Residência Médica

Residência médica no Dante Pazzanese

Residência médica no Dante Pazzanese

Compartilhar

Sanar Residência Médica

7 min há 256 dias

A Residência Médica no Dante Pazzanese é para o médico que tem interesse em atuar na área de Cardiologia. Isso porque a primeira instituição a oferecer essa modalidade foi o IDPC, quando ainda era Instituto de Cardiologia do Estado de São Paulo.

Além disso, o Instituto Dante Pazzanese tem estrutura docente e de pesquisa que podem alavancar os conhecimentos dos residentes, com desenvolvimento de pesquisas importantes para os médicos em processo de formação. 

Por outro lado, o IDPC oferece diferentes programas de residência em atuações específicas (R3), como Ecocardiografia, Cirurgia Endosvascular e Eletrofisiologia Clínica Invasiva. Confira neste post mais detalhes sobre a Residência Médica no Dante Pazzanese.

Histórico da Instituição

Antes Instituto de Cardiologia do Estado de São Paulo, o primeiro a oferecer um curso de Residência Médica em Cardiologia do Brasil, hoje o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia é reconhecido como uma das mais prestigiadas instituições especializadas na área cardiovascular, seja clínica, cirúrgica ou vascular periférica. A unidade é também conhecida por realizar exames diagnósticos e terapêuticos e transplantes cardíacos e renais.

O instituto foi criado por meio da Lei nº 2.552, de 13 de janeiro de 1954, pelo governador Lucas de Nogueira Garcez. A finalidade era mesmo prestar assistência médico-hospitalar em regime ambulatorial, de emergência e de internação na área cardiovascular.

Atualmente, o IDPC realiza investigação e pesquisa na área cardiovascular, incluindo o desenvolvimento de novas tecnologias, equipamentos, procedimentos e práticas.

Entre as pesquisas pioneiras realizadas estão aquelas que resultaram em técnicas importantes, como de cirurgia para correção anatômica das grandes artérias (Cirurgia de Jatene) e de reconstrução geométrica do aneurisma do ventrículo esquerdo. Ambas foram desenvolvidas pelo Prof. Dr. Adib Domingos Jatene.

O Instituto Dante Pazzanese tem vinculação com a Universidade de São Paulo, na qualidade de Entidade Associada, desde os anos 1990. Isso permite o desenvolvimento de atividades de pós-graduação stricto sensu, em linhas de pesquisa clínica, intervencionista e cirúrgica, bem como a capacitação de novos pesquisadores e cientistas no meio médico.

Na Residência Médica, três programas são credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica: Cardiologia Clínica (66 vagas), Cirurgia Cardiovascular (8) e Cirurgia Vascular (4). Há ainda vagas em atuações específicas (R3), como:

  • Ecocardiografia (15)
  • Eletrofisiologia Clínica Invasiva (12)
  • Ergometria (10)
  • Hemodinâmica (13)
  • Cardiologia Pediátrica (12)
  • Cirurgia Endosvascular (4)
  • Transplante Cardíaco(2)

O processo seletivo

O processo seletivo do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (IDPC) ocorre por meio de edital conjunto da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo (SUS-SP). A seleção tem etapa única, que é a prova objetiva com questões de múltipla escolha, aplicada na cidade de São Paulo.

Para áreas básicas e especialidades de acesso direto, são 100 questões sobre conhecimentos em Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Medicina Preventiva e Social. Os candidatos têm 04 horas para responder à prova.

Para as especialidades com pré-requisito, os candidatos devem responder 60 questões sobre assuntos referentes à área exigida. O tempo de prova é de 03 horas. 

Os médicos que cumpriram um ano de exercício contínuo de atividades no Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB) e que concluíram dois anos do programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade/Medicina Geral de Família e Comunidade (PRMGFC) ganham adicional de 10% na nota final do processo seletivo. 

Edital de residência médica do Dante Pazzanese

A seleção ocorre por meio do edital conjunto da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo (SUS-SP). A última chamada pública, referente ao ingresso em 2020, foi aberta entre setembro e outubro, com inscrições entre outubro e novembro, no site da Fundação Carlos Chagas. A taxa de inscrição custou R$ 215,00. 

Como o edital SUS-SP é totalmente unificado, o candidato deve indicar no ato da inscrição qual a especialidade de sua preferência. A instituição onde fará a Residência Médica escolhida só será informada no dia da convocação para o chamado “leilão de vagas”. 

Nesse momento, quem teve a melhor nota na prova objetiva pode escolher primeiro. Por isso, é importante chegar ao “leilão” com a indicação de preferência pelo Instituto Dante Pazzanese. O candidato que não se apresentar na hora determinada de convocação, não terá acesso à escolha da instituição e será considerado desistente do processo seletivo. 

Todo o processo ocorre na cidade de São Paulo. No edital para ingresso em 2020, a prova objetiva aconteceu em dezembro. 

Nessa mesma seleção, foram oferecidas 105 vagas para o Instituto Dante Pazzanese, distribuídas da seguinte forma:

EspecialidadeVagasGrupo
Cirurgia Cardiovascular6Acesso direto
Cardiologia66Pré-requisito em Clínica Médica
Cirurgia Vascular4Pré-requisito em Cirurgia Geral
Cardiologia Pediátrica4Pré-requisito em Pediatria ou Cardiologia
Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista7Pré-requisito em Cardiologia
Ecocardiografia13Pré-requisito em Cardiologia
Eletrofisiologia Clínica Invasiva2Pré-requisito em Cardiologia
Reabilitação e Ergometria3Pré-requisito em Cardiologia

A instituição deixa disponível alguns meios de contato para esclarecer dúvidas de candidatos:

  • Telefones: (11) 5085-6099 / (11) 5085-6234 
  • E-mail: coreme@dantepazzanese.org.br

Especialidades oferecidas

O Instituto Dante Pazzanese é referência na assistência cardiológica e cardiovascular, mas também oferece programas nas áreas de atuação específica.

Acesso direto

  • Cirurgia Cardiovascular

Áreas com necessidade de pré-requisito

  • Cardiologia
  • Cirurgia Vascular
  • Ecocardiografia
  • Eletrofisiologia Clínica Invasiva
  • Ergometria
  • Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista
  • Cardiologia Pediátrica
  • Cirurgia Endosvascular
  • Transplante Cardíaco
  • Reabilitação e Ergometria

O que esperar da residência médica no Dante Pazzanese

A vivência de Residência Médica no Instituto Dante Pazzanese não difere muito das demais instituições.

A carga de trabalho é pesada, são 60 horas semanais de trabalho, plantão de até 24 horas, estudos de casos e artigos fora do hospital. 

Por outro lado, a Residência Médica no Dante Pazzanese pode ser uma experiência enriquecedora para quem tem interesse na área de Cardiologia, na qual a instituição é referência.

O corpo docente e a importância da instituição para o mercado de saúde podem ser diferenciais para o médico que quer atuar nesse campo e precisa confiar numa instituição para se formar.

Sanar-Residência-Médica-Trial-Extensivo-R1-2021

Confira o vídeo:

Posts relacionados:

Compartilhe com seus amigos:
Política de Privacidade. © Copyright, Todos os direitos reservados.