Medicina Legal

Residência médica no UNITPAC – Centro Universitário Presidente Antônio Carlos. | Ligas

Residência médica no UNITPAC – Centro Universitário Presidente Antônio Carlos. | Ligas

Compartilhar

Residências que necessitam de pré-requisito na Instituição:

Histórico da Instituição

Em 22 de dezembro de 1998 foi constituída o Instituto Tocantinense de Educação e Ciência que em seguida teve seu nome alterado para Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos – ITPAC.

Em 2017 a instituição foi credenciada como um Centro Universitário pelo MEC, e alterou seu nome para UNITPAC.

Os programas de Residência Médica ofertados pelo UNITPAC com parceria da Secretaria de Saúde do Estado do Tocantins foram cadastrados no Sistema da Comissão Nacional de Residência Médica – SisCNRM no ano de 2012, mas somente em 2013 foram autorizados a oferta de dois programas, Clínica Médica e Cirurgia Geral. Esses foram contemplados com 2 vagas em Clínica Médica e 1 em Cirurgia Geral.

Essas turmas utilizavam o CNPJ da FAHESA/ITPAC, sendo que hoje é UNITPAC. Em 2014 começou a utilizar o CNPJ da Secretaria de Saúde do Estado do Tocantins – Araguaína, dessa forma possibilitando o credenciamento de mais programas, como: Cirurgia Vascular, Medicina da Família e Comunidade, Anestesiologia e Ginecologia/Obstetrícia.

Processo Seletivo

Na especialidade de Cirurgia Vascular consta de uma fase com realização de prova objetiva de conhecimento de Cirurgia Geral e demais especialidades cirúrgicas, Cirurgia Pediátrica, Vascular, Plástica, Urológica e Torácica.(Tabela I)

Além disso, há também a fase de Análise e Arguição Curricular, que é realizada para todos os Programas e Especialidades oferecidos na instituição, sendo que os critérios para essa análise estão presentes nos editais do processo seletivo.

A prova objetiva é realizada no Centro Universitário Presidente Antônio Carlos (UNITPAC), localizado na Avenida Filadélfia, n° 568 – Setor Oeste, na cidade de Araguaína, estado do Tocantins.

Edital de residência do Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos (UNITPAC)

O edital N° 01/2020 do Processo Seletivo de Residência Médica da instituição disponibiliza a seguinte especialidade com pré-requisito: Cirurgia Vascular. Esta tem as vagas e duração dispostas da seguinte forma:

Para ter acesso ao edital, realizar sua inscrição ou obter outras informações, acesse o Site do UNITPAC ou entre em contato pelo telefone: (63) 3411-8500

O que esperar da residência no Centro Universitário Tocantinense Antônio Carlos

A Universidade abriga, sobre as residências, um leque condizente a prática nas unidades de saúde secundárias e terciárias. O residente é capaz de usufruir da teoria e aplicar a técnica nos principais hospitais, o HRA e HMA, do município, sendo a gama de pacientes vasta na análise clínica.

Os programas de treinamento em serviços são cumpridos em regime de tempo integral e plantões, totalizando 60 horas semanais que nelas são incluídas um máximo de 24 horas de plantão, totalizando 2880 horas anuais. A coordenação acadêmico-técnico-pedagógica cabe ao UNITPAC e a gestão administrativa dos serviços de saúde respondem aos programas de Secretaria de Estado de Saúde do Tocantins.

 Os programas são realizados de preferência nas unidades de saúde do Estado do Tocantins e do Município de Araguaína.

 Os matriculados serão avaliados frequentemente pelos preceptores dos respectivos programas, de acordo com o desempenho técnico-profissional e a integração das atividades curriculares.

Autores, revisores e orientadores:

Autor(a) : Alexandre Gomes do Nascimento Cunha – @alexandrecunh_a.

Autor(a) : Pedro Henrique Magalhães Fachetti- @pedrofachetti

Revisor(a): Amadeu Martins Moreira Gonçalves – @amadeumoreira

Orientador(a): Ricardo Russi Blois – @rrbois *

Liga: Liga de Medicina Legal – LML – @medicinalegalitpac

Compartilhe com seus amigos:
Política de Privacidade. © Copyright, Todos os direitos reservados.