Residência Médica

Residência médica na UNISC

Residência médica na UNISC

Compartilhar

Sanar Residência Médica

4 min há 384 dias

Os programas de residência médica da UNISC são oferecidos em áreas de acesso direto através da parceria com o Hospital Santa Cruz. A Universidade de Santa Cruz do Sul é uma universidade comunitária localizada na cidade de Santa Cruz do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul.

Histórico da Instituição

A UNISC foi fundada em 1962 pela Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul,  sua mantenedora. A instituição inicialmente era composta pela Faculdade de Ciências  Contábeis. Em 1967 tiveram início  os cursos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras.

Ao longo das décadas a universidade foi ampliada e passou a oferecer diversos cursos, inclusive na área da Saúde, como Psicologia, Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia, Nutrição, Farmácia e Medicina.

Em 2008 a UNISC obteve nota máxima na avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) do Ministério da Educação – MEC. Em 2010, novamente, a Universidade obteve a nota máxima, cinco, na Avaliação Institucional Externa INEP/SESu/MEC.

Em 2003, o Hospital Santa Cruz (HSC) foi incorporado à instituição, sendo o maior e mais antigo hospital do município de Santa Cruz do Sul e da região.

Em 2012, o HSC recebeu dos Ministérios da Saúde e da Educação o reconhecimento como Hospital de Ensino.

Entre outros aspectos, contribuíram para a obtenção dessa distinção a excelente avaliação do Curso de Medicina da UNISC pelo MEC e a implantação de Residências Médicas nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Medicina de Família e Comunidade e Ginecologia e Obstetrícia.

O processo seletivo

O processo seletivo será realizado em duas etapas (edital 2020) em parceria com a Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs) e a universidade.

  • 1ª etapa: prova escrita objetiva de caráter eliminatório e classificatório constituída no exame AMRIGS/2020, no dia 22/11/2020
  • 2ª etapa: análise de currículo e arguição realizada pela Comissão de Residência Médica (COREME).

Todos os programas terão prova específica de medicina geral, com peso de 90% para a prova objetiva e 10% para análise de currículo e arguição, exceto para o programa de Clínica Médica que terá 90% da prova e 10% da análise curricular.

Edital de residência médica da UNISC

O último edital lançado é referente ao ingresso nos Programas de Residência Médica de 2021. As inscrições foram realizadas no período de 14/09/20 a 14/10/20 através do site Residência Médica UNISC, mediante ao pagamento da taxa de R$ 260,00. O resultado final será divulgado dia 14/01/21.

Vagas de residência médica da UNISC

Especialidades oferecidas

Acesso direto

  • Clínica Médica
  • Cirurgia Básica
  • Ginecologia e Obstetrícia
  • Medicina de Família e Comunidade
  • Pediatria

O que esperar da residência médica na UNISC

A residência médica é uma etapa fundamental na formação do médico e a escolha do local é uma decisão que deve levar em conta vários aspectos.

Um deles é optar por uma instituição consolidada, como a UNISC que oferece um programa de residência com qualidade no ensino técnico, multidisciplinar e humanizado. 

Além disso, oferece a oportunidade de atuar frente ao hospital referência na prestação de assistência médico-hospitalar de média e alta complexidade da cidade de Santa Cruz do Sul.

O Hospital Santa Cruz é voltado para o aperfeiçoamento de médicos, técnicos e alunos, possibilitando a realização de pesquisas, estágios, cursos de pós-graduação e eventos científicos, proporcionando ao residente uma vivência multidisciplinar e humanística.

Sanar-Residência-Médica-Trial-Extensivo-R1-2021

Posts relacionados:

Compartilhe com seus amigos: