Residência Médica

Residência médica no IPERBA

Residência médica no IPERBA

Compartilhar

Sanar Residência Médica

5 min há 267 dias

A Residência Médica do IPERBA (Instituto de Perinatologia da Bahia) é a opção para o médico que quer dedicar sua carreira à Ginecologia e Obstetrícia.

A unidade é credenciada para oferecer a especialidade desde 1981, e se tornou polo de formação profissional no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) da Bahia.

O trabalho desenvolvido no atendimento à mulher e ao recém-nascido tornou o IPERBA parceiro das instituições de ensino em cursos técnicos, de graduação e pós-graduação. São 100 leitos disponíveis na unidade de saúde, distribuídos entre Obstetrícia, Ginecologia, Neonatologia e unidades de cuidados Neonatal e Canguru. 

Histórico da Instituição

O Instituto de Perinatologia da Bahia (IPERBA) é um hospital de médio porte referência em atendimento especializado à saúde da mulher e do recém-nascido e em média complexidade.

A unidade é credenciada para oferecer Residência Médica desde 1981, com título de especialista aos médicos residentes R1 e R2. Em 2008, foi instituído mais um ano para especialização como médico residente R3.

Ao todo, o quadro de médicos residentes do Iperba tem 18 vagas. Os profissionais desenvolvem suas habilidades profissionais em uma infraestrutura com 100 leitos, sendo 70 de Obstetrícia, 06 de Ginecologia, 05 de Neonatologia, 10 de Unidades de Cuidados Intermediários Neonatal, 04 de Cuidados Intermediários Canguru, 01 de Clínica Médica e 04 de Hospital-Dia.

O IPERBA atende em áreas como pré-natal de risco, ultrassonografia, planejamento sexual e reprodutivo, atendimento ao adolescente, ginecologia clínica e cirúrgica, mastologia para patologia benigna da mama, uroginecologia, prevenção ao câncer uterino e de mama.

A unidade também presta serviço na área de interrupção de gravidez em casos de violência e risco para a vida da mulher, ambos previstos em lei.

O processo seletivo

O processo seletivo da Residência Médica do IPERBA ocorre por meio do edital de Residência do SUS-BA, organizado pela Strix Educação. A seleção unificada envolve 38 instituições do estado, mas as provas são aplicadas na cidade de Salvador.

Todos os candidatos são submetidos a uma prova com questões objetivas de respostas curtas, de até duas linhas. De caráter genérico, classificatório e eliminatório, são 25 situações-problema, cada uma com três questões que devem ter respostas de até duas linhas. 

Nesta prova, são abordados conteúdos nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Medicina Preventiva e Social (Saúde Coletiva e Medicina Geral de Família e Comunidade).

Cada situação-problema respondida corretamente vale 1 ponto, que será correspondente à soma das pontuações obtidas em cada uma das 3 respectivas questões. A prova tem duração de 04 horas, e acontece no turno vespertino. 

Edital de residência médica do IPERBA

O edital de Residência Médica do IPERBA é parte do processo seletivo unificado do SUS-BA, e o mais recente foi lançado em agosto. As inscrições ficam abertas entre agosto e setembro, no site da Strix Educação, banca responsável pelo processo seletivo. 

No edital para o ano letivo de 2021, foram oferecidas 06 vagas. Para concorrer, o candidato teve de pagar taxa de inscrição no valor de R$ 665,00.

A instituição disponibilizou telefone e e-mail para tirar dúvidas:

  • Telefone: (71) 3116-0221, das 08h às 12h e das 14h às 16h
  • E-mail: residencia.medica@saude.ba.gov.br

Especialidades oferecidas

O IPERBA é uma das principais instituições da Bahia no atendimento à mulher e ao recém-nascido. Sendo assim, a única especialidade de Residência Médica oferecida é em Ginecologia e Obstetrícia. Ao todo, são 18 vagas para residentes completarem o ciclo de três anos de especialização na unidade. A infraestrutura que inclui 100 leitos, ambulatório especializado, cuidados intermediários neonatal e canguru. 

O que esperar da residência médica no IPERBA

Com duração de três anos, a Residência Médica do IPERBA constitui uma modalidade de ensino de pós-graduação caracterizada pelo treinamento em serviço.

Desta forma, o médico residente se especializa na medida que atende usuários da rede de saúde, com a orientação de profissionais mais experientes da unidade.

Os médicos residentes do IPERBA participam ativamente nas diferentes áreas da Ginecologia e Obstetrícia, com destaque para pronto-atendimento, cirurgias ginecológicas e atenção às gestantes de alto risco. A rotina de estudo se desenvolve em 60 horas semanais, com plantão de até 24 horas. 

Todos os residentes têm direito a uma folga por semana, 30 dias de férias por ano e bolsa auxílio no valor de R$ 3.330,43.

Sanar-Residência-Médica-Trial-Extensivo-R1-2021

Posts relacionados:

Compartilhe com seus amigos:
Política de Privacidade. © Copyright, Todos os direitos reservados.