Residência Médica

Residência médica no HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul)

Residência médica no HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul)

Compartilhar
Imagem de perfil de Sanar Residência Médica

Saiu o edital de residência médica na HRMS 2022/23. Acesse e saiba tudo sobre o edital, número de vagas e muito mais!

Quem escolhe concorrer a uma vaga de residência médica do HRMS, o Hospital Regional do Mato Grosso do Sul não se arrepende.

Com uma equipe docente experiente, o Hospital possui infraestrutura apropriada para oferecer um excelente treinamento profissional, que abre possibilidades para residentes se tornarem uma referência na medicina.  

História da Instituição

O HRMS foi inaugurado em 1997. Vinculado à Fundação Serviços de Saúde, é uma instituição de referência estadual que presta serviços ao SUS (Sistema Único de Saúde) e, através de uma assistência humanizada, busca oferecer o melhor atendimento de saúde para a comunidade.

O Hospital possui uma equipe multiprofissional formada por especialistas nas áreas de medicina, fisioterapia, enfermagem, psicologia e nutrição, o que a torna destaque no atendimento de média e alta complexidade.

Além disso, oferece serviços de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, UTI adulto e infantil, Buco-Maxilo-Facial, Oncologia, Nefrologia, Cardiologia, Hemodinâmica, Imagem e Endoscopia.

Desde 2003, é credenciado como Hospital Amigo da Criança devido à humanização e à qualidade técnica dos atendimentos em Pediatria.

Destaca-se, entre outras especialidades, nos tratamentos em Nefrologia, Obesidade Grave, Cuidados intermediários Neonatal, Oncologia Pediátrica, Cirurgia Cardiovascular e Terapia Nutricional.

O HRMS oferece 15 programas de residência médica, em áreas especializadas, com carga horária máxima de 60 horas semanais, férias de 30 dias e bolsa no valor de R$ 3.330,43 reais.

Etapas do processo seletivo

As inscrições para o processo seletivo unificado 2022 serão realizadas, no período determinado no cronograma, exclusivamente via internet, no site da instituição pelo endereço www.amrigs.org.br
ou www.amms.com.br no período de 09/09/2022 a 01/11/2022.

O processo é composto por duas etapas, das seguinte maneira:

A primeira fase é através de uma prova teórica-objetiva, constituída pelo exame da AMRIGS. As questões serão objetivas, com 04 (quatro) alternativas (A, B, C e D) e 1 (uma) única resposta correta.

Para as vagas de acesso direto será composta de 100 (cem) questões distribuídas em cinco grandes áreas, a saber: Clínica Médica/Medicina Interna, Cirurgia Geral, Obstetrícia/Ginecologia, Pediatria e Medicina Preventiva e Social.

Já as residências com especialidade a prova teórico-objetiva será composta de 30 (trinta) questões sobre os tópicos do(s) pré-requisito(s) necessários para ingresso no programa de residência médica. 

A segunda fase é formada pela análise de currículo, realizada pelo COREME local. Para o programa de residência com pré-requisito, é importante que o candidato esteja portando o certificado de de conclusão de residência médica.

O currículo eletrônico deverá ser preenchido e protocolado durante o processo de inscrição, com o cadastramento de informações mínimas obrigatórias (histórico escolar). O candidato, após o pagamento de sua inscrição, poderá atualizá-lo. O Anexo I do edital esclarece os critérios de pontuação da análise de currículo.

O que é preciso para ser aprovado(a) na residência?

Para ser aprovado na residência médica no HRMS, o candidato deverá ter um acerto de pelo menos 50% da prova teórico-objetiva e, indo para a segunda etapa, uma somatória conforme o cálculo:

∑= (1ª fase x 0,9) + [(2ª fase + 10% PROVAB) x 0,1]

O candidato em curso no Programa de Valorização do Profissional na Atenção Básica (PROVAB), ou Programa de residência em Medicina de Família e Comunidade/Medicina Geral de Família e Comunidade (PRMGFC). Desse modo, o candidato apto recebe uma bonificação adicional de 10% na pontuação final.

Havendo empate entre os candidatos, os critérios para desempate obedecerão à seguinte ordem:

  1. Maior nota na prova teórica;
  2. Maior nota no currículo;
  3. Maior idade;
  4. Maior tempo de formação.

A convocação para a matrícula ocorrerá no dia 25/01/2023, constando também o local para a realização da matrícula. As datas para a matrícula são diferentes para os programas de Acesso Direto e Pré-requisitos, sendo:

  • 30/01/2023: Acesso Direto;
  • 31/01/2023: Pré-requisito.

Quais são os assuntos mais cobrados na prova de residência da HRMS?

Os conteúdos da prova teórico-objetiva para o programa de acesso direto podem ser encontrados no Anexo III do edital da AMRIGS!

