Índice
A residência médica no HCM (Hospital Dr. Carlos Macieira) é caracterizada por treinamento prático, sólido e intenso, em uma instituição de alta complexidade com sede na cidade de São Luís – Maranhão.
O hospital tem sua gestão realizada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), gerenciado pelo Instituto Acqua.
Histórico da Instituição
O Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM) é referência no estado Maranhão há muitos anos em atendimentos de alta complexidade. Foi inaugurado há mais de quatro décadas e conta com área construída de 20 mil m² e oferece assistência em urgência, emergência, clínica cirúrgica e médica, exames de imagens e laboratoriais, consultas e cirurgias.
O atendimento multiprofissional é um diferencial elogiadíssimo, que inclui as áreas de enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, serviço social, nutrição e psicologia. Outras características de atendimento são os serviços de odontologia hospitalar e sessões de hemodiálise.
Cerca de 1.300 funcionários (diretos e indiretos) atuam na unidade, gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).
Os números mensais do HCM estão descritos abaixo:
O processo seletivo
O processo seletivo para ingresso nos programas de residência médica do HCM é responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES/MA), uma seleção unificada regional com o apoio da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).
As inscrições foram realizadas exclusivamente via internet, no período de 31/08/2020 a 30/09/2020, no endereço eletrônico da UEMA, no menu “Processo Seletivo”. A taxa de inscrição no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais) por programa inscrito.
O Processo Seletivo será realizado em apenas uma etapa:
- FASE ÚNICA: prova objetiva: conhecimentos gerais para programas de acesso direto (80 questões em 4 horas) e conhecimentos específicos para programas com pré-requisito (40 questões em 2 horas). A prova será aplicada no dia 12 de dezembro de 2020 nas cidades de São Luís e Caxias – MA.
No ato de inscrição, os candidatos provenientes do Programa de Valorização em Atenção Básica (PROVAB) e Programa de Residência Médica de Medicina Geral de Família e Comunidade (PRMGFC) deveriam apresentar o comprovante de participação no referido programa para fazer jus à pontuação prevista na legislação em vigor, não sendo cumulativa com outras bonificações.
O Resultado Final do Processo Seletivo tem divulgação prevista para o dia 14/02/2021, no site da SES/MA.
Especialidades oferecidas
A instituição, atualmente, oferece 05 programas de residência médica. Destes, 04 programas são de acesso direto e 01 conta com necessidade de pré-requisito. Confira:
Acesso direto
- Cirurgia Geral
- Clínica Médica
- Dermatologia
- Programa de Pré-Requisito em Área Cirúrgica Básica
Áreas com necessidade de pré-requisito
- Urologia
Edital de residência do HCM
Para o início das atividades em 2021, a seleção é regida pelo EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PÚBLICO N.º 02/2020 – PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MÉDICA SES/MA e determina que há oferta de 18 vagas, distribuídas da seguinte maneira:
O que esperar da residência médica no HCM
A residência médica no HCM tem se consolidado como um importante campo de ensino devido o perfil de alta complexidade da instituição. Os residentes estão inseridos numa rotina de trabalho intensa sob assistência direta de corpo clínico especializado em equipes multiprofissionais, o que permite assistência integral aos pacientes.
Além de todos os benefícios inerentes a qualquer programa de residência, o HCM tem ganhado notoriedade por projetos sociais e de extensão, visando extrapolar os muros do hospital no cuidado. Neste ano, por exemplo, dedicaram-se a produzir vídeos educativos com o propósito de informar a população sobre cuidados no enfrentamento à pandemia do COVID-19.
Desse modo, nota-se que a residência médica no HCM carrega consigo perfil humanizado, de assistência integral e de dedicação à população maranhense. Tudo isso com qualidade e profissionalismo.