Residência Médica

Residência médica na UNISC

Residência médica na UNISC

Compartilhar
Imagem de perfil de Sanar Residência Médica

Os programas de residência médica da UNISC são oferecidos em áreas de acesso direto através da parceria com o Hospital Santa Cruz. A Universidade de Santa Cruz do Sul é uma universidade comunitária localizada na cidade de Santa Cruz do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul.

Histórico da Instituição

A UNISC foi fundada em 1962 pela Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul,  sua mantenedora. A instituição inicialmente era composta pela Faculdade de Ciências  Contábeis. Em 1967 tiveram início  os cursos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras.

Ao longo das décadas a universidade foi ampliada e passou a oferecer diversos cursos, inclusive na área da Saúde, como Psicologia, Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia, Nutrição, Farmácia e Medicina.

Em 2008 a UNISC obteve nota máxima na avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) do Ministério da Educação – MEC. Em 2010, novamente, a Universidade obteve a nota máxima, cinco, na Avaliação Institucional Externa INEP/SESu/MEC.

Em 2003, o Hospital Santa Cruz (HSC) foi incorporado à instituição, sendo o maior e mais antigo hospital do município de Santa Cruz do Sul e da região.

Em 2012, o HSC recebeu dos Ministérios da Saúde e da Educação o reconhecimento como Hospital de Ensino.

Entre outros aspectos, contribuíram para a obtenção dessa distinção a excelente avaliação do Curso de Medicina da UNISC pelo MEC e a implantação de Residências Médicas nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Medicina de Família e Comunidade e Ginecologia e Obstetrícia.

O processo seletivo

O processo seletivo será realizado em duas etapas (edital 2020) em parceria com a Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs) e a universidade.

  • 1ª etapa: prova escrita objetiva de caráter eliminatório e classificatório constituída no exame AMRIGS/2020, no dia 22/11/2020
  • 2ª etapa: análise de currículo e arguição realizada pela Comissão de Residência Médica (COREME).

Todos os programas terão prova específica de medicina geral, com peso de 90% para a prova objetiva e 10% para análise de currículo e arguição, exceto para o programa de Clínica Médica que terá 90% da prova e 10% da análise curricular.

Edital de residência médica da UNISC

O último edital lançado é referente ao ingresso nos Programas de Residência Médica de 2021. As inscrições foram realizadas no período de 14/09/20 a 14/10/20 através do site Residência Médica UNISC, mediante ao pagamento da taxa de R$ 260,00. O resultado final será divulgado dia 14/01/21.

Vagas de residência médica da UNISC

Especialidades oferecidas

Acesso direto

  • Clínica Médica
  • Cirurgia Básica
  • Ginecologia e Obstetrícia
  • Medicina de Família e Comunidade
  • Pediatria

O que esperar da residência médica na UNISC

A residência médica é uma etapa fundamental na formação do médico e a escolha do local é uma decisão que deve levar em conta vários aspectos.

Um deles é optar por uma instituição consolidada, como a UNISC que oferece um programa de residência com qualidade no ensino técnico, multidisciplinar e humanizado. 

Além disso, oferece a oportunidade de atuar frente ao hospital referência na prestação de assistência médico-hospitalar de média e alta complexidade da cidade de Santa Cruz do Sul.

O Hospital Santa Cruz é voltado para o aperfeiçoamento de médicos, técnicos e alunos, possibilitando a realização de pesquisas, estágios, cursos de pós-graduação e eventos científicos, proporcionando ao residente uma vivência multidisciplinar e humanística.

Posts relacionados: