Residência Médica

Residência médica no Hospital Santa Marcelina

Residência médica no Hospital Santa Marcelina

Compartilhar

Sanar Residência Médica

8 min há 283 dias

A Residência Médica no Hospital Santa Marcelina é um dos mais importantes na região de São Paulo, com estrutura comparável aos melhores centros médicos do país. Isso porque a instituição atua em parceria com os governos federal, estadual e municipal. É esse volume de paciente que potencializa a formação em serviço da residência.

Neste post detalhamos todas as informações que você precisa saber para decidir se vai realizar o sonho da Residência Médica no Hospital Santa Marcelina. Sabemos que essa é uma das decisões mais importantes de sua carreira, e é preciso ter certeza da escolha. 

Histórico da Instituição

O Hospital Santa Marcelina atende à população há cerca de 60 anos, e é considerado a principal referência na Zona Leste de São Paulo. A unidade tem convênios com os governos federal, estadual e municipal, com estrutura comparável aos melhores centros médicos do país. 

São oferecidos no Santa Marcelina, por exemplo, os serviços de Diagnóstico por Imagem, banco de sangue próprio, tratamentos avançados de câncer, além de cirurgia para doença de Parkinson, tratamento para Retinoblastoma, Unidade de Acidente Vascular Cerebral e transplantes de medula óssea e de rim. O hospital possui 700 leitos para atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e convênios, sendo 111 deles para Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

Em termos de Residência Médica, os programas são de responsabilidade do Centro Interdisciplinar de Formação, Ensino e Pesquisa (CIFEP), criado em 1986, à medida em que houve crescimento nas atividades de ensino da saúde no hospital. Atualmente são credenciadas 536 vagas para Residência Médica nos 43 programas  oferecidos pela instituição. 

O processo seletivo

O processo seletivo de Residência Médica no Santa Marcelina é composto por duas fases: prova escrita, com peso 90%, e arguição de currículo, com peso 10%. Uma característica do processo seletivo é pontuação adicional a quem tiver participado e cumprido integralmente o Programa de Valorização da Atenção Básica (PROVAB). É beneficiado com pontuação adicional de 10% nas notas das duas fases do processo seletivo o candidato para os Programas de Residência Médica de Acesso Direto que se adeque ao requisito. 

  • Prova escrita: Composta por 40 questões de múltipla escolha e questões discursivas. Para os candidatos inscritos no Programa de Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular e Ecografia Vascular com Dopler, a prova versa sobre questões de Vascular e Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Para os candidatos inscritos no Programa de Cirurgia de Mão, serão cobrados assuntos de Ortopedia e Traumatologia. Já para os candidatos do Programa de Emergência Pediátrica e R3 de Pediatria, o assunto da prova é Pediatria. Os candidatos para o Programa Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, a prova é sobre questões de Cardiologia e Pediatria.
  • Arguição de currículo: Essa etapa é pública e realizada por agendamento, exclusivamente com os candidatos habilitados na primeira fase. O objetivo é avaliar a coerência dos dados apresentados no currículo, permitir que os candidatos apresentem as características do curso de graduação, relatem suas experiências com monitorias, estágios e trabalhos científicos, ou outras extracurriculares, como plantões e bolsas de estudo. Também serão avaliadas características pessoais, como fluência verbal, clareza, postura.

Além de edital próprio, o Hospital Santa Marcelina também integra a lista de instituições de ensino que recebem candidatos da Residência Médica do SUS-SP. Essa seleção, totalmente unificada, oferta um determinado número de vagas para os candidatos, que concorrem para as mais de 50 instituições participantes. Após a classificação, cada um escolhe onde quer fazer sua residência, conforme a quantidade de vagas de cada especialidade por instituição. 

Sanar-Residência-Médica-Trial-Extensivo-R1-2021

Edital de residência do Hospital Santa Marcelina

O último edital de Residência Médica do Hospital Santa Marcelina foi lançado em novembro de 2019 para o ano letivo de 2020. As inscrições foram feitas entre 18 de novembro e 10 de janeiro, pelo e-mail cifep@santamarcelina.org, mediante preenchimento e envio de ficha de inscrição. A taxa de inscrição custou R$ 280,00. Também foi permitida inscrição presencial, na Coreme do Hospital Santa Marcelina, em Itaquera.

A prova estava marcada para 17 de janeiro, na unidade do Hospital Santa Marcelina em Itaquera, São Paulo. 

Anos opcionais em Áreas de Atuação:

Anos opcionais da residência médica do Hospital Santa Marcelina

Na seleção unificada SUS-SP:

ProgramaVagasGrupo
Clínica Médica28 Acesso direto
Pré-requisito em Área Cirúrgica Básica8 Acesso direto
Cirurgia Geral4 Acesso direto
Pediatria14 Acesso direto
Obstetrícia e Ginecologia12 Acesso direto
Medicina da Família e Comunidade20 Acesso direto
Infectologia3 Acesso direto
Radiologia e Diagnóstico por Imagem7 Acesso direto
Anestesiologia10 Acesso direto
Ortopedia e Traumatologia6 Acesso direto
Neurocirurgia2 Acesso direto
Otorrinolaringologia4Acesso direto
Psiquiatria3 Acesso direto
Radioterapia2 Acesso direto
Neurologia8 Acesso direto
Medicina de Emergência6 Acesso direto
Cardiologia4 Pré-requisito em Clínica Médica
Endocrinologia/Metabologia3 Pré-requisito em Clínica Médica
Nefrologia7 Pré-requisito em Clínica Médica
Hematologia/Hemoterapia4 Pré-requisito em Clínica Médica
Cancerologia Clínica2 Pré-requisito em Clínica Médica
Geriatria2 Pré-requisito em Clínica Médica
Pneumologia2 Pré-requisito em Clínica Médica
Cirurgia Pediátrica1 Pré-requisito em Cirurgia Geral
Cirurgia Plástica4 Pré-requisito em Cirurgia Geral
Coloproctologia2 Pré-requisito em Cirurgia Geral
Cirurgia Vascular4 Pré-requisito em Cirurgia Geral
Urologia3 Pré-requisito em Cirurgia Geral
Cirurgia do Aparelho Digestivo2 Pré-requisito em Cirurgia Geral
Medicina Intensiva4 Pré-requisito em Clínica Médica ou Cirurgia Geral ou Anestesiologia
Cancerologia Pediátrica3 Pré-requisito em Pediatria
Neonatologia2 Pré-requisito em Pediatria
Medicina Intensiva Pediátrica2 Pré-requisito em Pediatria
Mastologia2 Pré-requisito em Ginecologia ou Cirurgia Geral
Cirurgia Cabeça e Pescoço2 Pré-requisito em Cirurgia Geral e Otorrinolaringologia
Sanar-Residência-Médica-Trial-Extensivo-R1-2021

Especialidades oferecidas na residência do Hospital Santa Marcelina

O Santa Marcelina oferece 43 especialidades de Residência Médica, mas existem algumas que se destacam mais do que outras em razão do número de vagas ofertadas. Essa informação reflete indicadores como concorrência, demanda e oportunidades do mercado de trabalho. No Hospital Santa Marcelina algumas especialidades se destacam em relação a esse indicador.

Acesso direto

  • Clínica Médica
  • Pediatria
  • Anestesiologia

Áreas com necessidade de pré-requisito

  • Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular
  • R3 de Pediatria
  • Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista

O que esperar da residência médica no Hospital Santa Marcelina

Os anos de especialização na Residência Médica do Hospital Santa Marcelina não diferem muito das demais instituições. A 60 horas de trabalho semanais consolidam uma rotina pesada, que inclui plantão de até 24 horas e estudos de casos e de artigos fora do hospital.

Por outro lado, há a possibilidade de folga por semana, 30 dias de férias por ano e direito a bolsa auxílio no valor de R$ 3.330,43. Além da experiência de aprender em uma instituição que é referência em serviços como Cirurgia para doença de Parkinson, tratamento para Retinoblastoma, Unidade de Acidente Vascular Cerebral e Transplante de medula óssea e de rim. Como a característica da residência é a educação em serviço, desenvolver competências técnicas em unidade com 700 leitos é um diferencial e tanto.

Sanar-Residência-Médica-Trial-Extensivo-R1-2021

Confira o vídeo:

Posts relacionados:

Compartilhe com seus amigos:
Política de Privacidade. © Copyright, Todos os direitos reservados.