conforme explicita o edital e se submeter a análise da banca avaliadora em data previamente agendada.
Temas das Provas de  Residência médica na UFSCar

São aprovados para a segunda fase os candidatos que alcançarem 50% da nota da prova objetiva. A pontuação final se dá pelo simples somatório das notas de ambas as etapas. 

Especialidades oferecidas

O HU-UFSCar oferece dois programas, ambos de acesso direto.

Acesso direto

  • Clínica médica
  • Medicina de família e comunidade

Áreas com necessidade de pré-requisito

  • Atualmente, ainda não são oferecidas. 

Edital de residência da UFSCar

Em 2020, os editais para residência médica da UFSCar mostraram a oferta das seguintes especialidades:

O programa de residência em Clínica Médica da UFSCar foi planejado para o treinamento em serviço nos três níveis de atenção à saúde, com base em metodologias ativas de ensino-aprendizagem.

Ao longo de dois anos o médico terá vivências e poderá adquirir habilidades para cuidar de pacientes clínicos, conquistando independência e responsabilidade de forma progressiva.

As atividades dos residentes dentro do Programa ocorrem sob supervisão qualificada e integral, o que garante o cuidado seguro e eficaz ao paciente, bem como o adequado desenvolvimento técnico e humano, em ambiente pautado por diretrizes éticas e científicas.

Com o objetivo geral de formar recursos humanos especializados em Clínica Médica, foi planejado para obter alto nível de resolutividade e atuação norteada por princípios éticos e técnico-científicos.

O programa de residência médica em Medicina de Família e Comunidade (MFC) da UFSCar busca formar o profissional médico em consonância com a realidade da população brasileira, levando em conta as suas necessidades de saúde, doenças de maior prevalência nas diferentes etapas do ciclo vital.

Nesse sentido, contempla estratégias para ampliar a qualidade e eficiência dos serviços de saúde para o enfrentamento dessas necessidades e problemas de saúde da população de São Carlos e região, além de capacitar todos os profissionais dos serviços de saúde que de alguma maneira contribuem para a formação pós-graduada dos profissionais.

Desenvolve-se em parceria entre a universidade e a Secretaria Municipal de Saúde e na sua construção considera o contexto local, o perfil sócio-demográfico e epidemiológico, bem como a organização da Rede de Cuidado à Saúde do Município.

Provavelmente o edital para o ano de 2021 seja lançado nas próximas semanas! Fique atento! A expectativa é que não seja alterado o quantitativo final de vagas. 

Sanar-Residência-Médica-Trial-Extensivo-R1-2021

O que esperar da residência na UFSCar

A residência médica, em qualquer instituição, é um programa com regimento severo, carga horária intensa de trabalho, cobranças, treinamento e avaliações constantes. Com médico residente da UFSCar essa rotina não poderia ser diferente.

Os residentes do HU-UFSCar terão uma oportunidade de formação diferenciada, uma vez que poderão contar com moderna infraestrutura para atuação profissional e com a supervisão de um corpo clínico com ampla bagagem profissional.

Segundo o Paulo Magalhães Gomes Ramacciotti, chefe da Unidade de Gerenciamento de Atividades de Pós-graduação do HU, em entrevista aos jornais locais, os programas de residência consolidarão o HU em sua principal vocação, que é a do ensino.

Além disso, o constante aprimoramento do corpo clínico, dos docentes e dos residentes exigido por esses programas impactará positivamente na quantidade e na qualidade do atendimento prestado à população de São Carlos e região.

Em resumo, o programa de residência médica no HU Profº. Dr. Horácio Carlos Panepucci da UFSCar, apesar de sua recente implementação, possui a qualidade técnica esperada com a disponibilização de vagas em um hospital moderno e de qualidade técnica no interior de São Paulo.

Sanar-Residência-Médica-Trial-Extensivo-R1-2021

Confira o vídeo:

Posts relacionados:

Compartilhe com seus amigos:
Política de Privacidade. © Copyright, Todos os direitos reservados.