Residência Médica

Residência médica na UVV (Universidade de Vila Velha)

Residência médica na UVV (Universidade de Vila Velha)

Compartilhar
Imagem de perfil de Sanar Residência Médica

Saiu o edital de residência médica da UVV!!!

A residência médica da UVV, a Universidade de Vila Velha no Espírito Santo, ocorre em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha (SMSVV) e Hospital Meridional Praia da Costa.

Para o ano de 2022, são disponibilizadas 16 vagas para os programas de Clínica Médica,  Ginecologia e Obstetrícia, Medicina da Família e Comunidade e Pediatria. 

Histórico da Instituição

A história da UVV começou em 16 de abril de 1974, quando o professor Aly da Silva (in memoriam) fundou a Sociedade Educacional do Espírito Santo (Sedes), nossa atual mantenedora.

Em 5 de março de 1976, inaugurou o Centro Superior de Ciências Sociais de Vila Velha e, menos de um mês depois, realizaram o primeiro vestibular. 

Em 21 de dezembro de 2011 conquistaram a credencial de Universidade. A partir dessa data, o Centro Universitário Vila Velha transformou-se em Universidade Vila Velha. 

O Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves foi inaugurado em 04 de abril de 2002 com 08 leitos de pediatria e 05 leitos de UTIN. Entre 2003 a 2008 houve a inauguração do ambulatório de especialidades pediátricas, ampliação dos leitos de UTI Neonatal para 25 leitos, ampliação da enfermaria de pediatria para 51 leitos, inaugurações do banco de sangue, centro cirúrgico, centro diagnóstico, pronto socorro, UTI pediátrica, banco de leite, sala de recreação e maternidade.

O Hospital Estadual Antônio Bezerra de Farias foi fundado em 1958. É referência em Urgência e Emergência no município de Vila Velha.

Já o Hospital Dório Silva foi inaugurado em 1988, prestando serviços especializado para clínica médica, cirurgia eletiva especializada de média complexidade, atenção ao Idoso, UTI Neonatal, programa de Internação Domiciliar (PID) e ambulatório de Especialidades. 

O processo seletivo

O edital para ingresso em 2022 foi lançado em Novembro de 2021 e disponibiliza 16 vagas para áreas de acesso direto. Confira abaixo as principais datas do concurso:

Cronograma edital UVV 2022

  • Período de inscrições: 11/11/2021 a 10/12/2021;
  • Taxa de inscrição: R$ 370,00. 
  • PROVA TEÓRICA: 14/12/2021;
  • Entrega do curriculum vitae para análise: 14/12/2021;
  • Divulgação do gabarito: 14/12/2021;
  • Divulgação do Resultado Final: 22/12/2021;
  • Matrícula dos aprovados: 27 e 28/01/2022;
  • Início do Programa: 01/03/2022.

O processo seletivo ocorre em duas fases: 

  • Prova Teórica (eliminatória e classificatória) consistirá de exame escrito, objetivo valendo 90% do total da nota final. Composto de 90 questões com conteúdo programático nas áreas de Cirurgia, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Coletiva e Pediatria. 
  • Análise do Curriculum vitae (classificatória), valendo 10% da nota final, deverá ser entregue impreterivelmente no dia da prova teórica.

Edital de residência médica da UVV

As inscrições serão realizadas acessando o endereço eletrônico da UVV . Para o ano de 2022, foram ofertadas vagas de acordo com a distrbuição abaixo:

Especialidades oferecidas

A UVV tem destaque nas residências de Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia, devido aos campos de práticas nessas áreas serem realizados em Hospitais especializados, como no Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves.  

Acesso direto

  • Clínica Médica
  • Ginecologia e Obstetrícia 
  • Medicina da Família e Comunidade
  • Pediatria 

O que esperar da residência na UVV

A UVV, por meio de Hospitais especializados no estado do Espírito Santo, conta com infraestrutura de qualidade, preceptores experientes e demanda elevada de pacientes, tudo que o residente precisa para uma especialização qualificada.

Posts relacionados: