Índice
O Hospital Ernesto Dornelles é uma instituição privada, de característica geral, que possui 312 leitos e 33 especialidades médicas. Fica localizado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
Desponta como um dos mais modernos e conceituados centros médicos do sul do país, cuja principal missão é proporcionar assistência integral e qualificada à saúde, buscando ser referência médico hospitalar, através de uma empresa autossustentável.
O Hospital Ernesto Dornelles foi o primeiro hospital particular do Estado do RS a desenvolver uma Residência Médica (1962), utilizada como modelo em muitos hospitais.
Hoje, o HED fomenta e incentiva a busca pela residência médica ofertando 32 vagas em 14 programas de especializações.
Histórico da Instituição
Inaugurado no dia 30 de junho de 1962, o Hospital Ernesto Dornelles tem uma tradição de pioneirismo e inovações técnicas, na trajetória da medicina gaúcha e brasileira:
- Primeiro hospital privado do Rio Grande do Sul a ter Sala de Recuperação pós-anestésica;
- Primeiro hospital privado do Rio Grande do Sul a ter UTI;
- Primeiro hospital privado do Rio Grande do Sul a contar com Residência Médica;
- Primeiro hospital do Brasil a ter Comissão de Controle de Infecção Hospitalar;
- Primeiro hospital do Rio Grande do Sul a ter Sala Híbrida em bloco cirúrgico.
O processo seletivo
A seleção para compor corpo médico-profissionalizante para o ano de 2021 compreenderá duas etapas: a primeira, de caráter eliminatório e classificatório, por meio de Prova Escrita Objetiva (peso 90%), sob a coordenação técnico-administrativa da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) e a segunda, de caráter classificatório, por meio da análise e da arguição curricular ou unicamente da análise curricular (peso 10%), sob a coordenação da COREME/HED.
A prova teórica ocorrerá em 22 de novembro.
E atenção: o número de candidatos aprovados que seguirão para a segunda etapa difere entre os programas de residência disponíveis, como se pode observar na figura abaixo:

Para a concessão da bonificação pelo Programa de Valorização Profissional da Atenção Básica – PROVAB, ou pela Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, serão obedecidas as determinações da Resolução CNRM Nº 2, de 27 de agosto de 2015 e da Resolução CNRM Nº 35, de 9 de janeiro de 2018. Em resumo: candidatos que tenham participado, a partir de 2015, e concluído o programa, receberão pontuação adicional de 10% na nota de todas as fases do processo seletivo.
Não sabe do que se trata essa pontuação adicional? Então confira as resoluções do CNRM.
Para mais informações, não deixe de conferir o Manual do Candidato n° 01/2020, uma vez que todas as informações, cronogramas e detalhes quanto a análise curricular poderão ser visualizadas.
Instituições participantes
Edital de residência do Hospital Ernesto Dornelles
Segundo o Manual do Candidato n° 01/2020 a matrícula será realizada pelo próprio candidato classificado ou através de procuração, no dia – 28/janeiro/2021, à Avenida Ipiranga, 1801 – 11° andar – COREME, das 9h às 11h e das 13h30 às 17. E o início das atividades de todos os programas se dará no dia 01 de março de 2021.
Com esse processo seletivo o HED espera preencher as 32 vagas ofertadas em seus 14 cursos de especialização.
Especialidades oferecidas na residência médica do HED
A instituição 14 programas de residência médica, divididas em duas modalidades:
Acesso direto
- Anestesiologia
- Área cirúrgica básica
- Cirurgia geral
- Clínica médica
- Ginecologia e obstetrícia
- Neurocirurgia
- Radiologia e diagnóstico por imagem
Áreas com necessidade de pré-requisito
- Cirurgia plástica
- Coloproctologia
- Gastroenterologia
- Mastologia
- Medicina intensiva
- Nutrologia
- Oncologia clínica
O que esperar da residência médica no HED
A vivência diária e o treinamento na residência médica do HED não difere do que ocorre na maioria dos demais hospitais-escola. A carga de trabalho pode ser extenuante com 60 horas semanais de trabalho, plantões diurnos e noturnos, além da cobrança nos estudos e discussões clínicas. Por outro lado, todos os direitos trabalhistas são resguardados!
Além disso, a residência médica no HED pode ser uma experiência bastante positiva em razão do histórico da instituição, pela grande capacidade de inovação e pelos princípios norteadores do hospital, dentre os quais se destaca:
- Trabalho multidisciplinar: desenvolver a troca de conhecimento e o cumprimento das metas institucionais, incentivando o trabalho multidisciplinar.
- Ética: toda solução deve passar pelo caminho da ética.
- Respeito e transparência: desenvolver relacionamento respeitoso e transparente com todas as partes interessadas. Os interesses institucionais sobrepõe os individuais, consolidando assim a nossa credibilidade.
- Relação com o corpo clínico: integração com o corpo clínico é essencial para cumprir a missão e a visão da instituição.
- Ações integradas com a comunidade: promover ações em consonância com os interesses da comunidade.
- Foco no paciente: o paciente é o centro de todos os processos da nossa instituição e deve ter um atendimento digno, atencioso e respeitoso.
- Valorização dos colaboradores: promover a captação, integração, desenvolvimento e retenção dos nossos colaboradores.
- Qualidade e segurança: garantir segurança e qualidade nos processos assistenciais, técnicos e administrativos.
Posts relacionados:
- 7 dicas para uma rotina de estudos que te leve a aprovação na residência
- 5 dramas da Residência Médica que você precisa saber!
- Os estereótipos das especialidades e a escolha da residência médica
- Quiz de especialidades médicas
- Qual é o melhor curso para residência médica?
- Hero, o jeito de ensinar da Sanar Residência Médica