Índice
- 1 Histórico da Instituição
- 2 Processo seletivo da residência médica da HC UFMG
- 3 Prova objetiva
- 4 O que é preciso para ser aprovado(a)?
- 5 Quais são os assuntos mais cobrados na prova objetiva?
- 6 Como foi o último processo seletivo?
- 7 O que esperar da Residência médica no HC UFMG?
- 8 Referências
- 9 Posts relacionados
Confira tudo que você precisa saber sobre a residência médica da HC UFMG!
O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG) é administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Um hospital universitário, público e geral, integrado 100% ao Sistema Único de Saúde (SUS).
A instituição atua no atendimento à sociedade, na formação de recursos humanos, no desenvolvimento de pesquisas e na produção e incorporação de tecnologia na área da saúde por meio de atividades de ensino, pesquisa e assistência.
Atende todas as especialidades e subespecialidades oferecidas pelo SUS com exceção da radioterapia. É referência em alta complexidade para o estado de Minas Gerais.
Histórico da Instituição
A história do Hospital das Clínicas da UFMG se confunde com a história do ensino médico em Belo Horizonte. O início foi em 1928, ano de fundação do Hospital São Vicente de Paulo (atual HC-UFMG), naquela época ainda pertencente à Sociedade São Vicente de Paulo.
Depois, em 1931, o Hospital São Vicente de Paulo é doado à Faculdade, constituindo-se como o núcleo do seu futuro Hospital das Clínicas.
O complexo hospitalar do Hospital das Clínicas da UFMG possui uma área de 64 mil m² e é formado, atualmente, por um edifício principal, o Hospital São Vicente de Paulo, e sete prédios anexos para atendimento ambulatorial.
O HC-UFMG é referência em transplantes, maternidade e berçário de alto risco, oncologia e quimioterapia, cirurgia cardíaca, entre outros.
Processo seletivo da residência médica da HC UFMG
O processo seletivo para ingresso nos programas de residência médica da UFMG fica sob responsabilidade da EBSERH, que através do Instituto AOCP, organiza e executa o ENARE (Exame Nacional de Residência Médica).
A UFMG oferta vagas em especialidades de acesso direto, e especialidades com necessidade de pré-requisito.
Dessa forma, para concorrer às vagas deste ano, os interessados devem realizar a inscrição no site oficial do Enare. A seleção possui duas etapas: uma prova objetiva de múltipla escolha, de peso 9, e uma avaliação curricular, de peso 1.
Prova objetiva
Durante esta etapa, os candidatos serão submetidos a questões de múltipla escolha. Os assuntos cobrados variam de acordo com cada programa. Confira:
- Acesso Direto: 100 questões igualmente divididas entre assuntos de Cirurgia Geral, Clínica Médica, Obstetrícia e Ginecologia, Medicina Preventiva e Social e Pediatria.
- Pré-requisito: 80 questões versando sobre temas relacionados à área pré-requisitada.
A nota final da 1ª etapa será a soma aritmética dos pontos obtidos no exame escrito (objetivo)
Análise de currículo
Os candidatos que alcançarem no mínimo 50% pontos na 1° etapa fica apto para a análise curricular (2° etapa). É preciso enviar os documentos do currículo no ato da inscrição.
O que é preciso para ser aprovado(a)?
O resultado final segue o seguinte cálculo:
Nota final (NF) = (Nota da 1ª Etapa x 9) + (Nota da 2ª Etapa x 1) + (Pontuação Adicional do item 10).
Os candidatos são classificados de acordo com o número de vagas disponíveis por programa e, em caso de empate na última posição, avaliados pelos seguintes critérios:
- Nota obtida na prova escrita;
- Maior idade.
Para mandar bem na prova e garantir uma pontuação alta, é importante estudar de forma focada e dominar os assuntos mais cobrados. Além disso, vale garantir que o seu currículo reflete uma vivência plena da graduação, envolvimento em atividades extracurriculares fazem muita diferença.
Quais são os assuntos mais cobrados na prova objetiva?
A prova do Enare cobra assuntos das cinco grandes áreas da medicina. As áreas aparecem praticamente na mesma proporção nas questões da prova. Entre os assuntos que com certeza estarão na prova, estão:
- Hipertensão arterial sistêmica
- Colelitíase
- Insuficiência cardíaca
- Pré e Pós operatório
- Estudos Epidemiológicos
- Vulvovaginites e Cervicites
Como foi o último processo seletivo?
Para mandar bem no processo seletivo, é importante conferir como foi a última prova, ficar por dentro de informações sobre especialidades mais concorridas, nota de corte e mais.
Como o HU UFMG aderiu ao Enare, não deixe de conferir o nosso post completo com tudo que você precisa saber sobre o Enare e muito mais.
Assista também a correção comentada da prova do Enare 2021/22:
O que esperar da Residência médica no HC UFMG?
A instituição é referência em Minas Gerais no atendimento de média e alta complexidade. Além disso, o HC UFMG tem a missão de desenvolver assistência em saúde com eficiência, qualidade e segurança de forma indissociável e integrada ao ensino, à pesquisa e à extensão.
Referências
- Página oficial do Enare
- Ministério da Educação
- Portal da UFMG