Residência Médica

Residência médica no ICOM (Instituto Couto Maia)

Residência médica no ICOM (Instituto Couto Maia)

Compartilhar

Sanar Residência Médica

4 min há 276 dias

O Programa de Residência Médica do Instituto Couto Maia (ICOM), criado há 26 anos, é voltado para a área de Infectologia, oferecendo treinamento completo em doenças infecciosas e parasitárias e já formou mais de 100 profissionais. O Instituto Couto Maia é o maior e o mais moderno hospital especializado em doenças infectocontagiosas do Brasil e está localizado em Salvador-BA.

Histórico da Instituição

O Instituto Couto Maia foi criado a partir do antigo Hospital Couto Maia, que teve sua origem em 1936, a partir da necessidade de atender aos doentes atingidos pela febre amarela que vinham nos navios mercantes nacionais e estrangeiros até o Porto de Salvador e dali trazidos até a Ponta de Humaitá em frente à Igreja do Mont-Serrat.

O novo ICOM foi inaugurado em 2018 e atualmente é um hospital especializado de média complexidade, referência estadual em doenças infecciosas e parasitárias. É habilitado para serviço hospitalar para tratamento AIDS, com 92 leitos.

No nível ambulatorial a instituição oferece consultas nas especialidades de HIV/AIDS, infectologia geral e neuro-infectologia, além do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais – CRIE, o qual realiza avaliação e aplicação de imunobiológicos em pessoas com doenças e/ou condições que levam a necessidade de vacinas não contempladas no Programa Nacional de Imunizações.

O ICOM tem um contrato de gestão, por meio de parceria público privada entre o Governo do Estado da Bahia e a concessionária Couto Maia S/A, inovador em todo o país. Atualmente são 120 leitos –  sendo 20 UTIs -, ambulatórios de infecção geral, HIV e neuroinfecção.

O ICOM atua em três vertentes principais: a assistência aos pacientes, o ensino e a pesquisa, em sintonia com algumas políticas de saúde pública do Ministério da Saúde entre elas:

  • Serviço Ambulatorial Especializado e a Unidade de Dispensação de Medicamentos em HIV/AIDS
  • Farmácia Ambulatorial do Programa de Hanseníase
  • Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais
  • Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)
  • Integra a rede do Subsistema Nacional de Vigilância Epidemiológica em Âmbito Hospitalar que criou os Núcleos de Hospitalares de Epidemiológica, classificado como NHE de Nível III desde 2007.

O processo seletivo

O processo seletivo para ingresso no programa de residência em Infectologia do ICOM ocorre em duas etapas e é feito através do SUS-BA.

No último edital (2021) foram ofertadas 5 vagas para infectologia com acesso direto com duração de 3 anos.

O que esperar da residência médica no ICOM

O programa de residência médica ICOM pode ser uma experiência bastante positiva para os médicos que querem seguir a carreira da infectologia. É uma instituição com um grande valor histórico que tornou-se referência em atendimentos na área de infectologia de todo o estado. Além disso, o ICOM conta com profissionais capacitados e com um novo ambiente elaborado para proporcionar mais humanização, conforto, acolhimento e segurança.

Sanar-Residência-Médica-Trial-Extensivo-R1-2021

Posts relacionados:

Compartilhe com seus amigos:
Política de Privacidade. © Copyright, Todos os direitos reservados.