Residência Médica

Residência médica no Incor (Instituto do Coração)

Residência médica no Incor (Instituto do Coração)

Compartilhar

Sanar Residência Médica

5 min há 279 dias

A residência médica no Incor é uma das mais bem conceituadas do país. O Incor é parte do Hospital das Clínicas e campo de ensino e de pesquisa para a Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). É um hospital público universitário de alta complexidade, especializado em cardiologia, pneumologia e cirurgias cardíaca e torácica.

Histórico da Instituição

O Instituto do Coração foi fundado em 1963, pelo médico Euryclides de Jesus Zerbini, referência para a história da medicina mundial após realizar o primeiro transplante de coração no Brasil, no Hospital das Clínicas da USP.

O principal objetivo para sua fundação foi torná-lo um centro de referência para a formação de novos especialistas e para o desenvolvimento de tecnologias básicas para a prática de cardiologia no país. 

O Incor realiza em média por ano 260 mil consultas médicas, 37 mil atendimentos multiprofissionais, 13 mil internações, 5 mil cirurgias, 2 milhões de exames de análises clínicas e 330 mil exames de diagnóstico de alta complexidade.

Esses números gigantes fazem do Incor uma instituição de referência para atendimento de excelência de doenças do coração e do pulmão, desde a prevenção até o quadro clínico mais complexo.

Além disso, o Incor contribuiu para a formação de grandes médicos no país, como o Dr Roberto Kalil, considerado um dos maiores cardiologistas da atualidade. Também é o maior centro de ciência em cardiologia da América Latina e 7 dos 11 maiores cardiologistas do século XX são do Incor, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia.

O processo seletivo

O ingresso na residência médica no Incor é feito através do processo seletivo da Faculdade de Medicina da USP-SP (FMUSUP). As inscrições serão realizadas apenas por via eletrônica do dia 9 de novembro de 2020, a partir das 9 horas, até o dia 27 de novembro de 2020, até as 16 horas (horário de Brasília), no valor de R$ 620,00.

A prova objetiva está agendada para o dia 3 de janeiro de 2021, com 120 questões de múltipla escolha, com 4 alternativas, sendo correta apenas uma. A segunda etapa com a análise curricular está prevista para o período de 21 a 26 de janeiro de 2021.

Edital de residência médica do Incor (FMUSP)

O último edital da FMUSP foi publicado em outubro de 2020 com as informações sobre as inscrições e regras do processo seletivo de 2021. São oferecidas 27 vagas em Cardiologia e 9 vagas em Pneumologia. As inscrições serão realizadas a partir do dia 9 de novembro de 2020 através do site FMUSP – Residência Médica 2021.

Sanar-Residência-Médica-Trial-Extensivo-R1-2021

Especialidades oferecidas

O Incor oferece programa de residência médica em Cardiologia e Pneumologia, com destaque para o primeiro. Essas especialidades tem como pré-requisito a residência de Clínica Médica (2 anos), também ofertada pelo mesmo processo seletivo da FMUSP.

O que esperar da residência no Incor (FMUSP)

Sem dúvidas, a residência médica no Incor é o sonho de todo médico que deseja se especializar em Cardiologia. A instituição está entre os três maiores centros de cardiologia do mundo em volume de atendimento e número de especialidades da cardiologia reunidas.

Além disso, foi palco para a formação dos melhores especialistas do país na área e reúne um quadro de docentes formado por professores altamente qualificados, grande parte em nível internacional, pertencentes à FMUSP.

No Incor, o médico encontra condições de excelência singulares para sua formação técnica e humanística.

Sanar-Residência-Médica-Trial-Extensivo-R1-2021

Confira o vídeo:

Posts relacionados:

Compartilhe com seus amigos:
Política de Privacidade. © Copyright, Todos os direitos reservados.