Residência Médica

Residência médica no HNMD (Hospital Naval Marcílio Dias)

Residência médica no HNMD (Hospital Naval Marcílio Dias)

Compartilhar
Imagem de perfil de Sanar Residência Médica

Tudo o que você precisa saber sobre a residência médica no HNMD. Já saiu o edital 2022/23!

A residência médica no HNMD, Hospital Naval Marcílio Dias, surgiu como uma demanda local em parceria com o Instituto de Pesquisas Biomédicas (IPB). Dessa forma, foi transformado em Instituição Científica e Tecnológica em 2012 e vinculado à Secretaria de Ciência e Tecnologia da Marinha.

O HNMD dedica-se a prestação de serviços à marinha e fica localizado na cidade do Rio de Janeiro-RJ.

Histórico da Instituição

O que hoje se conhece como o Hospital Naval Marcílio Dias tem sua história iniciada em 1926 com à Casa Marcílio Dias. Essa instituição filantrópica foi criada por esposas de Oficiais da Marinha e era destinada a prestar assistência social e educacional aos filhos de Praças da Marinha;

Em 1934, a Associação Mantenedora da “Casa Marcílio Dias” doou à Marinha, a casa e o terreno que a circundava. Neste mesmo ano, pelo Decreto nº 23.854, foi criado o Instituto Naval de Biologia (INB) com a designação do CC(Md) Heraldo Maciel para dirigi-lo. Em 1935, no dia 03 de maio, foram oficialmente inauguradas as instalações do INB.

Como a instituição surgiu?

No terreno doado existia, como anexo, uma construção onde funcionava um hospital para tratamento do pessoal da Armada acometido de doenças infectocontagiosas e parasitárias.  Em 1949,o INB passou a se chamar Hospital Naval de Doenças Infecto-Contagiosas.

Apenas em 1951, no dia 23 de abril, pela primeira vez, o conjunto de edificações então existente recebeu o nome de Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD), conforme Decreto nº 29.486.

Ao longo de sua trajetória, inúmeras alterações nas edificações e estrutura foram realizadas. Essas otimização e atualização tiveram a intenção de deixar a instituição com o mais moderno em saúde. Dessa forma, em 2010, foi concluída uma das etapas da Revitalização do Hospital.

O hospital, em seus mais de 80 anos de história, destaca-se como um dos mais avançados Complexos Hospitalares do Brasil. Sendo referência nacional para procedimentos de média e alta complexidade com suas 60 clínicas e serviços.

Tem distribuídos em suas diversas Unidades de Internação:

  • 618 leitos
  • 105 consultórios para atendimento ambulatorial
  • Possui equipamentos médicos de diagnóstico e tratamento de última geração.

O que preciso saber sobre o processo seletivo?

A coordenação e a execução do presente Processo Seletivo para ingresso na residência médica do HNMD fica sob inteira responsabilidade do Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha (SSPM).

O processo seletivo é constituído de uma única etapa: prova escrita de conhecimentos profissionais, objetiva. Ela possui caráter eliminatório e classificatório.

Para concorrer a uma das vagas, os interessados devem realizar as inscrições através do site SSPM. A confirmação se dá pela comprovação de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 200.

Bonificação

É importante ressaltar que no ato de inscrição, os candidatos provenientes do Programa de Valorização em Atenção Básica (PROVAB) e Programa de Residência Médica de Medicina Geral de Família e Comunidade (PRMGFC) deverão apresentar o comprovante de participação no referido programa para fazer jus à pontuação prevista na legislação em vigor, não sendo cumulativa com outras bonificações.

O que precisa para ser aprovado na residência do HNMD?

O resultado constará da relação dos candidatos aprovados e classificados dentro do número de vagas previstas (candidatos titulares) e dos candidatos reservas, por especialidade e pela ordem decrescente da nota final.

É importante ressaltar que os candidatos que obtiverem nota final inferior a 50 pontos (em uma escala de 0 a 100 pontos) são considerados reprovados na seleção.

Em caso de empate na prova escrita objetiva, a classificação obedecerá ao critério de idade mais elevada.

Quais são assuntos mais cobrados na prova da HNMD?

Dentre os assunto mais cobrados na prova de residência médica da HNMD, estão:

  • Hérnias
  • Indicadores de Saúde
  • Imunizações
  • Climatério
  • Puericultura
  • Vigilância em Saúde
  • Doenças exantemáticas
  • Introdução a neonatologia
  • Bases da Cirurgia e Procedimentos
  • Síndromes genéticas

Cronograma HNMD 2022/23

O edital do HNMD 2023 foi lançado, mas a data da prova ainda não foi definida. As datas disponíveis são as seguintes:

  • Lançamento do Edital: 28 de julho de 2022
  • Inscrições: 22/08/2022 a 05/09/2022
  • Taxa de inscrição: R$200,00
  • Divulgação do local de prova: 21/10/2022
  • Data da Prova: 05/11/2022
  • Divulgação do Gabarito: 08/11/2022
  • Resultado Final: 13/01/2023
  • Inicio do Curso: 01/03/2023

As inscrições são realizadas exclusivamente pela internet, no site do SSPM.

Edital de residência HNMD: confira todas as vagas oferecidas para cada especialidade

O Edital referente ao PROCESSO SELETIVO DE ADMISSÃO AOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MÉDICA (PRM) DO HOSPITAL NAVAL MARCÍLIO DIAS (HNMD) EM 2022 oferta para 2023, 59 vagas em diversas especialidades da medicina:

Vagas para especialidade de acesso direto

Vagas para especialidade com pré-requisito

Como foi a concorrência nos processos seletivo anteriores?

Dentre as especialidades mais concorridas na residência médica do HNMD estão:

  1. Clínica médica
  2. Dermatologia
  3. Ginecologia e obstetrícia

O que esperar da residência médica no HNMD?

Ser residente no HNMD significa se especializar em uma instituição de referência nacional para procedimentos de média e alta complexidade, considerada um dos mais avançados Complexos Hospitalares do Brasil.

Durante o curso de residência médica, a critério da Administração Naval, o residente poderá optar pelo ingresso no Corpo de Saúde da Marinha (CSM). Ao fazer isso, caso aprovado, o residente tornar-se Oficial da Marinha do Brasil e como tal, fará jus a todos os direitos e prerrogativas da carreira militar.

Desse modo, a estruturação da carreira militar inclui, também, estímulos ao desenvolvimento pessoal e à realização profissional do Oficial, de modo a se obter eficiência no exercício dos diversos cargos inerentes às atividades da Marinha, por meio de aperfeiçoamento técnico contínuo em instituições de ensino no país e no exterior.

Sugestão de leitura relacionada

Veja também este vídeo