Nele são apontados os principais conteúdos pra realização da prova, o qual destacaremos alguns segundo uma grande área da Medicina Geral.

Clínica Médica

  • Doenças do Aparelho Cardiovascular
  • Manifestações Comuns de Doenças: Aspectos Semiológicos e Propedêuticos

É comum que a prove cobre a interpretação de eletrocardiograma, além da conduta e alterações diante dos seus achados!

Cirurgia

  • Bases da cirurgia;
  • Clínica cirúrgica;
  • Aspectos semiológicos e propedêuticos;
  • Indicações operatórias.

Aqui é interessante que o candidato busque revisar quais medicações suspender no pré-operatório além dos exames complementares.

Ginecologia e Obstetrícia

  • Gestação de alto risco é um tema muito relevante na prova;
  • Prematuridade e complicações da gestação.

Pediatria

  • Neonatologia é um conteúdo que abrange muitos temas dentro da pediatria. Aqui vale a pena revisar o exame físico do recém nascido, icterícia neonatal e as triagens neonatais.
  • Afecções Infectocontagiosas da Criança e do Adolescente.

Saber manejar condições agudas e o manejo das principais é muito importante para responder algumas questões!

Medicina Preventiva e Social

  • Saúde pública é um tema certo na prova de Medicina Preventiva e Social! É fundamental conhecer os programas de saúde, como Programa de Saúde da Família, conhecendo seus conceitos e características.
  • Saúde do idoso: devido a relevância desse grupo populacional, conhecer as particulares da assistência a esse grupo faz muita diferença na aprovação!

Cronograma do processo seletivo

A seleção de residência médica do HRMS é feita através de Processo Seletivo Unificado organizado pela AMRIGS (Associação Médica do Rio Grande do Sul) em parceria com a AMMS (Associação Médica do Mato Grosso do Sul).

O edital foi lançado no dia 09/09/2022. Confira as principais informações:

  • Período de inscrições: 09/09/2022 a 01/11/2022;
  • Taxa de inscrição: Exame AMRIGS 2022 + R$ 180,00 (Instituição Fundação Serviços de Saúde/FUNSAU);
  • Solicitação de Isenção: 19/09 e 22/09/2022 (segundo edital AMRIGS);
  • Prova: 27/11/2022;
  • Envio do currículo: 09/09/2022 a 21/12/2022;
  • Solicitação de recurso: 18 e 19/01/2023;
  • Resultado 1ª etapa: 02/01/2023;
  • Período de análise de currículos: 03 a 13/01/23;
  • Divulgação do gabarito oficial: 09/12/2022 (segundo edital AMRIGS);
  • Resultado final: 24/01/2023;
  • Convocação para as matrículas: 30/01/2023 (Acesso Direto) e 31/01/2023 (Pré-requisito).
  • Início dos programas: 02/03/2023.

Edital de residência da HRMS 2023: confira todas as vagas oferecidas para cada especialidade

Vagas por especialidade de acesso direto

ESPECIALIDADEnº de VAGASVAGAS DISPONÍVEISDURAÇÃO (anos)
Anestesiologia223
Clínica Médica852
Cirurgia Geral553
Ginecologia e Obstetrícia443
Neurologia223
Pediatria10103
Medicina Intensiva333
Medicina de Emergência333

Vagas para áreas com necessidade de pré-requisito

ESPECIALIDADEnº de VAGASVAGAS DISPONÍVEISDURAÇÃO (anos)
Cardiologia442
Gastroenterologia222
Nefrologia332
Oncologia pediátrica222

Como foi o último processo seletivo?

Assim como esse ano, o edital do ano passado previu que as inscrições fossem realizadas pela AMRIGS!

O HRMS liberou uma quantidade diferente de vagas em algumas especialidades, como em Clínica Médica, com 7 vagas e 3 vagas em ginecologia.

O período de inscrições foi aberto mais cedo, entre o período de 13/09 a 14/10/202.

No site da AMRIGS é possível visualizar as provas e gabaritos dos processos seletivos anteriores, possibilitando ao candidato se avaliar e seguir se preparando para o processo seletivo.

O que esperar da residência médica no HRMS

A residência no HRMS é uma oportunidade única. Por ser um hospital de referência estadual e possuir programas especializados reconhecidos, a instituição abre portas para que o residente tenha a melhor qualificação e, assim, possa enfrentar os principais desafios da área de saúde.

O HRMS tem destaque nas residências de Pediatria e Cardiologia devido à reconhecida experiência que tem nessas e em outras áreas. Por isso, oferece reconhecidos programas de residência em diferentes especialidades. Confira.

Sob a supervisão de um corpo clínico experiente, cada programa auxilia seus residentes no que for preciso para que se tornem excelentes médicos. É, com certeza, uma vaga boa de se disputar. 

Posts relacionados: