Residência Médica

Residência médica no HC UFMG (Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais)

Residência médica no HC UFMG (Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais)

Compartilhar

Sanar Residência Médica

6 min há 359 dias

Saiu o edital de residência médica 2022 da UFMG!!!

A residência médica no HC UFMG (Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais), assim como em qualquer outra instituição, consiste em um programa de pós-graduação, do tipo lato sensu, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), com regimento determinado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

Para a seleção de 2022, o HC-UFMG oferece programas de residência médica em áreas como cirurgia geral, cardiologia, pediatria, neurocirurgia, assim como especialização em reprodução assistida para ginecologistas e obstetras e transplante de medula óssea para hematologistas. A partir do ano de 2022, a UFMG passa a fazer o seu processo seletivo para residência médica através do Exame Nacional de Residência Médica (ENARE).

Histórico da Instituição

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), é um hospital universitário, público e geral, integrado 100% ao Sistema Único de Saúde (SUS). A instituição atua no atendimento à sociedade, na formação de recursos humanos, no desenvolvimento de pesquisas e na produção e incorporação de tecnologia na área da saúde por meio de atividades de ensino, pesquisa e assistência. 

Atende todas as especialidades e subespecialidades oferecidas pelo SUS com exceção da radioterapia, constituindo-se como referência em alta complexidade para o estado de Minas Gerais.

O prédio principal localiza-se à Avenida Professor Alfredo Balena, nº 110, Campus da Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais, no centro da região hospitalar de Belo Horizonte. Ao todo, o HC-UFMG tem mais de 60.000 m² de área construída e 504 leitos.

O HC-UFMG é referência em transplantes, maternidade e berçário de alto risco, oncologia e quimioterapia, cirurgia cardíaca, entre outros.

O processo seletivo ENARE 2022

O processo seletivo para ingresso nos programas de residência médica da UFMG fica sob responsabilidade da EBSERH, que através do Instituto AOCP, organiza e executa o ENARE (Exame Nacional de Residência Médica), um processo seletivo unificado que engloba inúmeras instituições cuja gestão é realizada pela EBSERH. 

Confira abaixo as principais datas do concurso:

Cronograma ENARE 2022:

  • Publicação do Edital: 06/10/2021;
  • Período de Inscrição para os Candidatos: 20/10 a 08/11/2021;
  • Envio da documentação para análise curricular: 18/10 a 12/11;
  • Solicitação de isenção da taxa: 20/10 a 22/10/2021;
  • Taxa de inscrição: R$ 270,00;
  • Divulgação dos locais e horários de prova: 01/12/2021;
  • 1ª Etapa (Prova Objetiva): 12/12/2021;
  • Divulgação do gabarito preliminar: 12/12/2021;
  • Período de recursos ao gabarito: 13 e 14/12/2021;
  • Resultado da 1ª Etapa e gabarito definitivo: 24/01/2022;
  • Resultado preliminar da análise curricular (2ª Etapa): 24/01/2022;
  • Recurso ao resultado da 2ª Etapa: 25 e 26/01/2022;
  • Resultado Final: 02/02/2022;
  • 1ª oportunidade para escolha de instituição: 03/02 a 07/02;
  • Resultado 1ª oportunidade: 08/02;
  • 2ª oportunidade para escolha de instituição: 09/02 a 11/02;
  • Resultado 2ª oportunidade: 14/02;
  • Registro e Matrícula: fevereiro de 2022 (previsão).

A seleção possui duas etapas: uma prova objetiva de múltipla escolha, de peso 9, e uma avaliação curricular, de peso 1.

Os candidatos são classificados de acordo com o número de vagas disponíveis por programa e, em caso de empate na última posição, avaliados pelos seguintes critérios:

  • Nota obtida na prova escrita;
  • Maior idade.

Por ser um processo seletivo que envolve inúmeras instituições, a prova será realizada em todas as capitais do país, além de 23 cidades, totalizando 50 locais de aplicação das provas.

Cabe ao candidato, no momento da inscrição, escolher em qual das cidades abaixo pretende realizar a prova.

Vagas UFMG oferecidas no edital ENARE 2022

A UFMG oferta vagas em especialidades de acesso direto, e especialidades com necessidade de pré-requisito. Confira abaixo a relação de especialidades e suas respectivas vagas.

Acesso direto

Especialidade com ano adicional/área de atuação/pré-requisito

O que esperar da residência médica no HC-UFMG

A residência médica, em qualquer instituição, é um programa de pós-graduação com regimento severo quanto às normas de condutas e cobranças hetero e auto-impostas quanto ao crescimento do ponto de vista acadêmico e de formação profissional. Desse modo, uma das maiores dificuldades do residente é lidar com a carga horária de trabalho exaustiva. Todavia, todos os programas devem respeitar a carga horária máxima de 60 horas semanais, nelas incluídas o máximo de 24 horas de plantão.

Além disso, todo residente recebe uma bolsa de R$ 3.330,43, valor que está sujeito a descontos de 20% de contribuição previdenciária. Ademais, o residente tem direito aos seguintes benefícios: alimentação gratuita, condições de descanso e conforto compatíveis com o hospital, licença maternidade e paternidade, um dia de folga semanal e 30 dias consecutivos de repouso por ano de atividade.

Confira o vídeo:

Posts relacionados:

Compartilhe com seus amigos:
Política de Privacidade © Copyright, Todos os direitos reservados.