Residência Médica

Residência médica no HUSE (Hospital de Urgência de Sergipe)

Residência médica no HUSE (Hospital de Urgência de Sergipe)

Compartilhar
Imagem de perfil de Sanar Residência Médica

Saiu o edital de residência médica 2022/2023 do Hospital de Urgência de Sergipe! Acesse e saiba tudo sobre o edital, número de vagas e muito!

A residência médica no HUSE (Hospital de Urgência de Sergipe) é regida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-SE) e tem suas atividades de ensino e treinamento prático desenvolvidas no maior hospital público de Sergipe, com foco em urgência, emergência e traumatologia. 

Histórico da Instituição

O Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE) conhecido como Hospital João Alves Filho é o maior hospital público do estado de Sergipe. Foi Inaugurado em novembro de 1986 e destaca-se por prestar atendimentos de urgências e emergências de média e alta complexidade, seja ela adulta ou pediátrica.

O hospital possui hoje 596 leitos: unidades de leitos críticos, duas UTIs adultas, uma CTI pediátrica, atendimento de urgência em várias áreas, mas a referência em assistência nesta unidade hospitalar consiste no atendimento em traumatologia. 

O HUSE fornece atendimento à população de Aracaju, além de atender a pacientes da Bahia, Alagoas e até Pernambuco. Hoje é administrado pela Fundação Hospitalar de Sergipe (FHS) que uma Fundação Pública de direito privado, mas congrega em seu corpo profissional: celetistas, estatutários, contratos temporários, prestadores de serviço em várias áreas.

Em seus mais de 30 anos de história, segundo Wagner Andrade, superintendente interino do hospital, o HUSE tomou um tamanho gigantesco, principalmente hoje sendo a principal porta de entrada para todos os sergipanos.

“Ele é referência em diversas especialidades como ortopedia, neurocirurgia, cirurgia torácica, plástica. Cuida também da oncologia do povo sergipano, além das especialidades gerais como a clínica médica, que se desdobra em cardiologia, pneumologia, infectologia, entre outras e cirurgia geral que tem uma grande atenção aos pacientes que se envolve em acidentes e nos casos de procedimentos inflamatórios de urgência como no caso de apendicite”, explicou Wagner.

Estrutura do Hospital

O Hospital apresenta

  • Unidade Materno-infantil
  • Unidade de urgência e emergência
  • Unidade de Farmácia Clínica
  • Pediatria (internação)
  • Entre outros

Programa de Residência

O Hospital de Urgência de Sergipe oferece vagas de residência médica para programas acesso direto e pré-requisito. No subtítulo de vagas você verá mais detalhes de quais são as especialidades oferecidas e o tempo de duração dos programas.

O que preciso saber sobre o processo seletivo?

O processo seletivo para ingresso nos programas de residência médica Hospital de Urgência de Sergipe é responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES-SE) e da Comissão de Residência Médica (COREME), por meio de Comissão Especial instituída pela Fundação Estadual de Saúde – FUNESA.

O Processo Seletivo será realizado em duas etapas: 

  • Prova objetiva
  • Análise curricular

Prova objetiva

A avaliação contará com 100 questões para programas de acesso direto em 4h de duração e 50 questões em 2h para programas com pré-requisito.

Durante esta etapa, os candidatos serão submetidos a questões de múltipla escolha, cada uma com 05 alternativas, das quais apenas uma delas é correta. Os assuntos cobrados variam de acordo com cada programa.

Análise de currículo

Os convocados deverão apresentar currículo atualizado para ser analisado por banca escolhida pelo COREME/HUSE.

O que é preciso para ser aprovado(a) na residência médica do Hospital de Urgência de Sergipe?

O resultado final segue o seguinte cálculo:

Nota final (NF) = (Nota da 1ª Etapa x 9) + (Nota da 2ª Etapa x 1)

Os candidatos são classificados de acordo com o número de vagas disponíveis por programa e, em caso de empate na última posição, avaliados pelos seguintes critérios:

  • Nota obtida na prova escrita;
  • Maior idade.

No ato de inscrição, os candidatos provenientes do Programa de Valorização em Atenção Básica (PROVAB), Programa de Residência Médica de Medicina Geral de Família e Comunidade (PRMGFC) e Ação Estratégica “O Brasil conta Comigo” deveriam apresentar o comprovante de participação no referido programa para fazer jus à pontuação prevista na legislação em vigor, não sendo cumulativa com outras bonificações.

Para mandar bem na prova e garantir uma pontuação alta, é importante estudar de forma focada, dominar os assuntos mais cobrados e garantir que o seu currículo reflete uma vivência plena da graduação, envolvimento em atividades extracurriculares fazem muita diferença. 

Quais são os assuntos mais cobrados na prova objetiva?

Entre os assuntos que com certeza estarão na prova, estão:

  • Hipertensão arterial sistêmica
  • Colelitíase
  • Assistência pré-natal
  • Puricultura

Cronograma edital 2022/2023

Confira abaixo as principais datas do concurso:

  • Período de inscrição: 10/10/2022 a 24/10/2022
  • Prova Objetiva: 17/11/2022
  • Resultado Final: 16/12/2022
  • Período de efetivação de Matrícula: 01, 02 e 03/02/2023
  • Início das atividades dos Programas de Residência Médica: 3/3/2022.

Edital de residência do Hospital de Urgência de Sergipe 2023: lista de vagas oferecidas por especialidade

A instituição, atualmente, oferece 04 programas de residência médica. Destes, 03 programas são de acesso direto e 01 conta com necessidade de pré-requisito. Confira:

Acesso direto

  • Clínica Médica
  • Pediatria
  • Cirurgia geral

Áreas com necessidade de pré-requisito

  • Neonatologia 

O que esperar da residência médica no HUSE

Os programas de residência médica do HUSE mostram-se cada vez mais importantes para a assistência médica e formação profissional em Sergipe. O hospital possui décadas de história, tradição, pioneirismo e qualidade na assistência médica em urgência e emergência.

Por se tratar de um hospital de referência em traumatologia, o residente estará imerso em uma realidade desafiadora, com inúmeras experiências enriquecedoras. Além disso, o HUSE possui corpo docente renomado e qualificado e programas de residência médica com reconhecimento pelas sociedades médicas. 

Sugestão de leitura complementar