Índice
A Residência Médica no Dante Pazzanese é para o médico que tem interesse em atuar na área de Cardiologia. Isso porque a primeira instituição a oferecer essa modalidade foi o IDPC, quando ainda era Instituto de Cardiologia do Estado de São Paulo.
Além disso, o Instituto Dante Pazzanese tem estrutura docente e de pesquisa que podem alavancar os conhecimentos dos residentes, com desenvolvimento de pesquisas importantes para os médicos em processo de formação.
Por outro lado, o IDPC oferece diferentes programas de residência em atuações específicas (R3), como Ecocardiografia, Cirurgia Endosvascular e Eletrofisiologia Clínica Invasiva. Confira neste post mais detalhes sobre a Residência Médica no Dante Pazzanese.
Histórico da Instituição
Antes Instituto de Cardiologia do Estado de São Paulo, o primeiro a oferecer um curso de Residência Médica em Cardiologia do Brasil, hoje o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia é reconhecido como uma das mais prestigiadas instituições especializadas na área cardiovascular, seja clínica, cirúrgica ou vascular periférica. A unidade é também conhecida por realizar exames diagnósticos e terapêuticos e transplantes cardíacos e renais.
O instituto foi criado por meio da Lei nº 2.552, de 13 de janeiro de 1954, pelo governador Lucas de Nogueira Garcez. A finalidade era mesmo prestar assistência médico-hospitalar em regime ambulatorial, de emergência e de internação na área cardiovascular.
Atualmente, o IDPC realiza investigação e pesquisa na área cardiovascular, incluindo o desenvolvimento de novas tecnologias, equipamentos, procedimentos e práticas.
Entre as pesquisas pioneiras realizadas estão aquelas que resultaram em técnicas importantes, como de cirurgia para correção anatômica das grandes artérias (Cirurgia de Jatene) e de reconstrução geométrica do aneurisma do ventrículo esquerdo. Ambas foram desenvolvidas pelo Prof. Dr. Adib Domingos Jatene.
O Instituto Dante Pazzanese tem vinculação com a Universidade de São Paulo, na qualidade de Entidade Associada, desde os anos 1990. Isso permite o desenvolvimento de atividades de pós-graduação stricto sensu, em linhas de pesquisa clínica, intervencionista e cirúrgica, bem como a capacitação de novos pesquisadores e cientistas no meio médico.
Na Residência Médica, três programas são credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica: Cardiologia Clínica (66 vagas), Cirurgia Cardiovascular (8) e Cirurgia Vascular (4). Há ainda vagas em atuações específicas (R3), como:
- Ecocardiografia (15)
- Eletrofisiologia Clínica Invasiva (12)
- Ergometria (10)
- Hemodinâmica (13)
- Cardiologia Pediátrica (12)
- Cirurgia Endosvascular (4)
- Transplante Cardíaco(2)
O processo seletivo
O processo seletivo do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (IDPC) ocorre por meio de edital conjunto da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo (SUS-SP). A seleção tem etapa única, que é a prova objetiva com questões de múltipla escolha, aplicada na cidade de São Paulo.
Para áreas básicas e especialidades de acesso direto, são 100 questões sobre conhecimentos em Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Medicina Preventiva e Social. Os candidatos têm 04 horas para responder à prova.
Para as especialidades com pré-requisito, os candidatos devem responder 60 questões sobre assuntos referentes à área exigida. O tempo de prova é de 03 horas.
Os médicos que cumpriram um ano de exercício contínuo de atividades no Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB) e que concluíram dois anos do programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade/Medicina Geral de Família e Comunidade (PRMGFC) ganham adicional de 10% na nota final do processo seletivo.
Edital de residência médica do Dante Pazzanese
A seleção ocorre por meio do edital conjunto da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo (SUS-SP). A última chamada pública, referente ao ingresso em 2020, foi aberta entre setembro e outubro, com inscrições entre outubro e novembro, no site da Fundação Carlos Chagas. A taxa de inscrição custou R$ 215,00.
Como o edital SUS-SP é totalmente unificado, o candidato deve indicar no ato da inscrição qual a especialidade de sua preferência. A instituição onde fará a Residência Médica escolhida só será informada no dia da convocação para o chamado “leilão de vagas”.
Nesse momento, quem teve a melhor nota na prova objetiva pode escolher primeiro. Por isso, é importante chegar ao “leilão” com a indicação de preferência pelo Instituto Dante Pazzanese. O candidato que não se apresentar na hora determinada de convocação, não terá acesso à escolha da instituição e será considerado desistente do processo seletivo.
Todo o processo ocorre na cidade de São Paulo. No edital para ingresso em 2020, a prova objetiva aconteceu em dezembro.
Nessa mesma seleção, foram oferecidas 105 vagas para o Instituto Dante Pazzanese, distribuídas da seguinte forma:
Especialidade | Vagas | Grupo |
Cirurgia Cardiovascular | 6 | Acesso direto |
Cardiologia | 66 | Pré-requisito em Clínica Médica |
Cirurgia Vascular | 4 | Pré-requisito em Cirurgia Geral |
Cardiologia Pediátrica | 4 | Pré-requisito em Pediatria ou Cardiologia |
Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista | 7 | Pré-requisito em Cardiologia |
Ecocardiografia | 13 | Pré-requisito em Cardiologia |
Eletrofisiologia Clínica Invasiva | 2 | Pré-requisito em Cardiologia |
Reabilitação e Ergometria | 3 | Pré-requisito em Cardiologia |
A instituição deixa disponível alguns meios de contato para esclarecer dúvidas de candidatos:
- Telefones: (11) 5085-6099 / (11) 5085-6234
- E-mail: coreme@dantepazzanese.org.br
Especialidades oferecidas
O Instituto Dante Pazzanese é referência na assistência cardiológica e cardiovascular, mas também oferece programas nas áreas de atuação específica.
Acesso direto
- Cirurgia Cardiovascular
Áreas com necessidade de pré-requisito
- Cardiologia
- Cirurgia Vascular
- Ecocardiografia
- Eletrofisiologia Clínica Invasiva
- Ergometria
- Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista
- Cardiologia Pediátrica
- Cirurgia Endosvascular
- Transplante Cardíaco
- Reabilitação e Ergometria
O que esperar da residência médica no Dante Pazzanese
A vivência de Residência Médica no Instituto Dante Pazzanese não difere muito das demais instituições.
A carga de trabalho é pesada, são 60 horas semanais de trabalho, plantão de até 24 horas, estudos de casos e artigos fora do hospital.
Por outro lado, a Residência Médica no Dante Pazzanese pode ser uma experiência enriquecedora para quem tem interesse na área de Cardiologia, na qual a instituição é referência.
O corpo docente e a importância da instituição para o mercado de saúde podem ser diferenciais para o médico que quer atuar nesse campo e precisa confiar numa instituição para se formar.