Residência Médica

Residência médica no Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ)

Residência médica no Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ)

Compartilhar
Imagem de perfil de Sanar Residência Médica

Saiba tudo sobre o edital de residência médica no Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ).

Histórico da Instituição

Com quase 50 anos de atividades, o UNIPÊ é uma das melhores instituições de ensino superior das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Em 21 de Junho de 1971 Afonso Pereira da Silva, José Loureiro Lopes, José Trigueiro do Vale, Flávio Colaço Chaves, Manuel Batista de Medeiros e Marcos Augusto Trindade fundaram a isntituição no antigo Mosteiro de São Bento, o então Ipê. 

Em novembro do mesmo ano, por meio do convênio firmado com a Prefeitura Municipal e integração da Universidade Autônoma de João Pessoa, recebe autorização para abertura e funcionamento das faculdades de Pedagogia e Licenciatura, Ciências Jurídicas e Sociais, Educação Física, Administração, Comunicação, Artes, Psicologia e Pesquisa Marinha.

Atualmente a instituição tem como missão ministrar ensino de qualidade, integrado às funções acadêmicas de pesquisa e extensão, que orientam as ações institucionais no sentido de assegurar formação integral aos seus alunos.

Estrutura

O UNIPÊ conta com o mais completo espaço para a realização de práticas médicas, atendimentos e simulação de técnicas. Além de ter uma arquitetura toda pensada para acessibilidade, materiais e equipamentos modernos e toda infraestrutura necessária para proporcionar o melhor aprendizado prático alinhado com a teoria.

Programa de Residência

O UNIPÊ oferece vagas de residência médica para programas de acesso direto. No subtítulo de vagas você verá mais detalhes de quais são as especialidades oferecidas e o tempo de duração dos programas.

O que preciso saber sobre o processo seletivo?

A seleção para fazer residência médica no Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ) é própria da instituição. 

Dessa forma, para concorrer às vagas, os interessados devem realizar a inscrição no site da instituição. O processo seletivo conta com apenas uma etapa, que consiste na prova objetiva. Saiba mais detalhes:

Prova objetiva do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ)

Durante esta etapa, os candidatos serão submetidos a questões de múltipla escolha, cada uma com 05 alternativas, das quais apenas uma delas é correta. Os assuntos cobrados variam de acordo com cada programa. Confira:

  • Acesso Direto: 50 questões igualmente divididas entre assuntos de Cirurgia Geral, Clínica Médica, Obstetrícia e Ginecologia, Medicina Preventiva e Social e Pediatria.

O que é preciso para ser aprovado(a) no Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ)?

A Nota Final será o resultado da pontuação obtida na fase única do Processo Seletivo de Residência Médica, conforme segue: 

NF = NPO 

Os candidatos são classificados de acordo com o número de vagas disponíveis por programa e, em caso de empate na última posição, avaliados pelos seguintes critérios:

  • Maior Nota da Prova Objetiva (NPO)
  • Maior pontuação nos itens da Prova Objetiva referentes ao Programa de Residência Médica que o candidato escolheu

Para mandar bem na prova e garantir uma pontuação alta, é importante estudar de forma focada, dominar os assuntos mais cobrados e garantir que o seu currículo reflete uma vivência plena da graduação, envolvimento em atividades extracurriculares fazem muita diferença. 

Quais são os assuntos mais cobrados na prova objetiva?

Entre os assuntos que com certeza estarão na prova, estão:

  • Diabetes mellitus
  • Colelitíase
  • Assistência pré-natal
  • Puricultura

 Cronograma do processo seletivo

Confira abaixo as principais datas do concurso:

  • Período de inscrições:  aguardando
  • Taxa de inscrição:  aguardando
  • Solicitação de Isenção: aguardando
  • Prazo para envio via link da documentação para análise curricular: aguardando
  • Data da Prova: aguardando
  • Gabarito Preliminar: aguardando
  • Recursos contra o gabarito preliminar: aguardando
  • Divulgação do resultado do Exame Escrito (pós-recurso) e do Gabarito Definitivo: aguardando
  • Resultado preliminar da análise curricular: aguardando
  • Resultado da análise curricular pós-recurso e Nota Final: aguardando

Edital de residência do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ): lista de vagas oferecidas por especialidade

Como foi o último processo seletivo?

Para mandar bem no processo seletivo, é importantíssimo conferir como foi a última prova, ficar por dentro de informações sobre especialidades mais concorridas, nota de corte e mais. Nessa instituição, a especialidade mais concorrida é ginecologia e obstetrícia

O que esperar da residência médica do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ)?

O Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ) possui como objetivos ser referência em ensino, pesquisa e assistência de qualidade, integrado à rede de atenção à saúde.

Certamente, a residência médica no UNIPÊ será marcada pelo ensino de qualidade. Além disso, a instituição é referência em serviços hospitalares.. 

Referências

  • Ministério da Educação
  • Página oficial do UNIPÊ

Sugestão de leitura complementar