Residência Médica

Residência médica no HEJSN

Residência médica no HEJSN

Compartilhar
Imagem de perfil de Sanar Residência Médica

Saiu o edital de residência médica 2022 do HEJSN!!!

A Residência Médica no HEJSN (Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves) é oferecida desde 2014 pela unidade apontada como o maior hospital público do Espírito Santo.

A unidade é administrada pela Associação Evangélica Beneficente Espírito Santo (AEBES) desde 2012, abriu as portas oficialmente em 2013. 

O candidato que optar pela Residência Médica do HEJSN vai estar numa unidade que é referência em urgência e emergência, em traumas ortopédicos e neurológicos e em gestação de alto risco. Também há um Centro de Tratamento de Queimados no HEJSN.

Leia este conteúdo até o final para saber mais detalhes da Residência nessa instituição. 

Histórico da Instituição

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves (HEJSN) é o maior hospital público do Espírito Santo e tem atendimento 100% dedicado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Oficialmente inaugurado em fevereiro de 2013, a unidade é administrada pela Associação Evangélica Beneficente Espírito Santense (AEBES).

Atualmente, são oferecidos 427 leitos, entre eles de Internação, Terapia Intensiva e Maternidade de Alto Risco. Há ainda ambulatório, centro cirúrgico, laboratório de serviços de Diagnóstico por Imagem e Centro de Tratamento de Queimados (CTQ).

Com toda a estrutura, o HEJSN ainda é referência em relação à sustentabilidade, acessibilidade, automação, acolhimento e flexibilidade.

Em sete anos de história, o hospital conquistou nível máximo da acreditação hospitalar, com o certificado ONA Nível III – Acreditado com Excelência; recebeu a certificação ISO 9001/2015 e foi reconhecido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar como um dos melhores hospitais do país e único capixaba na lista.

Também recebeu os prêmios Excelência em Saúde, na categoria Hospital Público, e Marcas Ícones, todos da Rede Vitória de Comunicação. 

Atualmente, 2,3 milhões de capixabas são cobertos pelos serviços oferecidos pelo HEJSN em especialidades como: Clínica Médica, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Plástica para tratamento de queimaduras (CTQ), Cirurgia Torácica, Cirurgia Vascular, Obstetrícia de Alto Risco, Neurocirurgia, Ortopedia e Traumatologia, Cardiologia, Oftalmologia, Nefrologia, Cirurgia Bucomaxilofacial, Infectologia, Terapia Intensiva e Neonatologia.

Também são oferecidos programas de Residência Médica no HEJSN:

  • Cirurgia Geral
  • Clínica Médica
  • Ortopedia e Traumatologia
  • Radiologia e Diagnóstico por Imagem

Cronograma do edital 2022

Confira abaixo as principais datas do concurso que dá acesso às vagas de residência médica no ano de 2022:

  • Inscrições: 18/12/2021 à 29/12/2021;
  • Taxa de inscrição: R$ 500,00;
  • Prova objetiva (1ª fase): 19/01/2022;
  • Divulgação dos Gabaritos Preliminares: 20/01/2022;
  • Lista de convocados para a 2ª fase: 27/01/2022;
  • Análise e Arguição de Currículo (2ª fase): 31/01/2022;
  • Resultado final: 07/02/2022;
  • Matrícula: 10 e 11/02/2022;

O processo seletivo

O processo seletivo da Residência Médica no HEJSN é coordenado pela Comissão de Residência Médica do hospital, e as duas etapas da seleção acontecem na Grande Vitória (ES).

Assim como ocorre em praticamente todos os processos seletivos de Residência Médica, no HEJSN a primeira etapa é a prova objetiva.

Para as especialidades com acesso direto, são 50 questões objetivas sobre as áreas básicas de conhecimento em Medicina: Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Medicina Social. Todos os candidatos têm 04 horas para responder à prova.

A segunda etapa do processo seletivo é a análise e arguição curricular. Essa fase vale 10 pontos para os candidatos de especialidades de acesso direto.

O currículo e os comprovantes das titulações devem ser apresentados com cópias simples, no dia previsto para realização da etapa. 

A instituição ainda beneficia os candidatos que tenham participado do Programa de Valorização Profissional da Atenção Básica (PROVAB), os programas de residência em Medicina de Família e Comunidade/Medicina Geral de Família e Comunidade (PRMGFC) e o programa “Brasil conta comigo”. A pontuação é definida da seguinte forma:

  • 10% nas notas acima descritas para programas de acesso direto para quem concluir um ano de participação nas atividades do PROVAB; 
  • 10% nas notas do processo seletivo para quem concluir a programação prevista para os dois anos do PRMGFC.

As inscrições podem ser realizadas no site da ABCP.

Edital de residência médica do HEJSN

O edital de Residência Médica do HEJSN lançado mais recentemente foi para ingresso no ano de 2022.

A instituição oferece 16 vagas para especialidades de acesso direto.

Todos os programas de Residência Médica do HEJSN são realizados na unidade, embora haja também a possibilidade de estágio no Hospital Evangélico de Vila Velha e outros hospitais parceiros.

Acesso direto:

O que esperar da residência médica no HEJSN

A rotina nas especialidades de Residência Médica no HEJSN não é muito diferente do que ocorre nas demais instituições do Brasil. São 60 horas de aprendizado prático-teórico por semana, com plantão de até 24 horas, com o objetivo de proporcionar ao médico residente o treinamento em serviço. 

Ao final dos programas, a expectativa é que o profissional domine conteúdos teóricos e práticos, seja capaz de desenvolver as habilidades necessárias para atuar no atendimento à população e seja ético, coerente, correto e crítico.

Para tanto, os médicos residentes têm direito a uma folga por semana, 30 dias de férias por ano e bolsa auxílio no valor de R$ 3.330,43.