Residência Médica

Residência médica no HGE-BA

Residência médica no HGE-BA

Compartilhar

Sanar Residência Médica

4 minhá 162 dias

O programa de residência médica no HGE-BA, localizado na cidade de Salvador, é referência em 2 especialidades médicas: Cirurgia do Trauma e Medicina Intensiva Pediátrica. O Hospital Geral do Estado é o maior hospital de alta complexidade especializado em trauma de todo estado da Bahia.

Histórico da Instituição

O HGE foi fundado no dia 10 de abril de 1990, em substituição do antigo Hospital de Pronto Socorro Getúlio Vargas. Há 30 anos é o hospital referência para atendimentos de urgência e emergência, com destaque para trauma e grande queimados.

A instituição atualmente possui 60 leitos de UTI geral, 8 pediátrica, 4 na unidade de queimados, um novo centro cirúrgico com dez salas de cirurgia.

Os sete pavimentos ocupam 88 mil metros quadrados e disponibilizam 248 leitos para cirurgia geral, oftalmológica, reparadora, neurocirurgia, pediatria, clínica médica, queimados e terapia intensiva e outros 71 para observação/pronto-atendimento.

É ainda referência nacional no tratamento de queimados, pelo Centro de Tratamento de Queimados (CQT), que possui 40 leitos, centro cirúrgico e UTI.

A partir de janeiro de 2021, o HGE terá o primeiro Programa de Residência Médica em Atendimento ao Queimado do Norte/Nordeste e o segundo do Brasil. 

O Programa de Residência Médica em Atendimento a Queimados do HGE foi aprovado pelo Conselho Nacional de Residência Médica (CNRM) e ofertará 2 vagas através de concurso a ser realizado no próximo ano (2021). 

O processo seletivo de residência médica no HGE-BA

O processo seletivo é feito pelo do SUS-BA com uma única etapa. A prova é de caráter específico, classificatória e eliminatória, com 15 Situações-Problema, cada uma com três questões, que deverão ter respostas curtas – até duas linhas. Nesta prova, serão abordados os conteúdos das Especialidades que se constituem Pré-Requisitos do respectivo Programa.

Confira o edital de residência médica do SUS-BA!

Especialidades oferecidas

O HGE é destaque em Cirurgia do Trauma e em Atendimento a Queimados devido à estrutura hospitalar preparada para esse tipo de atendimento e histórico da instituição na área de urgência e emergência.

No edital vigente foram ofertadas 2 vagas para Cirurgia do Trauma e 2 vagas para Medicina Intensiva Pediátrica, ambas com necessidade de pré-requisito.

O que esperar da residência médica no HGE-BA

A residência médica é uma etapa fundamental na formação do médico e a escolha do local é uma decisão que deve levar em conta vários aspectos.

Um deles é optar por uma instituição consolidada, como o HGE que oferece um programa de residência com qualidade no ensino técnico e infraestrutura adequada, sobretudo na área de trauma.

Além disso, oferece a oportunidade de atuar frente ao hospital referência na prestação de assistência médico-hospitalar de média e alta complexidade, que recebe demanda de todo o estado da Bahia. O Hospital também tem destaque como campo de prática para estudantes de medicina e outras áreas da saúde.

Sanar-Residência-Médica-Trial-Extensivo-R1-2021

Posts relacionados:

Compartilhe com seus amigos:
Política de Privacidade. © Copyright, Todos os direitos reservados.