Residência Médica

Residência médica no Walfredo Gurgel

Residência médica no Walfredo Gurgel

Compartilhar

Sanar Residência Médica

7 minhá 154 dias

A Residência Médica do Walfredo Gurgel (Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel) é a opção para o médico que quer dedicar sua carreira à cirurgia e ao atendimento de pacientes que passaram por traumas graves. 

A unidade é referência no Rio Grande do Norte no atendimento de pacientes vítimas de armas de fogo, armas brancas, acidentes de trânsito e queimaduras, além de outras situações graves.

O atendimento é oferecido em infraestrutura com 385 leitos, mas até então o HMWG possui apenas o programa de Residência Médica em Pré-requisito de Área Cirúrgica Básica. Com duração de dois anos, o programa é lançado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública.

Histórico da Instituição

O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel é referência no atendimento do trauma no Rio Grande do Norte. Criado em março de 1971 para atender pessoas vítimas de armas de fogo, armas brancas, acidentes de trânsito, queimaduras, por exemplo, a unidade foi batizada em 1973 com o nome do padre e governador Walfredo Gurgel.

Quarenta e seis anos depois, o HMWG possui 385 leitos distribuídos entre os quatro pavimentos de enfermaria, salas de observação clínicas, setor de politrauma, observação do trauma, CTQ e UTIs. A média diária de atendimento é 200 pacientes ao dia. 

No mês, são cerca de 620 procedimentos realizados, entre cirurgias e reduções ortopédicas. Mais de 2,5 mil tomografias são realizadas no mesmo período.

O HMWG ainda possui o Pronto Socorro Clóvis Sarinho, onde ocorrem procedimentos que contemplam especialidade de Clínica Médica, Ortopedia, Cirurgia Geral e Neurologia.

A estrutura é composta por centro cirúrgico, sala de esterilização de materiais, serviços de imagem, laboratório de análises clínicas, endoscopia digestiva alto, ultrassonografia, entre outros.

O foco do HMWG é oferecer atendimento hospitalar de referência para crianças e adultos que estejam em situação de emergências clínicas, cirúrgicas e agravos por causas externas.

Para tanto, são atendidas especialidades como Pediatria, Cirurgia Geral, Anestesia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Infectologia e Cirurgia Torácica.

Apesar de tanta variedade, a Residência Médica do Walfredo Gurgel é apenas para Pré-requisito em Área Cirúrgica Básica, com duração de 02 anos. O programa de Residência Médica é lançado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública. 

O processo seletivo

O processo seletivo da Residência Médica do Walfredo Gurgel é realizado em duas fases: aplicação de prova escrita objetiva e prova oral com entrevista individual e avaliação curricular.

  • Prova objetiva – De caráter eliminatório, a nota mínima exigida é 5 pontos. Na média final, essa etapa é também classificatória, com peso 9. A prova é realizada em Natal (RN). 
  • Prova oral – Corresponde à segunda fase do concurso, costuma acontecer alguns dias depois da prova objetiva, no mesmo lugar da etapa anterior. De caráter classificatório, tem peso 1. No momento de avaliação curricular, são avaliados itens como: histórico do curso de graduação, estágios extracurriculares, monitoria, iniciação científica, apresentação de trabalhos em eventos científicos, publicações de trabalhos científicos e proficiência em língua estrangeira. 

O HMWG concede ainda pontuação adicional na nota final para os candidatos que tiverem participado e cumprido integralmente o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB). 

Edital de residência médica do Walfredo Gurgel

Os editais de Residência Médica do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel são divulgados anualmente, sempre na virada de um ano para o outro. Isso quer dizer que o período de inscrições fica aberto em janeiro.

No edital mais recente, para ingresso em 2020, as inscrições puderam ser feitas entre 02 de dezembro de 2019 e 17 de janeiro de 2020, na sede da Comissão de Residência Médica do hospital: Av. Senador Salgado Filho, s/n. Tirol – Natal/RN. As inscrições também puderam ser feitas pelos Correios, através de carta registrada ou SEDEX.

No ato da inscrição, os candidatos tiveram de apresentar documentos como:

  • Comprovante da taxa de inscrição no valor de R$ 200,00;
  • Cópia do CPF e da identidade, com apresentação do original;
  • Cópia do comprovante de inscrição no Conselho Regional de Medicina ou declaração da instituição de ensino que indica que o candidato está cursando o último período do curso, com apresentação do original;
  • Curriculum Vitae e cópia dos documentos comprobatórios, com apresentação do original.

No edital de Residência Médica do Walfredo Gurgel, foram oferecidas 06 vagas para o Programa de Cirurgia – Pré-requisito em Área Cirúrgica Básica. O programa tem duração de 02 anos. Esse é o único programa oferecido pela instituição.

Especialidades oferecidas

A maior unidade de saúde pública no atendimento ao trauma do Rio Grande do Norte oferece apenas o programa de Residência Médica em Cirurgia – Pré-requisito em Área Cirúrgica Básica.

No Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, os seis médicos residentes aprovados no processo seletivo atendem pessoas feridas por armas de fogo, armas brancas, acidentes, queimaduras e outros casos graves de urgência.

São mais de 300 leitos clínicos e de terapia intensiva, além de equipamentos modernos, para desenvolver o treinamento em serviço. 

Acesso direto

  • Pré-requisito em Área Cirúrgica Básica

O que esperar da residência no Walfredo Gurgel

Com duração de dois anos, a Residência Médica no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel constitui modalidade de ensino de pós-graduação caracterizada pelo treinamento em serviço.

No primeiro ano, os residentes R1 auxiliam os cirurgiões e podem realizar procedimentos, como traqueostomia, dissecação venosa ou drenagem de tórax.

Já os alunos R2, que estão no segundo ano, podem realizar procedimentos mais complexos, como cirurgias de vesícula ou de traumas no abdômen. 

Independentemente do nível do residente, a rotina de trabalho é a mesma: são 60 horas semanais, com plantão de até 24 horas. Por outro lado, todos têm direito a uma folga por semana, 30 dias de férias ao ano e bolsa-auxílio no valor de R$ 3.330,43. 

Sem contar a possibilidade de desenvolver suas habilidades técnicas na unidade referência no atendimento ao trauma em todo o estado do Rio Grande do Norte. Informações como essa fazem a diferença na hora da sua decisão, não é mesmo?!

Sanar-Residência-Médica-Trial-Extensivo-R1-2021

Confira o vídeo:

Posts relacionados:

Compartilhe com seus amigos:
Política de Privacidade. © Copyright, Todos os direitos reservados.