Residência Médica

Residência Médica no Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC)

Residência Médica no Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC)

Compartilhar

O edital 2022 para residência médica no HMCC já está disponível!

O Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), da Fundação de Saúde Itaiguapy, é considerado referência em atendimento. Ele foi o primeiro hospital do interior do Paraná a conquistar a Acreditação Hospitalar da ONA (Organização Nacional da Acreditação), um selo de qualidade para a área de saúde, reconhecido pelo Ministério da Saúde do Brasil.

O HMCC também conquistou um selo de Hospital Acreditado Pleno, ou seja, Nível II de Acreditação Hospitalar, por qualidade da gestão de serviços de saúde.

Além disso, o HMCC é, desde 2005, Hospital Amigo da Criança, título concedido pela Organização Mundial de Saúde e pelo Unicef.

O HMCC se destaca pelos serviços de alta complexidade. Criou o primeiro serviço de cirurgia cardiovascular de Foz do Iguaçu que hoje é referência regional, assim como o tratamento contra o câncer. Além disso, a instituição também se dedica a formação de novos médicos especialistas. O HMCC oferece vagas em programas de residência médica em especialidades de acesso direto e com pré-requisito.

Cronograma 2022

  • Publicação do edital: 4/10/2021
  • Período de inscrições: 20/10 a 16/11/2021
  • Taxa de inscrição: R$ 390
  • Divulgação das inscrições homologadas: 17/11/2021
  • 1° fase – prova escrita: 20/11/2021
  • Divulgação do gabarito provisório: 22/11/2021
  • Recurso do gabarito provisório: 23 e 24/11/2021
  • Resultado da prova e convocação para 2° fase: 29/11/2021
  • 2° fase – prova prática, entrevista e arguição do currículo: 4/12/2021
  • Resultado da 2° fase: 15/12/2021
  • Resultado final: 20/12/2021
  • Início do programa: março de 2022

As inscrições devem ser realizadas através do site hmcc.com.br.

Processo seletivo para residência médica no HMCC

A seleção será realizada em duas fases. A primeira é uma prova escrita com peso 50% da nota final. A segunda é uma prova prática de peso 40% e entrevista com arguição de currículo com peso 10% da nota final.

Prova escrita

Para as especialidades de acesso direto, a prova objetiva é constituída de 100 questões – na forma de teste de múltipla escolha, divididas em igual número de questões nas especialidades de clínica médica, cirurgia geral, pediatria, obstetrícia e ginecologia e medicina preventiva e social.

Para as especialidades com pré-requsiito, a prova é constituída de 50 questões na forma de testes de múltipla escolha. Os conteúdos cobrados variam com base no programa escolhido.

Prova prática e currículo

Os candidatos que alcançarem, no mínimo, 50% de acertos na prova escrita serão convocados para segunda fase do concurso. Para etapa de prova prática, currículo e entrevista, o candidato deve apresentar so documentos as cópias dos documentos solicitados, as mesmas precisam estar legíveis e em bom estado de conservação.

Vagas 2022

Histórico da instituição

Inaugurado em julho de 1979, o Hospital Ministro Costa Cavalcanti, foi construído pela Itaipu Binacional para atender seus trabalhadores durante a construção da maior hidrelétrica do mundo.

No entanto, o hospital foi muito além de sua missão original e passou a ser referência em saúde para uma grande região.

O que esperar da residência médica no HMCC?

De acordo com o diretor técnico da instituição, o HMCC oferece uma estrutura diferenciada para que os residentes tenham uma formação de excelência em suas especialidades. Ele também reforçou que existe a possibilidade dos residentes continuarem no hospital e passarem a fazer parte do corpo clínico do HMCC.

Todas as vagas divulgadas no edital são contempladas com bolsa/remuneração (conforme Lei °6932 de julho de 1981). Além disso, é garantido aos residentes matriculados condições adequadas para repouso, higiene pessoal e alimentação durante os plantões.

Posts relacionados:

Compartilhe com seus amigos: