Residência Médica

Residência médica no Hospital Mário Gatti

Residência médica no Hospital Mário Gatti

Compartilhar
Imagem de perfil de Sanar Residência Médica

Saiu o edital de residência médica no Hospital Mário Gatti 2022/2023. Acesse e saiba tudo sobre o edital, número de vagas e muito mais!

A residência médica no Hospital Mário Gatti foi reconhecida pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) através do Ministério da Saúde e o Ministério da Educação em 2004.

Desde então, oferece qualificação profissional sob a forma de curso de pós-graduação, lato sensu, em mais de 10 especialidades médicas. Além disso, destaca-se como hospital-escola para estágios curriculares em faculdades privadas de Campinas-SP e como campo de prática para residência multiprofissional e odontológica. 

História da Instituição

O Hospital Municipal Doutor Mário Gatti se consiste em hospital público, de caráter municipal, localizado na cidade de Campinas, fundado em 14 de julho de 1974, data em que a cidade completou dois séculos de emancipação.

Leva o nome do médico ítalo-brasileiro Mário Gatti, que exerceu a medicina em Campinas na primeira metade do século XX.

Referência na região de Campinas

Tem sido bastante demandado como hospital referência em emergências e urgências na região metropolitana de Campinas. Conta com 230 leitos e dispõe de mais de 1.500 funcionários para atender a uma média de 1.230 pessoas por dia.

Além disso, se destaca na assistência ambulatorial especializada, internações cirúrgicas eletivas e de urgência, internações clínicas e pediátricas e exames laboratoriais e de diagnóstico por imagem. Tudo isso através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em seus 46 anos de história, o Hospital Municipal Doutor Mário Gatti tem se destacado no cenário paulistano. Em 2011, mais de 10 mil pessoas foram internadas e 786 mil exames laboratoriais e de imagem foram realizados.

A taxa de ocupação permanece em uma média constante de 92%, o que demonstra o potencial de assistência da instituição. 

Instituições participantes

A rede de urgência, emergência e hospitalar Dr. Mário Gatti é composta por:

  • Hospital Municipal Dr. Mário Gatti;
  • Complexo Hospitalar Prefeito Edivaldo Orsi (Complexo Hospitalar Ouro Verde);
  •  Maternidade de Campinas.

O processo seletivo

O processo seletivo do Hospital Mário Gatti será de responsabilidade da Objetiva Concursos. Terá apenas uma única fase, de caráter classificatório e eliminatório. A duração máxima de prova será de 4h.

  • Especialidades de Acesso Direto: prova com 100 questões objetivas distribuídas igualmente entre as áreas básicas da médina (Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina Preventiva e Pediatria);
  • Especialidades de Pré-Requisito: a prova contou com 100 questões objetivas referentes ao pré-requisito necessário.

As questões objetivas possuem apenas 4 alternativas, com apenas uma correta.

O que é preciso para ser aprovado(a) na residência?

Será considerado aprovado nesse processo de seleção o candidato que obtiver a pontuação e a classificação mínimas exigidas para aprovação. Poderão ser convocados os candidatos classificados até o número de 3 vezes a quantidade de vagas disponíveis para cada especialidade.

Candidatos que tiverem direito ao PROVAB / PRMGFC e/ou Brasil Conta Comigo, receberão acrescimo de 10% na nota da prova.

Nota de corte

A nota do último candidato aprovado para o processo seletivo de 2021/2022 pode ser conferido na tabela abaixo:

Cronograma do processo seletivo

O edital foi lançado no dia 04/11/2022. Confira abaixo as principais datas do concurso:

  • Inscrições: 21/11 a 12/12/2022;
  • Taxa de Inscrição: R$ 550,00;
  • Prova Objetiva: 08/01/2023;
  • Divulgação do gabarito preliminar: 09/01/2023; 
  • Período de interposição de recurso contra o gabarito preliminar: 10 e 11/01/2023;
  • Resultado preliminar: 23/01/2023;
  • Período de interposição de recurso contra o resultado preliminar: 24 e 25/01/2023;
  • Resultado Final: 31/01/2023;
  • Início do Programa: 01/03/2023.

As inscrições para o processo seletivo  serão realizadas, no período determinado no cronograma, exclusivamente via internet, no site da Objetiva Concursos.

Contato

  • Telefone: (51) 3335-3370

Edital de residência no Hospital Mário Gatti 2023: confira todas as vagas oferecidas para cada especialidade

Confira agora as vagas para as especialidades de acesso direto e para as com pré-requisitos:

Vagas por especialidade de acesso direto

Vagas para áreas com necessidade de pré-requisito

Como foi o último processo seletivo?

O processo seletivo de 2021/2022 contou com 107 vagas disponibilizadas pelas instituições e contou com 1079 inscritos.

A médica Amanda Cavalcante Lozer foi aluna do curso extensivo da Sanar Residência e foi aprovada em Neurocirurgia no Hospital Mário Gatti e na Unoeste (Presidente Prudente) 2022.

“Fiz o extensivo R1 sanar. Já tinha escolhido a especialidade antes de entrar na faculdade, então estudei muito em todos os anos de graduação. Porém no sexto ano, por indicação de uma amiga de turma, me inscrevi no curso. Segui o cronograma, assisti todas as aulas, li as apostilas e fazia prova toda semana, sem falta. Conclui tudo em agosto de 2021. Após isso, revisei tudo novamente e diminui o intervalo de simulados… fazia prova todos os dias. E deu certo! Obrigada Deus e obrigada Sanar! O suporte de vocês foi ótimo!”, conta Lozer.

Ranking das especialidades mais concorridas

Confira agora a relação candidato/vaga do processo seletivo 2021/2022 e fique por dentro de quais as especialidades mais concorridas:

O que esperar da residência médica no Hospital Mário Gatti

A residência médica, em qualquer instituição, é um programa de pós-graduação com regimento severo quanto às normas de condutas e cobranças hetero e auto-impostas quanto ao crescimento do ponto de vista acadêmico e de formação profissional.

Desse modo, uma das maiores dificuldades do residente é lidar com a carga horária de trabalho exaustiva. Todavia, todos os programas devem respeitar a carga horária máxima de 60 horas semanais, nelas incluídas o máximo de 24 horas de plantão.

Além disso, todo residente recebe uma bolsa de R$ 3.330,43, valor que está sujeito a descontos de 20% de contribuição previdenciária. Ademais, o residente tem direito aos seguintes benefícios: alimentação gratuita, condições de descanso e conforto compatíveis com o hospital, licença maternidade e paternidade, um dia de folga semanal e 30 dias consecutivos de repouso por ano de atividade.

Além disso, Hospital Municipal Dr. Mário Gatti é uma instituição extremamente capacitada em urgência e emergência. Além disso, o residente é treinado enquanto convive e aprende com profissionais extremamente capacitados, em sua maioria mestres e doutores.

Confira o vídeo:

Posts relacionados:

Referências